sexta-feira, janeiro 30, 2009

Lendo a "Impresa" aqui do burgo...

Lendo a imprensa começo pelos Editoriais dos semanários bejenses. Discordo profundamente do editorial do CorreioAlentejo (se a regionalização é má, um só Alentejo é péssimo e a frase final não é uma possibilidade, mas uma inevitabilidade) e subscrevo integralmente o editorial do Diário do Alentejo, porquanto, acho intolerável que a lei do "pluralismo" (que defendo) não englobe a RTP. (o que faz da lei uma hipocrisia inaceitável).
A Rádio Pax faz alusão às aguas que separam Almodovar e ao ninho de empresas no Nerbe (confesso que perdi a conta das vezes que ouvi falar nisto, que é uma excelente ideia e uma necessidade imensa). Na Voz do Município faz manchete que abriu o concurso para "quem quer ser meu big chefe" (tenho um dedo que me diz que vai surgir uma segunda candidatura, inesperadissima!).
Ainda havia mais coisas para contar, nomeadamente uma ronda pelos blogues, mas já passa das onze, tenho de acabar um relatório antes da hora de almoço e ainda quero ir nadar. Por isso, se quer saber mais, deixe de ser preguiçoso e vá alí ao lado à bairra lateral e descubra por si mesmo...

9 comentários:

  1. Anónimo12:31

    H:
    Sinceramente não percebi como é que o Dr Vito apresentou uma candidatura antes mesmo de saber as linhas gerais que o Conselho iria definir. Ou será que sabia?

    ResponderEliminar
  2. @anónimo:
    Como está bem informado, sabe que já não faço parte do Conselho, pelo que desconheço em absoluto a sua actual forma de funcionamento.
    Levanta uma questão escondida muito pertinente. O que pergunta, respondo que não: quando o Doutor Vito apresentou a candidatura era impossível saber como seria o Conselho.
    Mas.. o pertinente é saber como os dois órgãos se vão conciliar, ou seja, se é o Conselho a dar as linhas gerais do Presidente ou o contrário!
    Pessoalmente, tenho sempre algum receio com o sistema dualista, mas... decorria do RJIES!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo15:25

    Segundo os Estatutos compete ao conselho geral, sob proposta do presidente do Instituto, aprovar os planos estratégicos de médio prazo e o plano de acção para o quadriénio do mandato do presidente, exigindo ainda que essa deliberação seja obrigatoriamente precedida pela apreciação de um parecer, a elaborar pelas personalidades externas que integram o conselho.
    É um modelo complexo, integrado, participado e responsabilizante.
    Daí a existência do referido sistema dualista e a necessidade de articulação e cooperação que purga algumas lacunas do sistema anterior. Há hoje muito mais presidente, mas também com maior e melhor supervisão. Discutível, mas diferente.
    Daí também a necessidade de um presidente antes de aprovadas as linhas gerais pelo conselho geral e não o contrário.
    Só quem conheça minimamente os Estatutos percebe o nível de diplomacia, inteligência e interesse da resposta do h@.

    ResponderEliminar
  4. Anónimo19:33

    Diga antes desespero para que surja uma outra candidatura.

    ResponderEliminar
  5. @anónimo - Porque estranha razão estaria eu desesperado por outra candidatura??!!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo20:00

    Quem sabe se surge alguma da sua escola? hein...?

    ResponderEliminar
  7. @anónimo - a minha escola é o Politécnico! Mas.. se se queria referir à estig, não acho que exista nenhuma candidatura de docentes da Instituição!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo00:36

    H:
    Tem a certeza? Insatisfação face á gestão do IPB existe e que se saiba vontade de avançar com uma alternativa também existe. Resta saber se o momento é adequado...

    ResponderEliminar
  9. @anónimo - honestamente não sinto uma insatisfação face à actual gestão. Claro que há o problema da precariedade, mas seria injusto acusar o IPB disso! Mais. Disse-o no primeiro dia: a lista que avançou terá sido feita de uma forma que retirou espaço a surgirem concorrentes.
    Apenas vejo um "general" (que não é da estig) mas não me parece que tenha tropas...

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!