quarta-feira, janeiro 14, 2009

Porque perguntar não devia ofender...II

Alguém me explica como se eu tivesse cinco anos e fosse muito burra, o que passou pela cabeça do Cardeal patriarca para proferir a frase: "Cautela com os amores. Pensem duas vezes em casar com um muçulmano, pensem muito seriamente, é meter-se num monte de sarilhos que nem Alá sabe onde é que acabam."

13 comentários:

  1. Anónimo17:08

    Parece me que as declarações do patriarca se englobam na categoria de "opinião".
    De qualquer forma as declarações não são afastadas da realidade, basta pesquisar um pouco para se encontrar casos muito elucidativos sobre no que se transforma o amor muçulmano qdo as mulheres vão para os paises de origem dos maridos.
    Infelizmente para os muçulmanos a sua religião, de forma lata, está a passar agora por uma idade das trevas mas com tecnologia moderna em vez de tecnologia da idade média, nessa altura, de forma relativamente análoga era o mundo árabe o detentor de valores talvez mais 'humanistas' e tecnologicamente mais avançado que o mundo 'ocidental' da época. Imaginemos o que a Igreja de cristo teria feito aquando da inquisição se tivessem AK's e bombas nucleares!

    ResponderEliminar
  2. o gajo está gágá, ou deve ter recebido a declaração dos impostos

    aquelas declarações claro que amanhã serão desmentidas com um "as minhas palavras forma tiradas fira do contexto..."

    aguardemos

    já estou como o outro: "graças a deus que sou ateu"...fónix!!!

    ResponderEliminar
  3. Tenho ouvido muita coisa por parte da Igreja Católica... mas nunca pensei em ouvir em pleno Séc. XXI declarações tão xenofobas e racistas como as de ontem à noite!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo18:11

    Muitas pessoas vêem as palavras do patriarca como xenófobas. No entanto, eu não as vejo assim. Subscrevo que o casamento entre um muçulmano praticante e um cristão praticante não constitui uma situação fácil porque ambos partilham culturas e usos diferentes. Eu não digo que não seja possível, mas lá que é complicado é, quanto mais um casamento entre individuos que partilham a mesma religião.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo19:30

    O cardeal disse o que talvez devesse ter calado, atendendo à posição que tem.Mas que não é nada que não se saiba....
    mb

    ResponderEliminar
  6. Eu que sou ateu: Compro!

    ResponderEliminar
  7. Existe alguma comparação possível com o que disse o meu conterrâneo? De certeza absoluta!

    Tem a mesma "gravidade"? Nem por sombras!

    Daqui a 3 dias já ninguém se lembra disso...

    ResponderEliminar
  8. Pela posição que ocupa, o Cardeal Patriarca de Lisboa não deveria ter proferido tal afirmação.Mas, e que me desculpem a pergunta: Disse alguma mentira?

    ResponderEliminar
  9. Anónimo16:32

    Fico contente, por saber que alguns leitores deste blog, ASSUMAM, que nunca se arrependeram de ter dito algo menos correcto, que não são racistas nem xenofobos, que são a favor de casamentos entre diferentes religiões,e entre raças, e essencialmente tenham como ponto de critica algo que faz parte da historia(passado).
    Mas,mediante tal o que mais me alegra é saber que nenhum destes leitores se vai candidatar a 1º ministro!! Ou vai???
    Se por acaso o fizerem, por favor, alarguem os vossos conhecimentos para saberem argumentar uma critica e não digam sempre o mesmo! Dá má imagem!!!!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo16:46

    O Cardeal Patriarca agiu como um patriarca. Fez a sua obrigação! Foi realista e só mentes muito estreitas poderão dizer o contrário. E não há aqui nada de religioso. Há uma realidade que não é possível escamotear. O Islão propaga-se por via hereditária, isto é, filho de muçulmamo é muçulmano e jamais poderá ser outra coisa. Portanto, quem aceita casar com um muçulmano converte-se, obrigatoriamente, a uma nova religião que é o mesmo que dizer que aceita um novo código de conduta. Isto é assim apenas para os muçulmanos, em todas as outras religiões existe liberdade de escolha.

    ResponderEliminar
  11. Anónimo18:26

    @Anónimo 4:32pm:
    Obrigado pelo conselho! De facto, há que dizê-lo com frontalidade, e com todo o respeito que merece, que o seu argumento é sublime. Demonstra uma ilustre capacidade e fluência argumentativa que faz inveja a qualquer um.

    P.S.: Ainda bem que V.Ex. se candidatou a "Otário 2009". Meus sinceros parabéns.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo21:46

    ãnonimo 6:26,sentiu-se ofendido???

    ResponderEliminar
  13. Anónimo00:57

    Anónimo 9:46, gostou???? Ainda bem. O prazer foi todo meu. Boa noite.

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!