segunda-feira, maio 26, 2008

Se eu fosse Presidente da Câmara de Beja...

... a minha PRIMEIRA medida como Presidente era...
Adenda: Foto de João Espinho

21 comentários:

  1. Anónimo09:28

    Foto de João Espinho (como se pode verificar na wikipedia: http://pt.wikipedia.org/wiki/Imagem:Pelourinhodebeja2006.jpg ).
    Obrigado pela escolha.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo09:49

    Se eu fosse presidente da camara e me chama-se Francisco Santos,ou tivesse um nome"parecido"a caixas pequeninas,óbviamente que apelaria há pouca inteligencia que me restava para me demitir,sabendo não ter condições intelectuais nem a necessária "visão",para comandar a camara do distrito mais pobre da Europa.......

    ResponderEliminar
  3. Anónimo11:19

    Mandar fazer uma Auditoria séria Às contas!!!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo12:10

    Limpava bem os tachinhos e procurava pelos mais competentes para cada função.

    ResponderEliminar
  5. @joão espinho - a foto foi retirada do endereço infra, sem referência ao autor!
    Utilizei-a, porque a achei muito boa! Vou fazer adenda, publicitando a paternidade da foto! Uma foto assim, merece que se saiba quem é o pai!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo12:27

    @h - o "pai" agradece!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo12:32

    Uma das coisas mais importantes, era permitir que jovens pudessem construir vivendas em Beja, nao obrigando a ir para o Penedo Gordo, Neves ou Cuba!
    LR

    ResponderEliminar
  8. Anónimo12:39

    Criar um plano de incentivos “SÉRIO”, debatido, com a colaboração de todos e sem descriminações, para que Beja se tornasse numa cidade realmente atractiva para novos residentes e para novos investimentos.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo12:54

    é natural k "alguns" de nos sabemos komo as coisas estao e como o é dificil fazer mudanças radicais...as opinioes sao diferentes...as criticas sao variadas...mas o porque dessas criticas serem em conversas de "cafes"???,existem assembleias..existem dias de atendimento ao publico como em todas as autarquias...porque n comparecem???
    se eu fosse presidente da camara...nao mudaria...apenas moldava algumas ideias ja existentes k n estao bem adaptadas...e melhorava condiçoes para jovens n abandonarem a sua terra, a nivel de trabalho e a nivel de condiçoes,dinamizando assim os varios locais da cidade bonitos mas abandonados...de forma a cativar novos fokos populacionais...ah e mandava arranjar as estradas :)

    ResponderEliminar
  10. @papapedras - Concordo com muito do que diz! Mas.. honestamente, não me parece indelicado ou contraproducente que se lance um debate público, com ideias sobre a cidade! Para quem governa, para quem almeja governar!
    E é apenas isso que se pretende!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo19:16

    Algo muito importante era uma empresa ou nucleo para a captação de investimento, com pessoas competentes! No programa do PS estava previsto, mas infelizmente, ninguem pegou na ideia! Pode ser que o próximo presidente da CMB agarre na ideia!
    LL

    ResponderEliminar
  12. Anónimo19:38

    Se eu fosse presidente da CMB a primeira medida que tomava era convidar os comentadores dos blogues para assumirem responsabilidades na gestão da cidade. Desta forma, matava vários coelhos só com uma cajadada.
    Em primeiro lugar, colocava em evidência uma coisa que é por demais óbvia, apesar de ninguém falar nela: é muito mais fácil criticar do que fazer. Em segundo lugar, faria um top das asneiras mais brilhantes para o governo da cidade que correm na blogoesfera do burgo. Em terceiro lugar,demonstrava que os criticos mesmo quando têm razão não são alternativa. Porque?, porque nunca os vi pegar num assunto sério e apresentar propostas inovadoras, sustentadas em conhecimentos.Por fim,criava um blogue e passava a gerir a câmara a partir das ideias que os comentadores debitassem no meu blogue. Desculpe "h", mas apeteceu-me ser um pouquinho corrosivo. Não para si, único blogue que comento, mas para alguns que falam, falam... e não dizem nada de sério e fundamentado. Y

    ResponderEliminar
  13. @ Y - Concordo com algumas coisas do que diz e não me ofende se me quiser incluir no lote!
    Estamos em sintonia no que concerne a ser bem mais fácil opinar (especialmente à posterior) do que fazer!
    Mas... entendo que em Portugal se pensa muito pouco! Infelizmente na política actua-se no imediato, quase sempre por impulso ou na sequência de reivindicações casuisticas, e reflecte-se muito pouco! No que directamente diz à CMB, sempre defendi que seria importante ouvir opiniões discordantes, que procurassem ajudar a pensar a cidade! Não o que se pretende para 2009, mas como queremos Beja em 2015/2020!
    Termino: não sou apologista de um governo de ideólogos; mas não faz mal existirem alguns!

    ResponderEliminar
  14. Anónimo21:30

    "h", concordo com tudo aquilo que afirmou. Mas, como deve compreender, já tentei várias vezes debater aqui assuntos sérios, a última vez foi acerca do projecto de revitalização do "Centro Histórico" da cidade e, a resposta, foi um imenso silêncio. pergunto: onde estão os comentadores que , por tudo e por nada, dizem mal da câmara? a minha opinião até era, e é, critica. Mas nem mesmo assim, alguém se manifestou. Ou não estavam interessados, ou apenas gostam de mandar umas bocas inconsequentes, porque isto de pensar e estudar os problemas dá algum trabalho.Será que certas pessoas pensam que a cidade que temos é apenas responsabilidade da câmara? Y

    ResponderEliminar
  15. @Y - Eu li o seu repto e presumi que ia ficar sem resposta! É que mandar bocas é fácil, mas a sua proposta ia exigir trabalho! E... isso dá trabalho!
    Sobre a sua ultima frase, estou em convergência! Embora acho que eu vá mais longe! Ao lado da CMB, culpo os Governos e os cidadãos! O pior defeito da esquerda, foi criar nos cidadãos a consciência de que o Estado (Central ou Local) devem resolver todos os problemas! É a infatilização do cidadão!

    ResponderEliminar
  16. Anónimo23:15

    Se me permite, penso que isso não é apenas um problema de esquerda ou de direita. Essa pecha é transversal a toda a sociedade portuguesa. Veja-se as movimentações dos mais variados sectores da economia quando as coisas começam a correr menos bem, ou mesmo mal.Até os mais liberais pedem a intervenção do estado ou os eternos subsídios de que a agricultura no Alentejo é um caso paradigmático. No que respeita à nossa cidade, penso, e acho que já o disse por várias vezes, que há um deficite de cidadania, que se vê nas mais variadas questões. Por exemplo, em qualquer espaço ajardinado da nossa cidade, raro é ver um cidadão zelar por ele.Mais do que isso, grande parte ajudam à sua degradação. Veja-se a diferença que fazem os países nórdicos ou a Suíça em que o espaço público é da responsabilidade dos moradores, que cuidam , protegem, organizam-se, participam. Beja, quer se queira, quer não, é, cada vez mais, um dormitório. Um lugar que as pessoas usam para comer, dormir e trabalhar.E quando se fala na falta de equipamentos culturais ou desportivos eu digo sempre: mais importante é colocar os que já existem a funcionar e, ainda mais importante, é conseguir levar lá os cidadãos.Este é, em minha opinião, o grande desafio para nos tornarmos uma cidade na verdadeira acepção do termo, ou seja, um espaço que resulta, a todos os níveis, do exercício da cidadania.Essa vertigem de que se tem que fazer sempre mais equipamentos mesmo que eles estejam ás moscas ainda nos vai sair muito cara. fico por aqui para não chatear.rrssY

    ResponderEliminar
  17. Anónimo23:39

    nao me fiz entender muito bem...nao me referia a debates publicos sobre medidas a tomar em relaçao a cidade...se nos elegemos os presidentes é de modo a k estes possam tomar medidas que nos satisfaçam...como se em nosso nome se tratasse...foi o nosso voto...no entanto o melhor momento para as debatermos sera kuando algumas dessas ideias sao lançadas e colocadas perante a cidadania...(nas assembleias)

    ResponderEliminar
  18. Se a blogosfera mandasse em Beja, a Cultura já tinha dono, hehehe!

    ResponderEliminar
  19. @ Y - Eu ainda acho que é uma questão de não existir verdadeira direita em Portugal, apenas centrismo pseudo-pragmático!

    ResponderEliminar
  20. Anónimo14:35

    Uns dizem que os outros falam e não fazem nada.....os outros dizem que fazem mas mas não conseguem....outros dizem que tentam fazer mas não deixam....outros dizem que o problema está na esquerda.....os outros dizem que o problema está na direita....mas há um que diz Beja é um dormitório!!!Nós temos fama de dormir muito mas chamar a Beja um dormitório,com 25.000 pessoas!!!O grande hotel no monaco tem 1050 quartos e pode levar até 7.000 pessoas!!:)Este nosso comentador "ANÓNIMO"infelizmente diz que aqui só se fala...mas eu prefiro só falar do que vestir a camisola do PC para poder fingir que faço.Os factos infelizmente mostram o que?Beja pior hj do que há 20/10/5 anos atrás.Menos pessoas menos empresas etc.Falta de capacidade e falta de visão.Por agora chega......

    ResponderEliminar
  21. Anónimo00:16

    o distrito mais pobre de Portugal é o de Bragança, e memso este não é o distrito mais pobre da Europa.

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!