quinta-feira, maio 15, 2008

Benção das Pastas...

O próximo sábado será mais um dia banal para a esmagadora maioria da cidade de Beja; o tempo nublado, vai convidar a ficar por casa, vegetando frente ao televisor ou realizando todas aquelas tarefas que a azáfama da semana, nos faz adiar!
Mas, para algumas centenas de jovens, comemora-se um dos mais simbólicos dias da vida académica! Os restaurantes da cidade vão encher, pequenas prendas e brindes vão ser ofertados e o Parque de Feiras e Exposições irá receber milhares de pessoas para a Bênção das Pastas.
Mais que uma vez assumi publicamente o infeliz incómodo que me causa o facto de esta ser uma comemoração que passa ao lado da maioria dos bejenses que, por culpa de todos, têm dificuldades em compreender a importância do Ensino Superior para a cidade de Beja. Quando neste sábado, logo pelas oito horas, jovens alunos de todas as idades, receberem com um húmido sorriso de alegria nostálgica os beijos e abraços de pais, mães, namorados e mulheres, filhos e avós, a cidade vai continuar no sono letárgico que caracteriza a nossa vida colectiva!
Desde sempre que tenho referido que nesta simbólica data que marca o principio do adeus de centenas de jovens, que durante anos cresceram na nossa cidade, que chegaram com lágrimas de incerteza, jovens que se habituaram a amar esta cidade e que onde quer que a vida os leve, jamais a vão esquecer, que em breve regressam às suas terras carregando consigo a saudade de momentos únicos e mágicos, deveria ser uma festa que Beja oferecesse aos seus estudantes, uma singela forma de reconhecer o muito que dão a esta cidade, um merecido Obrigado que reiteradamente nos esquecemos de dar!
E se o que fica dito é verdade desde sempre, é ainda mais na actualidade, onde o Ensino Superior vive dias difíceis e de turbulência! Depois do colapso da maioria das privadas (não apenas em Beja, mas um pouco por todo o País) o Ensino Superior em Beja é hoje quase monopólio do Instituto Politécnico de Beja, onde se vivem tempos de enorme mudança, impostos pela nova legislação. Mas tempos de esperança: segue em bom ritmo as obras para as instalações da maior escola do Instituto e a oferta formativa prepara-se para ser mais diversificada, oferecendo à região um curso de Solicitadoria o único público em todo o Sul do País.
Quando daqui a pouco, começar a escrever umas palavras para os meus alunos, começo por agradecer o privilégio de mais uma vez ser padrinho de curso e continuo falando em esperança: recordo que passaram momentos deliciosos, que vivem agora dias de incerteza, mas as nuvens não ficam eternamente nos céus e estas chuvas de Maio vai seguir um radioso Sol, que lhe iluminará a vida na senda da felicidade!

Post Scriptum: Quando esta crónica foi gravada para a Radio Pax (ontem de tarde) o curso de Solicitadoria era uma certeza certa; passaram vinte e quadro horas e neste exacto instante o curso é uma nuvem carregada de incerteza!

8 comentários:

  1. Anónimo23:26

    Fica a saudade, não de Beja, mas dos momentos bons que se passaram cá... Parabens a todos os finalistas!!
    E já agora, para quando uma palavrinha sobre os novos estatutos do IPB?

    ResponderEliminar
  2. Anónimo23:36

    Já nao irá haver curso de solicitadoria é ??

    ResponderEliminar
  3. @NST - Nunca falo publicamente, antes de falar nos Órgãos próprios! Terça há Conselho Geral. Se falar, será nesse local!

    ResponderEliminar
  4. @anónimo - Neste momento é... imprevisível!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo02:47

    Sabado vai ser um dia importante p mim... e fiko feliz por estar nakele palco cmg e km o resto do meu curso... foram longos anos k ka passamos e mt saudade vai fikar, n so de amigos k levamos p a vida, pk professores k fikaram smp na nossa memoria km o h...
    Em meu nome e em nome do curso de GE o nosso mt obrigada por ter aceite o convite e por ser a pessoa fantastica e amiga k é....
    Muito Obrigada =)

    k

    ResponderEliminar
  6. Anónimo02:50

    p.s: realmente sou uma boa fotografa lol... mas este ano vou estar do lado de la lol

    k

    ResponderEliminar
  7. Anónimo02:50

    p.s: realmente sou uma boa fotografa lol... mas este ano vou estar do lado de la lol

    k

    ResponderEliminar
  8. Anónimo22:15

    ..."deveria ser uma festa que Beja oferecesse aos seus estudantes"...
    Estudei em Coimbra e ainda hoje recordo a excelente relação que a cidade tem com os estudantes.
    Beja ainda não repara nos que de cá são quanto mais dos que estão de passagem. Uma tristeza...
    Parabéns aos finalistas.
    AF

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!