sábado, maio 17, 2008

O quadro preto...

Quando há uns meses tive a insana ideia de procurar interpretar uma tela branca, fui provocado por um leitor que me sugeriu interpretar um quadro preto! Não esqueci, mas deixei que o tempo corresse, que as cores se misturassem com a vida e permitir que a inspiração me encontrasse desperto a dissecar sobre o negro!
Coscuvilhando informações, descubro que a cor preto está umbilicalmente ligada a signos trágicos, desde a morte à miséria e opressão, a trágica coloração da desgraça e do pessimismo! Contemplo um quadro negro e os outros dizem que apenas posso descobrir os infortúnios do mundo, a sofrimento, a incerteza da ausência de cor, descubro tons que os outros não conseguem ver e, envergonhadamente, peço desculpa por não conseguir encontrar no preto apenas o breu do medo sofrido, a negridão do desespero e da ausência de esperança!
Da mesma forma que o silêncio fala comigo, com o mesmo fervor que encontro na incerteza a certezas, adoro o prazer da escuridão, perder-me a contemplar o vazio, numa absurda ânsia que é a mania da introspecção, procurando na quietude dos tons, as respostas que a vida nos rouba! Onde outros no preto encontram escuro, vasculho a escuridão procurando na monotonia negra a excitação de uma resposta, os sons um pensamento que me coloca nos lábios um sorriso de esperança!
Quando outros descrevem o preto como a ausência de cores, gosto de o ler como a mistura de todas as cores, ainda que encapotadas, timidamente escondidas, esperando pelo momento certo para saírem das cinzas e nos iluminarem, como as primeiras brechas de sol que derrotam a noite escuro! Não olho o preto como o fim de um poço, escolho vê-lo como o fim de um túnel que escavamos em silêncio na certeza que da incerteza das trevas vamos encontrar a luz que nos foge, que o escuro é apenas o prenuncio da luz! Como uma noite negra, tenebrosa, carregada de todos os medos, mas que caminhamos seguros, sabendo que algures no céu, uma estrela olha por nós, sorrindo!

5 comentários:

  1. Anónimo00:17

    Impressionante essa sua capacidade de dar luz a um quadro preto! Parabéns!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo14:43

    H,

    para um dia poder ver essas coisas todas que tu vês num quadro preto, terei que estar sobre o efeito de ácidos, hahaha

    ResponderEliminar
  3. Anónimo16:15

    O preto no sistema RGB, é realmente a ausência de cor. Contudo nas cores de impressão é a mistura de todas as cores (CMYK). O que mostra quanto tudo é relativo.
    Assim que olhei para a imagem o que vi foi um quadro daqueles onde aprendemos, a giz, tanta coisa. Ou fizemos desenhos coloridos enquanto crianças...

    De resto excelente forma de interpretar um quadro negro...

    ResponderEliminar
  4. O negro, o preto ou a escuridão, cor, ou tom, de elegância, requinte, charme e sofisticação. Sendo a mistura de todas as cores, é a prova pela qual reflecte alguns estados de espíritos carregados de emoção. Daí o preto ser a cor do luto e do pesar, a morte de uma pessoa, provoca sempre muitas emoções e sensações.
    Eu quando me visto de preto é porque me sinto cheia de energia positiva, segura de mim mesma. Não ouso usar preto dos pés à cabeça senão me sentir confiante.
    Sendo um turbilhão de emoções… pode ser um sinal de grandes mudanças ou decisões.
    Dai que… quadro negro… grandes mudanças se aproximam, período de intensas emoções, tomadas de forma muita decidida!

    BEIJOS da babe

    ResponderEliminar
  5. Anónimo22:00

    Fantástico, H! Muito muito bom!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!