sábado, janeiro 17, 2009

100 razões para amar Beja - 10

É magnifica a localização geográfica de Beja. Não ignoro que a frase que inaugura o texto pode ser recebida com escárnio e estupefacção pelo meu desconfiado leitor, tentado a ler ironia numa afirmação que lhe asseguro ser genuína. Com efeito, muitas partilham da lamuria da interioridade e que Beja está perdida algures ao Sul, longe de tudo, perto de coisa nenhuma.
Nunca partilhei desta visão fatalista!
É verdade que neste descuidado País que ignora o interior, que vive obcecado com Lisboa e Porto a interioridade é fardo que ninguém gosta de carregar. Mas Beja carrega consigo a deliciosa particularidade de estar a duas horas de quase tudo. Assim, duas horas de carro permite-nos chegar a Lisboa ou à capital da Andaluzia, duas horas de carro em estradas obscenas possibilitam-nos descobrir os tesouros escondidos da costa alentejana, as dívinas praias e Vila Nova de Milfontes, uma viagem curta que nos permite conhecer o maravilhoso Algarve ou o outro Algarve onde vão os turistas! Mais. Serpa é já aqui ao lado e até Évora é um curto pulo!
O optimismo das palavras supra não pretende escamotear a crueldade dos homens do Terreiro do Paço, que invejosos desta excepcional localização geográfica, nos têm torturado com a inelutável obrigatoriedade de navegar em estradas sinuosas, que fazem mais longe aquilo que é perto. Mas deixem-me sonhar esta noite, escrever com tons de optimimos na crueldade desta noite e acreditar que em breve estradas decentes vão beijar a cidade e permitir-nos gozar em segurança da benção da nossa centralidade!

9 comentários:

  1. Anónimo00:35

    Magnificos estes textos. Muito bem escritos e bem pensados! Mas, acha que consegue chegar aos 100??

    ResponderEliminar
  2. Anónimo15:19

    Agora que José Socrates se prepara para a demissão instruindo os seus professores para votarem na proposta do CDS-PP de suspender a avaliação e assim obter o tão desejado "motivo" para se demitir, meu caro H, você devia substituir o Mário Lino.
    Pelo menos nas primeiras 10 razões ainda não subscreveu a idiotice de que abaixo do Tejo isto é um deserto.
    Era a única coisa que me faria votar PS neste ano. Você ser candidato a ministro.
    Bem haja.

    ResponderEliminar
  3. Sempre achei a localização da nossa urbe excelente. Até os romanos já sabiam disso :)

    ResponderEliminar
  4. Concordo.!
    Se eu não vivesse em Viana do Castelo, que tem características semelhantes, ia para Beja.
    O Zig pôs a cereja!

    ResponderEliminar
  5. @zig e capitão - Infelizmente nem sempre conseguimos pensar a cidade com globalidade! O que é triste!

    ResponderEliminar
  6. @anónimo - eu seria um péssimo político!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo21:59

    A localização geográfica e particularmente a falta de acessibilidades DECENTES são antes uma das causas porque muitos fogem de Beja.

    ResponderEliminar
  8. Concordo com as acessibilidades, discorda da localizaçao. Que cidade acha bem localizada?

    ResponderEliminar
  9. Anónimo12:39

    Concordo totalmente: Beja tem uma excepcional localização geográfica, por vezes paradoxal de tão longe e tão perto que está do tudo. As escapadinhas do maravilhoso e mágico algarve são deveras inspiradoras; é por certo um lugar que convida a regressar..
    Uma das infinitas razões.."vá para fora cá dentro" porque o Alentejo é, sem dúvida, envolvente e surpreendente, quer chova, quer faça Sol..

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!