sexta-feira, janeiro 09, 2009

100 razões para amar Beja - 2

Vergo-me nesta gélida madrugada perante a doçaria da nossa terra: in casu, uma deliciosa razão para amar Beja são as trouxas de ovos do Luiz da Rocha. Infelizmente nem sempre temos a noção do privilégio de dispormos de um café centenário que mantém imaculada a tradição de longas décadas. Quiçá a minha escolha deveria ter recaído nas empadas, no porquinho doce ou no bolo rei, mas, apesar de não pecar por gula - como se comprova no meu corpinho de subnutrido - derreto-me nesta delicia de ovos, mergulhada em abundante açúcar, mergulhada em calda!
Usa dizer-se que nada define melhor um povo que a sua gastronomia: nesta óptica a riqueza da trouxa de ovos é a negação da premissa de um povo que se habituou a alimentar na miséria, vivendo do pouco roubado à dureza árida dos campos. Mas não se iluda com a aparente contradição, porquanto a utilização dos ovos na doçaria tem um cariz de excepção, apenas reservado a momentos ou episódios festivos. Em outros tempos: porque agora, as trouxas podem ser consumidas praticamente todos os dias, no secular café que orgulho resiste à desertificação que conspurca os centros das nossas cidades!

13 comentários:

  1. Anónimo11:50

    Que boas que são! Sou fã de trouxas de ovos e já tentei comprar em locais diferentes e de facto o Luís da Rocha é o eleito para as trouxas, para as empadas... sou gulosa, confesso.
    Mas acho que há ali um cheiro especial, um sabor requintado... Coisas que só os que apreciam compreendem.

    P.S. Ontem não lhe vi um sorriso...

    Lily

    ResponderEliminar
  2. Anónimo16:58

    O café-restaurante, LUiz da Rocha, apesar de tudo é um orgulho para a cidade. Assim como as Maltesinhas, o Mestre Cacau, o Fermentopão e mais alguns que teimam em ser diferentes. Mas não pense que é a cidade que os alimenta.Se não exportasssem para Lisboa e outros centros, ja tinham morrido. Veja o caso do Mestre Cacau que ja aparece em tudo o que é loja gourmet.E o fermentopao que tem apenas o melhor pão que se fabrica em portugal, quiçá na europa ou no mundo...M&M

    ResponderEliminar
  3. M&M - Obriguei-me a arranjar 100 razões: não me esgote as hipóteses.. que quando chegar a meio vou ficar aflitinho!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo18:44

    Quando estiver esgotadas as suas razões diga que eu acrescento mais 8 mil M&M

    ResponderEliminar
  5. Anónimo20:22

    soube hoje que o mestre cacau ja exporta para a polónia e que a grande lisboa é diariamente alimentada com pão da fermentopão.Sem grandes alardes eles, os que marcam a diferença, chegam-se á frente....M&M

    ResponderEliminar
  6. Anónimo18:28

    As trouxas de ovos...e as deliciosas tostas mistas?!! ;)

    ResponderEliminar
  7. Anónimo19:42

    não posso deixar de sorrir quando leio que "o pão da fermentopão tem o melhor pão que se fabrica em portugal".. o que consegue ganhar em beja é antes ser o pão que mais rapidamente sobe de preço!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo19:47

    uma opinião diferente sobre o luiz da rocha. eu, talvez porque tenho memória, recordo-me de há não muitos anos do nível que as empadas e pastéis de carne aí produzidos atingiam. falando com o meu pai, que tem o dobro da minha idade (+-) ele diz-me sempre que adorava tais produtos mas que hoje não são, nem têm nada que ver com o que eram.

    eu som esta curta experiencia que tenho, já posso dizer o mesmo, a qualidade tem diminuido a olhos vistos.. quanto ao porco doce (com quase nada de ovos moles) não comento, mas recordo-me também (eu que infelizmente não aprecio chocolate) de ser o único chocolate que comia por ano. hj?, nem lhe toco!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo19:49

    não comparemos o luiz da rocha com as maltesinhas.. é algo impossível, a qualidade das maltesinhas assume hoje um nível de excelência incomparavel ao do luiz da rocha, cujo mesmo item tem continuado a decair.

    melhor do mundo, so mesmo talvez os pasteis de nata das maltesinhas ou os croquetes aí fabricados!

    jh

    ResponderEliminar
  10. @jh - são 100 razões: e claro q as maltesinhas vai merecer uma!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo21:03

    já fico mais descansado! ;) boa sorte/imaginação para as restantes!

    ResponderEliminar
  12. Anónimo23:57

    Desculpem-nos discordar mas o Café Restaurante Luiz da Rocha ACTUALMENTE é um banal café de província, sujo, com péssimo serviço, péssima qualidade, mal frequentado, ... enfim um lugar a evitar. É pena que seja assim mas sejamos realistas; é, de certa forma, o reflexo de uma cidade moribunda e decrépita onde grassa a boçalidade arrogante das suas gentes.
    Qualidade de vida?! Pffffffff Tenham dó!

    ResponderEliminar
  13. M&M, Fermentopão com "o melhor pão que se fabrica em portugal, quiçá na europa ou no mundo"????

    Permito-me discordar bastante... Bom pão alentejano compra-se noutros sítios. O do fermentopão já se rendeu às facilidades da industrialização. Não gosto e só compro se não conseguir outro qualquer!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!