quarta-feira, maio 07, 2008

Vivaci Beja

Tinha prometido regressar ao tema que tanta celeuma causou aqui! Por indisponibilidade de tempo, só hoje o faço!
Assumi que sou favorável à construção do Centro Comercial! Mesmo não desconhecendo que pode trazer desvantagens: mas escolher é decidir entre diferentes opções! Sou assumidamente liberal e aplaudo a iniciativa privada, pelo que sou obviamente favorável. Mais! Penso que o CC poderá ser muito importante para permitir que Beja se assuma como capital de Distrito! E vai ter cinema, uma velha guerra minha...
O estranho neste processo é a posição da Câmara Municipal de Beja! Defende o encerramento dos Hipers ao Domingo em prole dos direitos dos trabalhadores (no caso apenas o Modelo) mas licencia um Centro Comercial que obviamente abre ao Domingo; fala em proteger o comércio tradicional, mas inundou a cidade de médias e grandes superfícies, algumas bem recentes e bem dentro da cidade (Plus e MiniPreço - embora este já tenha defendido a ideia!)
E, termino com a pergunta: exceptuando cafés, bares e restaurantes, alguém me consegue dar dez exemplos do que é o tão aclamado comércio tradicional?

13 comentários:

  1. Anónimo16:43

    "mas licencia um Centro Comercial "
    Quem é que licencia Centros Comerciais? não sabe , não quer saber ou quer que explique.
    Já ouviu fal na Direcção Regional de Economia?
    E já agora se é tão liberal diga lá como é que funcionam os Centros Comercias e os hipermercados na europa dita tão liberal como a frança a bélgica a espanha alemanha isto só para falar das que conheço.
    para sua informação e não perder muito tempo digo-lhe que regra geral encerram ao domingo.
    Agora bom bom era este investimento ir para Ferreira aí sim era verdadeiramente espectacular e teria mais um motivo para dizer o habitual sobre a CMBeja

    ResponderEliminar
  2. Anónimo18:28

    Anónimo, não se critíca a CM de Beja por desporto ou porque não se tem mais nada para fazer.

    Vivo numa cidade atrofiada, triste, vazia, aborrecida, e culpo maioritariamente a gestão camarária actual e as anteriores!

    Será que nunca saíu de Beja e visitou uma cidade a sério??

    ResponderEliminar
  3. Anónimo19:46

    Dez exemplos?
    mercearias/"lugares"
    talhos
    padarias
    boutiques senhora
    boutiques homem
    sapateiros
    sapatarias
    lavandarias
    papelarias
    livrarias
    perfumarias
    farmácias (as menos afectadas)
    parafarmácias (idem)
    lojas de fotografias
    lojas de molduras
    retrosarias
    lojas especializadas em roupa interior, pijamas etc.
    lojas de decoração
    lojas de mobiliário
    lojas de electrodomésticos
    lojas de informática
    lojas de souvenires
    lojas de frango assado/comida p/fora
    lojas produtos p/animais
    lojas de batas/fardas
    cabeleireiros
    oculistas
    drogarias
    lojas de congelados alimentares

    E muitas mais...
    no fundo todas as lojas de que nos socorríamos para as compras habituais há cerca de 25 anos...
    Em parte bastou-me percorrer as ruas aqui da minha zona para te dar esta resposta...

    É óbvio que os centros comerciais dão um jeitão... os preços são muito melhores e muitas das lojas que referi existem nos centros comerciais no estilo franchising, o que também veio descer os preços dos produtos aí comprados.
    Ou seja, os comerciantes/marca que podem ter loja também no centro comercial lá se arranjam, mas sabemos que são poucas, tanto mais que até vamos conhecendo de cor o que há nos CC.

    Não sei como é aí nas tuas bandas, mas aqui o comércio tradicional levou um valente abalo com as grandes superfícies.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo20:14

    Há uma coisa que me deixa sempre estupefacto.Todos se dizem liberais, defensores da iniciativa privada, apologistas da globalização capitalista, acérrimos defensores da onda neo-liberal que teve o epicentro nos EUA de Bush e na Inglaterra de Blair.Depois, como qualquer terramoto que se preze, tem as suas réplicas um pouco por todo o lado.Em Portugal estamos e entrar no capitalismo a sério. Puro e duro.Uma verdadeira sociedade de mercado, onde o que conta é o lucro e a economia financeira. Esta situação já começa a ser levantada e criticada por pesssoas como Mário Soares, o papa Ratzinger,entre muitos outros. Mas, parece-me que, ou as pessoas andam distraídas, ou pensavam que do capitalismo iam ter só coisas boas.Até a liberdadezinha que ainda nos concedem, todos os dias é limitada, com os mais repelentes pretextos.Veja-se o papel das finanças, da esae, dos tribunais,dos média, etc...Então se os senhores liberais queriam esta sociedade, não podem agora queixar-se. Aqui, no capitalismo selvagem, tal como na selva, só há uma lei: a do mais forte...Habituem-se....Y

    ResponderEliminar
  5. Anónimo00:00

    Quando o anti-camara já lhe está nas veias é normal dizer muitas asneiras. O conhecimento não é suficiente para saber que quem licencia é o governo atraves da Direcção Geral de Economia e o parecer da Camara só é vinculativo no que diz respeito ao local.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo00:02

    Quando o anti-camara já lhe está nas veias é normal dizer muitas asneiras. O conhecimento não é suficiente para saber que quem licencia é o governo atraves da Direcção Geral de Economia e o parecer da Camara só é vinculativo no que diz respeito ao local.

    ResponderEliminar
  7. @nónimos - tentem informar-se das possibilidades que a CMB tinha para impedir ou atrasar no tempo o Processo! Veja quem votou a favor da alteração do PDM para permitir o centro comercial!
    Depois de se informarem, têm duas hipóteses: podem vir aqui desculpar-se ou continuarem camuflados demonstrando o vosso caracter!
    Quer optem por uma ou por outra, fica claro que sou eu que sou anti-camara e ignorante ou v. exas que ... se equivocaram!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo00:50

    "das possibilidades que a CMB tinha para impedir ou atrasar no tempo o Processo!"
    Que tristeza é esta a sua visão da coisa pública "a CMB podia sempre encontrar uma maneira para atrasar o processo assim como que não quer a coisa".
    Quanto ao local se não fosse neste seria noutro,"economia aberta" "livre iniciativa" já ouviu falar?
    Quanto ao licenciamento em última análise a palavra final é sempre do governo, mesmo contra a vontade da Câmara(o que aqui não é o caso).
    Realmente "e o burro sou eu"

    ResponderEliminar
  9. @anónimo: não é pacífico que a CMB conseguísse impedir que o Vivaci se instalasse em Beja! Mas podia ter impedido que vários hipers se instalassem dentro da cidade! Como, foi uma decisão da maioria comunista alterar rapidamente o PDM, para permitir que o CC começasse já as obras!
    Pessoalmente, até defendo o Vivaci: apenas sublinhei a incongruência! Porque a questão nao foi respondida: concorda ou não com o CC?

    Sobre a sua ultima frase... quem sou eu para o contrariar!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo10:04

    "não é pacífico que a CMB conseguísse impedir que o Vivaci se instalasse em Beja!"
    bom assim está um pouco melhor, das suas certezas de que a CM podia impedir a abertura do CC, já vai para um "não é pacífico que...".Quanto á aprovação do local, por um lado critica a instalação das outras superficies perto da cidade, por outro lado critica a mudança do uso do terreno(fora da cidade) para a instalação do Vivaci.
    Sim sou a favor da instalação do CC em Beja.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo10:12

    Não tenho dúvida nenhuma em relação ás mais-valias que este CC trará para a nossa cidade.
    Que venham outros a seguir!
    Em relação a exemplos de "comércio tradicional", tenho alguns - de vários ramos de comércio:
    - MODAS MIRA - ahh! perdão - agora é um banco;
    - ARMAZÉNS DA CIDADE - ahh! perdão - agora é um chinês!
    - O CORTIÇO - ahh! perdão - agora é um chinês!
    - CHAPELARIA MODELO - ahh! perdão! - fechou - vai ser um chinês!
    - CASA CORREIA - ahh! perdão - agora é chinês!
    E há mais, mas como não sou frequentadora do "comércio tradicional", não me consigo lembrar de todos...
    CC Vivacci o quanto antes!!!

    S.Z.
    Leitora assídua deste blog.
    Um beijo H!

    ResponderEliminar
  12. @nónimo - É minha convicção que a CMB foi incongruente neste processo: quem tanto (agora) fala na defesa do comércio tradicional, devia ter tido mais cuidado na forma como rapidamente alterou o PDM e permitiu a instalação do CC!
    É uma opinião: que vale o que vale! Quem lê o blogue é livre de concordar ou discordar: e, mesmo com comentários sujeitos a aprovação, não elimino as opiniões contrárias!
    Faz-me confusão que as respostas não sejam com argumentos, mas pelo recurso a expressões como burro, ignorante e a velha história do anti-câmara!
    In casu, até seria fácil discordar! Falar no numero de empregos, falar na necessidade de requalificar uma zona da cidade, exprimir a tentativa da CMB para limitar horários ou tentar impor regras ao Vivaci! Ou mesmo falar em inevitabilidades!
    Enfim...

    ResponderEliminar
  13. Anónimo18:40

    Srª Raquel, o que a senhora diz é uma verdade, mas não disse tudo.
    Esqueceu de dizer que enquanto não tinhamos centros comerciais, grandes soperficies e outros produtos ligados a marcas nacionais e internacionais, que eramos a Cascais do sul, Cascais do sul mas não pelos bons motivos de ter uma baia onde podessemos passar as tardes de domingo a passear com os nossos filhos, mas sim pelo roubo practicado pelos nossos comerciantes, vivo aqui há 33 anos e conheço muitos deles, agora torsem a orelha e não bvendem nada, mas roubaram muito, se conheçe alguns concerteza que sabe, esses dinossauros de há 30 anos, casas em Monte Gordo, grandes vivendas, grandes terrenos, grandes tudo, e nós? cada vez menos. Acabou-se a "mama", bem que poderiam ter revitalizado o comercio na cidade com preços simpaticos e com saldos a serio, mas não, mesmo a cairem na ruina comercial, ou seja , não venderem nada, nunca baixaram os preços, ainda tinhas a ilusão de enganar o ceguinho, e sempre na esperança daqueles que vinham dos meios ainda mais pequenos que esta Bela cidade. Há muito que não compro uma peça de roupa nesta cidade, pois fica mais em conta meter gasolina, pagar portagens e ir ao algarve ou a lisboa fazer as mesmas, quanto a comidinha, é nas grandes superficies. Os comerciantes choram mas não são humildes ao ponto de dizer basta e terem preços decentes. Já agora, veja os saldos, tão bons que são em beja os saldos. Com um pouco de sorte na epoca de saldos nas lojas em Beja pode encontrar uma peça de roupa que saiu da moda há 5 anos, mas isso se tiver sorte, pois os saldos aqui é mais do tipo antiquarios, bem hajam e força BEJA, com modernização é que se faz desta cidade uma grande cidade.

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!