sexta-feira, maio 09, 2008

Fátima, peregrinos e "chulecos"

O ser humano muitas vezes é feito de contradições intrínsecas! Uma das minhas é o facto de ser agnóstico militante, mas ter ternura por Fátima! Comovem-me os peregrinos que guiados por algo que eu não acredito, dão muito de si na procura de Algo que só eles conseguem entender!
Enojam-me os negócios com as misérias humanas: abominei constatar que os voluntários que "ajudam" aqueles no cumprimento das suas promessas, são sumptuosamente recompensados em Euros. Pode ser legal: mas é imoral!

17 comentários:

  1. Anónimo12:13

    Realmente foi uma noticia que me deixou muito enojado... mas como se pode censurar algo deste tipo? Se o próprio Jesus Cristo apenas fazia algo a troco de belas quantias, andar sempre com os melhores fatos e os melhores sapatos do mercado...
    Ah espera... ele nunca pediu nada... e andou sempre descalço com as mesmas roupas praticamente... hummm curioso como estas coisas se esquecem atrave´s dos tempos e séculos mais tarde um padre que não tenha um carro topo de gama não é ninguem...

    Enfim... "Chulecos" mesmo!

    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. Anónimo12:47

    Fé chama-se Fé. Só quem a tem, poderá entender.
    Respeito quem não a tem, ou quem não acredita.
    Concordo que ser voluntário e ser pago não combinam as definições.
    Agora ofender pessoas ou religiões, apetece-me dizer:
    Enfim... "________" mesmo!

    ResponderEliminar
  3. rui p - Não pretendi ofender pessoas ou religiões, tão somente aqueles que vestem as roupas de voluntários para extorquir dinheiro a pessoas que estão debilitadas!
    reitero: sem qualquer ironia, comovem-me as pessoas que fazem dezenas de quilómetros a pé para ir a Fátima! E mais: invejo quem tem a capacidade de acreditar!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo12:58

    H » Em relação ao voluntariado sou da mesma opinião.
    No meu comentário não te acusei de ofenderes pessoas ou religiões.
    Já nao posso dizer o mesmo em relação ao 1º comentário.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo14:06

    Com tanta incongruência da Igreja católica, é dificil ao comentar não ferir susceptibilidades, mas só fica ferido quem sente como seus os erros da igreja.

    Então o Vaticano não é a empresa de maior sucesso no mundo e mesmo assim, ainda faz peditórios no final da cada sessão religiosa, pedindo a quem muitas vezes nem para comer tem? Faz sentido?

    Então, não foi acrescentado o mundo da fazer dinheiro chamado Fátima com a contribuição apenas dos coitados que lá vão e deixam o dinheiro à espera de milagres? Foram milhões de Euros para fazer outra igreja com capacidade para uns milhares de pagantes, perdão, fieis...

    Extorção chama-se extorção.

    E ouvindo o próprio Papa a assumir pedófilias, ouvindo de padres que concebem crianças e depois as fazem desaparecer e são elevados a cónegos. Sabendo das carências de algumas (muitas) instituições sociais da Igreja... Torna-se complicado, ver estas questões de outras formas

    De facto, iria mais longe que o próprio "h" na questão dos "chulecos".

    Ofenças a alguém? Só se sentir culpado dos erros da Igreja e não está em questão a Fé ou lá o que é isso.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo17:45

    n falou e falou bem!

    Não tenho nada contra as pessoas que acreditam e que demonstram a sua fé mas sim contra todos os que abusam dessas pessoas. Infelizmente sempre foi assim desde praticamente o ínicio da religião católica. Quem já se esqueceu das atrocidades cometidas pela Inquisição Espanhola em nome da Igreja? Ou até mesmo as cruzadas contra Mouros e outros infieis...
    São águas passadas bem sei mas aqui fica o apontamento.
    Voltando ao nosso séc XXI custa-me a ver como as pessoas se aproveitam umas das outras com o único intuito de lucrar uns cobres e é contra isso que estou contra e acho que todos deviam estar contra!
    A religião, a par com a industria de armas e o comércio de drogas são as maiores fontes de riqueza mundial... e quanta dessa riqueza é usada realmente naquilo que faz falta???

    Um abraço e um pedido de desculpas a todos os que têm realmente fé!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo18:04

    boas.

    concordo plenamente com o rui p, aliás digo mais, ofender as crenças de outros quando não partilhamos do mesmo credo é uma imbecilidade.

    como sou crente não só em Fátima como nos fundamentos da religião católica, sinto-me ofendido com este seu comentário xauvinista.

    partindo do presuposto que quem cre está correcto e você incorrecto, ainda o vou ver a segredar avé marias com o diabo.

    ResponderEliminar
  8. H, Por momentos exitei em fazer um comentário a este post, uma vez que os comentários que li até agora são como uma " chuva de pedras" mas, a verdade é que não me contive. Assim: O valor pago por cada peregrino ( entre 45 a 65 euros) é pago a ORGANIZADORES e não a VOLUNTÁRIOS. Este valor serve para pagar, durante 5 dias, pequeno almoço, almoço, jantar, dormidas e duche. Acha caro? Não é. é baratissimo. REPITO: Este valor não é cobrado pelos VOLUNTÁRIOS que, como o próprio nome indica dão o seu tempo e a sua vontade apenas para servir o próximo, não para ganhar dinheiro. Abdicam de dias de férias para fazer aquilo que alguns não fazem porque preferem estar " com o cu no sofá" ( onde é que eu já li isto!?).
    Espero ter conseguido deixá-lo esclarecido. Caso contrário sugiro que consulte o site do Santuário de Fátima onde poderá encontrar os requisitos e condições para se ser voluntário.
    Desculpe a extensão do texto mas, a palavra VOLUNTÁRIO não pode, não deve ser deitada na lama por ser confundida com organizadores. Não pode mesmo.

    ResponderEliminar
  9. @noctivaga - Não conheço a realidade; fiz post, aceitando por boas as informações que li na Imprensa!
    O que se dizia no jornal é que também os "voluntários" recebem contribuições económicas dos peregrinos! E avultadas! Era para esses que me referi, falando em "voluntários"

    ResponderEliminar
  10. Lá diz a máxima: "Gosto de tudo o que é ilegal, imoral e engorda"...
    Uma vergonha, é o que é.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo11:10

    Só mais uma facadinha...

    A nova igreja custou 14 milhões de contos... e as pessoas têm que pagar para ter assistência, comida e dormida em viagem?

    Não me lixem!

    ResponderEliminar
  12. Aqui vai a resposta á facadinha: Os Estádios de futebol que se construiram também custaram uma fortuna... Quanto custa um bilhete para ver o jogo?

    ResponderEliminar
  13. @nocticaga - gostei tanto da facadinha que me junto à sua festa: quem pagou os estádios e quem pagou nova Igreja?

    ResponderEliminar
  14. A Igreja da Santissima Trindade, que pessoalmente não gosto, foi paga com o dinheiro dos peregrinos. Dinheiro que deram de livre e espontânea vontade. Os campos de futebol fomos todos nós, quer gostemos ou não de futebol.

    ResponderEliminar
  15. Anónimo15:06

    noctivaga,

    muito bem, aplauso.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo01:10

    Até dava mais umas facadinhas, mas é realmente perder tempo com "fedivers"...

    ResponderEliminar
  17. Anónimo11:13

    sabem que mais? acabou tudo roubado!
    que vergonha meus... perderam-se os valores tugas de respeito e povo pacato.

    como é q alguém tem coragem de gamar pessoas q pela sua fé fizeram kms sobre kms a pé? porra... mas os recursos são canalizados para a polícia económica que é bem mais importante assegurar do que a segurança dos cidadãos, pois esta última não traz grande valia monetária ao estado. estado este que é governado por uma cambada de chupistas (inclusivé o socrates, chupa no cigarro se fosse chupar no c......!).

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!