segunda-feira, maio 12, 2008

Religiosidade...

Não é um campo muito referido neste blogue. A culpa começa no agnosticismo deste que vos chateia, demasiadas vezes distraído para estes fenómenos. Mas merece aqui referência que este fim de semana se realizou um importante evento religioso em Beja, com direito a uma Procissão no sábado e domingo uma Missa no Parque de Feiras e Exposições, que, avaliando pelos carros no exterior, me pareceu impressionante!
Por isso, fica o post!

PS - Convidam-se os leitores a deixar links para blogues e sites que trataram do tema!
Adenda: Porque amanhã é 13 de Maio, o Conselho de Opinião teve a ideia original e inaudita de ter como tema... o 13 de Maio! Pelas 18h20, na Rádio Pax!

8 comentários:

  1. Como é sabido, o povo Alentejano não é muito de Igrejas mas são profundamente devotos de Nossa Senhora ou seja, de culto Mariano. Quase todas as igrejas espalhadas pelo nosso Alentejo são de devoção a ela.E, se duvidas houvessem, ficaram dissipadas. A manifestação de fé a Nossa Senhora foi irrefutávelmente manifestada durante toda a semana que passou. A recitação do terço encheu completamente as Igrejas da cidade todas as noites da semana que findou. A assistência eram composta por muitas mulheres mas tambem por muitos Homens.
    A imagem peregrina que esteve em Beja há 60 anos que cá não vinha.
    Quanto á procissão que se realizou no Sábado á noite, diziam os mais idosos que nunca haviam vista em Beja outra igual, pela aderência do povo.
    Relativamente á festa de Pentecostes digo-lhe: valeu a pena levantar-me da minha caminha ás 7 da manhã para, com um grupo de pessoas, carregar-mos 800 cadeiras e arrumá-las devidamente no recinto e preparar o altar. Foram crismadas 214 pessoas.
    Só tenho pena que a entidade que arrendou o espaço não tivesse cedido ( porque não havia) mais cadeiras. As bancadas laterais encheram totalmente e centenas de pessoas ficaram de pé.
    Já agora, e para terminar, vou contar-lhe a razão pela qual a iamgem peregrina esteve na cidade e também tem percorrido outros locais da diocese de Beja ( neste momento encontra-se em Vila Nova de São Bento): Na cerimónia das exéquias da Irmã Lucia, o nosso ( dos católicos iol)Bispo prometeu que haveria de trazer a imagem de Nossa Senhora ás terras do Alentejo. E, como o prometido é devido, a promessa cumpriu-se. E bem.

    ResponderEliminar
  2. A 13 de Maio
    Na Cova da Iria
    Os 3 pastorinhos
    Contemplam Maria

    (Excerto da Oratória de Padre Cartageno)

    ResponderEliminar
  3. Anónimo11:23

    Já agora H, é teísta agnóstico ou mais ateísta agnóstico?

    ResponderEliminar
  4. Anónimo11:24

    Já agora H, é teísta agnóstico ou mais ateísta agnóstico?

    ResponderEliminar
  5. @NCB - Boa pergunta! Mas vou fugir, tentando ser honesto! Considero-me mais um agnóstico frustrado! Acredite, que eu adorava Acreditar!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo15:50

    h: gostaria que me explicasses o porquê dessa espécie de maçonaria dos habitantes de Beja. 'Pax' sei que se trata de 'Pax Julia' primeiro nome de baptismo da cidade de beja agora, porquê tanta defesa da cidade e das actividades que nesta ocorrem?

    e pq é que quase todas as lojas têm pax no seu nome? p.e.: electropax, radiopax... etc.

    e já agora, pq é q um eleitorado maioritáriamente comuna?

    obrigado.

    ResponderEliminar
  7. @inergume - a primeira não lhe sei responder; apenas constato!
    Sobre a ultima, a hegemonia PCP é a soma dos méritos destes, do desmérito da oposição e as raízes históricas, que permitiram que o comunismo se desenvolvesse imenso no Alentejo!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo11:04

    compreendo H, grândola vila morena... ontem, hoje e amanha

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!