quinta-feira, março 26, 2009

Coisas que deviam fazer pensar...

O pior ministro da agricultura em muitos anos, veio ontem de passeio a Moura. E afirmou algo que deveria fazer-nos a todos pensar: "a Herdade da Contenda não tem sustentabilidade económica e financeira". Recorde-se que a herdade de cinco mil hectares (não me enganei) e dá um prejuízo de 300 mil euros ano. Percebem?

6 comentários:

  1. Anónimo15:58

    Dr. Hugo, conheço bem essa herdade, pois é quase que em Barrancos, e devo dizer que nos dias de hoje e com as dimensões que a mesma tem, é impossível não ter sustentabilidade económica e financeira...
    Antes, na mesma herdade trabalhavam o dobro de funcionários e era bem rentável... Deixou de o ser, a partir de determinada altura, quando determinados "gestores" foram para lá (filhos e amigos de ex-trabalhadores/directores pertencentes ao Ministério da Agricultura, gente do Jet7 da região, etc...) Será que isto influenciou de algum modo para a situação actual?! Acredito que sim…
    Esta herdade é uma autêntica maravilha tanto em fauna como em flora. Conta ainda com um antigo convento (Convento da Tomina), que pouca gente sabe, bastante degradado, mas que recuperado poderia ser uma grande fonte de rentabilidade no que a termos turísticos se refere. Em termos de caça, nomeadamente montarias aos javalis e veados, é a melhor herdade da zona sendo que os caçadores têm de pagar uma autêntica “fortuna” para lá poderem ir a um dia de montaria. Como que 300 mil euros ao ano de prejuízo, então afinal o que é que esta a ser feito ao dinheiro?!? É duvidoso, muito duvidoso...

    Dinis Garcia

    ResponderEliminar
  2. Dinis - Também não entendo como uma herdade destas dimensões não é sustentável!

    ResponderEliminar
  3. Ora eu sou mais um que não concorda com estas declarações. Sou de Santo Aleixo da Restauração, bem próximo da Herdade e bem se vêm aos fins de semana muitos e muitos caçadores pararem lá na minha aldeia para beberem um cafézito antes de irem praticar o seu desporto.
    E os habituais caçadores são até muitos ilustres que vem da capital. O Sousa Cintra por exemplo não passa muito tempo sem lá ir.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo18:29

    Ai o Sr Ministro, ai, ai.....
    Acham que se fosse rentável teria passado a gestão da mesma para a C.M. Moura.
    Por fim ficaram dois funcionários:
    O gestor e o motorista, pois até o pastor foi despedido.
    É malta desta due o Sr Dr H apoia para mudar BEJA.....
    uffffaaaaa.

    ResponderEliminar
  5. @anónimo - O Ministro da Agricultura é candidato à CMBeja?!!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo22:19

    Ainda se fosse só a Contenda... então e Herdade da Abóbada( que faz um belo queijo de Serpa) que o gestor tem carta verde( e desejo expreso) para vender. Não desejo mal a ninguem, mas este ministro...

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!