domingo, maio 11, 2008

Michelangelo

Não sei se será possível identificar o mais brilhante dos artistas de sempre; mas se esta lista fosse passível de ser realizada, acredito que o génio italiano estivesse no primeiro lugar! Escultor, poeta, arquitecto, pintor, a sua imortalidade desenha-se com diversas cores. Mundialmente reconhecido pela escultura de David ou pela Capela Sistina, oferecemos este sábado a Creazione de Adamo.
Como em muitos outros quadros, não consigo explicar o fascínio que encontro nesta tela. Poderá o meu leitor ao contemplar a tela, vislumbrar nela apenas a vulgaridade singela das coisas simples, um traço pouco erudito, rectilíneo, banal, a trivialidade que só encontramos nas coisas excepcionais!
Atrai-me a parede rústica, as brechas que rasgam o quadro, imperfeições expostas, desnudadas sem temores! Mas é o dedo esticado, o toque, que me encanta!
Gosto de acreditar no poder no toque; no fascínio mágico de um simples toque que reescrever o passado, modificar o futuro, oferecer um presente diferente do presente que temos. Deixo os olhos repousados sobre os dedos e com melancolia constato que não se tocam! Que ficam separados por invisíveis segundos, por um ínfimo nada. E são os pequenos nadas que fazem muitas vezes todas as diferenças…

6 comentários:

  1. De toda a forma , essa imagem também é enigmática, pois um dedo parece tentar tocoar na outra mão, mas a outra mão parece que não quer o mesmo, ficamos sem saber se não quer porque já tocou e já se vai recolher ou se ainda não houve toque...
    Já agora informo-te que o voo sobre os ninhos de cucos continua.
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Anónimo10:13

    O que consigo vislumbrar?
    Ora aí está um bom quadro para caracetrizar os governantes do n/ país e da n/ cidade!...
    Não se tocam com as borradas que fazem.
    Em tudo o que tocam estragam e deixam imperfeições.
    Tal como as cores do quadro, pouca cor terão os n/ governantes.
    Coisas simples, banais, um traço, ora aí estão outras características que lhes cabem na perfeição.
    Agora o que me fascina, o que me encanta, é a capacidade do autor do quadro, inteligente, com visão, capaz de prever o que o futuro nos reservava!...

    ResponderEliminar
  3. Anónimo12:53

    E o que dizer de Leonardo da Vinci ou de Picasso? Y

    ResponderEliminar
  4. Y - totalmente de acordo com Leonardo; sobre Picasso, assumo a blasfémia.. de não ser especial apreciador!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo23:26

    São os pequenos nada que fazem toda a diferença e as grandes MERDAS também.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo15:31

    hhahahaha esse anónimo não fui eu mas não consegui evitar a gargalhada!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!