quarta-feira, maio 28, 2008

Hoje (ontem) aconteceu na Biblioteca

Por motivos da mais elementar decência, não vou fazer comentários sobre a noite na biblioteca; com excepção do facto de, apesar da ampla divulgação (semanários regionais, rádios locais e vários blogues) não estavam tantas pessoas como seria expectável!
Mas, penso que mesmo com o gajo da gravata cor-de-rosa, quem foi não perdeu uma noite!

23 comentários:

  1. Anónimo09:32

    Curioso, mas as outras edições do Aconteçe tem tido dempre a sala esgotada.
    Será sintomático o facto de tão pouca gente participar na iniciativa?
    Estaremos todos enganados sobre a importancia desta história dos blogues?
    Não estaremos demasiado deitados em cima do nosso umbigo?
    Vou pensar um pouco sobre isto.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo10:05

    H » esse trocadilho do gajo da gravata cor-de-rosa, afinal aplica-se ao H ou ao R? ou ambos?

    Já agora, peço desculpa por não poder estar presente pois tinha sido uma excelente oportunidade para conhecê-lo a si pessoalmente!...

    Contudo devido a compromissos inadiáveis, tive que ficar em casa a ver as novelas da sic e da tvi, acompanhadas de um belo repasto "Borrego com Poejos"!...

    Um abraço,

    ResponderEliminar
  3. Nem mais, penso que se apreendeu bastante nesta noite, tanto pela positiva como pela negativa...

    Infelizmente, o único blog representado na mesa que conheço é o teu, já que não tenho o hábito de visitar blogues nacionais, por razões várias, e também por alguma ignorância minha.

    Por isso, permita-me falar aqui apenas de ti e do teu blog. É que, quem vê e lê o teu blog pensa que se trate de uma pessoa algo rebelde e extrovertida (sorry pelos erros de ortografia, estou num PC diferente do meu), mas não! A pessoa que estava sentada na mesa é alguém bastante calmo e, quase tímido, sem aquela quase afronta que demostra neste blog. Mas, será a blogosfera mesmo isso, de ser alguém que não se é na realidade, de vestir uma pele diferente?

    Seja como for, acho-te uma excelente pessoa, e, como costumo dizer sobre pessoas assim, se no mundo houvesse mais pessoas como tu, este mesmo mundo seria de certeza muito melhor do que é neste momento!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo11:33

    @: Sgpax,
    Quem é o "R"?

    ResponderEliminar
  5. @nónimo 9.32 - A noite de ontem, procurava exactamente isso: pensar sobre a importância (caso exista) da blogosfera!
    Admito que apenas estar meia sala, queira dizer algo! Embora, se me permite, acho que é mto diferente a blogosfera nacional da blogosfera regional, com graus de importância bem diferentes!

    ResponderEliminar
  6. @zig - não é quase tímido! É mesmo bastante tímido e introvertido!
    Quem me conhece pelo que escrevo ou pela rádio ou pelas aulas, fica um pouco atónito por eu afirmar que sou tímido.. mas é a pura realidade!
    Quem conhece o H... sabe bem que adoro passar desapercebido, escondido no meu cantinho!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo12:28

    Quando diz que existem diferen�as na importancia entre a blogosfera nacional e regional, de que tipo s�o essas diferen�as?

    ResponderEliminar
  8. @anónimo - Penso que existem algumas! Desde logo a proximidade: na regional, especialmente em meios pequenos, é mto usual fazermos uma observação crítica a alguém e minutos depois encontrarmos na rua essa pessoa! Como acabamos sempre por ter alguém que conhecemos próximo dos visados! O que é susceptível de desenvolver mecanismos de auto-censura!
    Infelizmente, também há sempre o risco de se descambar na "fulanização" das críticas e cultivar odiozinhos!
    Mas, nem me parece que isso seja o mais pertinente nesta análise! Penso que a grande diferença é que nos blogues regionais, conseguem colmatar algumas dificuldades da imprensa e rádios locais (entidades que muito respeito), mormente nos públicos mais jovens, avessos a estes órgãos de informação!
    Por outro lado, estes espaços podem/tentam/conseguem colmatar o desaparecimento das antigas tertúlias, permitindo, com mais ou menos competência, debater temas que dizem respeito a uma região!
    por fim, uma palavra para os que estão longe da cidade: nos blogues, conseguem "beber" um pouco de Beja!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo13:00

    @: anónimo 11:33 AM,
    E quem é o "anónimo 11:33 AM"?

    R: Penso que o H pode esclarecer quem é o R!...

    ResponderEliminar
  10. Anónimo13:00

    nao é com vinagre que se apanham moscas, atão metem lá uns feiarroes a falar e querem publico? e as gaijas huh? as gaijas?

    ResponderEliminar
  11. Anónimo14:21

    gostei muito da sessão. O "H" esteve muito bem, e a apresentação do carlos pinto coelho explicou muito bem, para quem quis ouvir, as razões porque foi escolhido para representar a blogosfera bejense. Não estava a sala cheia. É verdade, mas desde quando a quantidade foi sinónimo de qualidade? Estranhei a ausencia dos mesmos de sempre que nunca aparecem em lado nenhum e depois falam que não há nada.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo16:25

    Acredita mesmo que os blogs conseguem colmatar as falhas dos meios regionais mais tradicionais como os jornais e as r�dios? Eu acho que n�o.
    � verdade que estes suportes est�o confrontados com uma forte concorr�ncia dos �novos meios� mas esse facto tem mais a ver com os conte�dos de que com a forma e a� meu caro, n�o acredito que o actual panorama da blogosfera seja a resposta.
    Sobre o risco da �fulaniza�o� dos blogs regionais, o risco aplica-se de forma id�ntica aos meios de comunica�o locais.
    Tamb�m sobre o facto destes substitu�rem as antigas tert�lias, se levar-mos em conta o actual panorama bejense da blogosfera as �nicas tert�lias que ali vejo retratadas s�o �os maldizentes da meia laranja� e as finadas �lavadeiras do tanque dos cavalos� (sem qualquer ofensa para as ditas). N�o chegando sequer aos �zuns zuns das Portas de M�rtola�.
    Deixe j� agora dizer-lhe que com isto n�o considero a blogosfera uma coisa hedionda, reconhe�o at� que � uma ferramenta com grandes potencialidades, que h� blogs de grande qualidade e utilidade, mas por c� pelo burgo deixam em minha opini�o muito a desejar.

    ResponderEliminar
  13. @anónimo 4.25 - Começo pelo fim! Tenho de incluir-me na falta de qualidade dos blogues cá do burgo! E espero propostas, de forma a tentar melhorar o blogue!
    Sobre o resto que diz, não acho que os blogues devam procurar substituir-se aos órgãos de comunicação tradicional: mas podem tentar complementa-los, oferecendo algo de diferente! No meu caso, alimentar este blogue, não faz com que não colabore com a Rádio e a Imprensa escrita!
    Sobre a má lingua nos blogues.. a única coisa que posso fazer é evitar que o meu vá por esse percurso! E... compete aos outros avaliar se consigo ou não!

    ResponderEliminar
  14. Anónimo23:54

    Desde que descobri o seu blog que o visito quase diariamente.
    Isto, porquê? Porque sou de Beja mas estou fora e é nos blogs da cidade que eu procuro manter a minha ligação a Beja (e ao Alentejo em geral).
    Tambem gosto do facto de este blog permitir comentários anónimos, acho importante para permitir a intervenção de pessoas que, por a cidade ser pequena, não se querem expor.
    Tambem consulto os blogs de Évora (nomeadamente o MaisÉvora) e os de Faro (DefesadeFaro), que recomendo e acho um bom exemplo de blogs regionais e locais.
    Abraço Hugo e boa continuação do seu bom trabalho e humor.

    ResponderEliminar
  15. A sala não estava cheia, mas foi muito divertido e também pedagógico. Claro está, depois da ensaboadela, de cuscar os blogs dos presentes uma pessoa fica envergonhada. De repente vem uma súbita vontade de assassinar impiedosamente o blog onde, com grande contentamento, vai postando. Mas o blog tem de ser uma coisa séria?! Uma pessoa fica 1/2 encolhida... Foi bom dar caras a alguns bloggers da cidade... ;)

    ResponderEliminar
  16. moi chéri:

    Estavas lá??? Onde???

    ResponderEliminar
  17. precisamente atrás de ti, zig! ;)

    ResponderEliminar
  18. Anónimo19:23

    Foi uma noite muito bem passada. Já está disponível um vídeo na TV Beja.

    Eu até pensava que ia menos gente. Afinal os blogs não são (ainda) um fenómeno tão transversal...

    ResponderEliminar
  19. moi chéri:

    E bem acompanhada :)

    ResponderEliminar
  20. zig: ainda não é desta. estava atrás desse casal, sozinha... ;) refundi-me bem!!

    ResponderEliminar
  21. zig:

    Pois, amiga, estamos no mesmo comboio, ao que parece ;)

    ResponderEliminar
  22. uuupppsss!

    Esta última era naturalmente para a moi chéri, e não para mim próprio...

    ResponderEliminar
  23. zig:
    lol
    ainda bem que esclareceste!!!! ;)

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!