quinta-feira, janeiro 29, 2009

Cristal da Pele

Há uns anos atrás tive a ideia de promover um espectáculo em que se recitavam poemas de grupos de musica moderna portuguesa acompanhado por um piano. Mas ter ideias é coisa de idiotas e os virtuosos são aqueles que têm a audácia de as colocar em prática.
Com Cristal da Pele os Lendias d` Encantar inauguram um performance poética que junto um actor e um músico.
O espectáculo desta noite foi no palco do Auditório; dito assim, o meu bom leitor não conseguirá entender que o público se sentou numa improvisada plateia, sita no próprio palco, permitindo uma agradável promiscuidade entre o espectador e a sala.
António Revez teve uma encenação audaz e arriscada, com um jogo de silêncios fantásticos; mas saiu-lhe muito bem: está a tornar-se um encenador! O texto tinha como base um livro de José Manuel Carreira Marques teve uma excepcional escolha de textos, com uma intensidade poética e quase-dramática que merece ser enfatizada.
Sobre o músico (César Filipe) até eu que sou surdo ouvi e gostei bastante: dizem-me que apenas houve um ensaio, mas a verdade é que a quimica entre a palavra e as teclas foram magnificas.
Deixo para o fim a actriz, in casu, Tanya Ruivo, de vestido vermelho. Já a tinha visto uma vez e não me tinha estusiasmado; aliás, cheguei a escrever aqui que tinha perdido a virgindade teatral nessa peça, tendo a mesma corrigido-me posteriormente (um erro muito comum nos homens!). Hoje, vi outra Tanya. Extremamente segura, recitou muito bem numa encenação muito física, foi bastante expressiva e intensa, entrou no texto. Repito: entrou no texto, que será provavelmente o maior elogio possível! Quiçá tenha abusado nos adjectivos, mas cada um deles aplica-se na perfeição à actuação desta jovem actriz nesta noite!
Terão ficado coisas por dizer - mas ficam sempre coisas por dizer! Mas hoje não me apetecem polémicas: digo apenas, triste o país ou neste caso a cidade, que não tem memória, que não tem a decência de homenagear aqueles que merecem. E mais não me apetece dizer...

Post Scriptum - Recordo os leitores que assistiram à peça, que este texto foi escrito sem nenhuma referência aos dois orgasmos múltiplos que a actriz teve em palco!

8 comentários:

  1. Anónimo15:03

    Também gostei muito. E quem esteve presente, compreende o seu PS!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo15:09

    E não o convidaram para o beberete?

    ResponderEliminar
  3. @segundo anónimo - Tanto quanto sei o "beberete" estava aberto a todas as pessoas que assistiram, logo, incluia-me. Se optei por não ir, foi apenas porque hoje tinha aulas e quis descansar. Mais. Sempre que vou ao Pax Júlia sou SEMPRE recebido com IMENSA cordialidade e simpatia. Ontem não foi excepção! E sim: quando saí, recordaram-me que havia o beberete mas declinei com o fundamento supra referido!

    ResponderEliminar
  4. @primeiro anónimo - piadas à parte, foram momentos de excelente interpretação. E bem mais díficil do que podemos supor!

    ResponderEliminar
  5. Obrigado pelos elogios. Sei que são sinceros e por isso os agradeço.
    Tens toda a razão no que toca as homenagens, acho que estas devem ser feitas em vida.
    Tentei a minha maneira, bruta, sem palavras, sem conhecimento do autor, (só o informei na segunda feira) homenagear o poeta, o homem. Não gosto de fazer grandes alaridos destas coisas, prefiro assim, no silencio, agradecer o trabalho, a inteligência, a sensibilidade, os feitos e principalmente a sua obra poética.
    Tentei dar o meu contributo, mostrar o meu reconhecimento. Não sei se consegui.
    ABRAÇO

    ResponderEliminar
  6. Entendi bem? O público estava no próprio palco? Uma ideia nada má...peeenso eu de quê!

    Gostava muito de ir ver esse espectáculo, mas estou cheio de trabalho, e ainda estamos a preparar o nosso espectáculo do dia 7 - aproveito pedir-te, por especial favor, uns dias antes dessa data meter aqui o nosso cartaz, está no meu blog - obrigado!

    Voltando ao espectáculo ao que te referes. Teve que ser no Auditório e não na Sala Estúdio devido ao facto de o piano não poder ser transportado até a essa mais pequena sala do Pax.

    Acerca dos orgasmos multiplos (só mesmo tu...), penso que já não deverá haver muitas oportunidades em ver esta excelente actriz a actuar pelas nossas bandas já que pensa, tanto quanto sei, em deixar o nosso Alentejo...;)

    ResponderEliminar
  7. @Revez - Honestamente gostei. Tenho mil defeitos mas não sou hipócrita. Se não tivesse gostado não fazia post ou, se fosse realmente mau, faria um a criticar (ainda que quiçá com eufemismos!).
    Sobre a homenagem... não queria alongar-me no tema, mas, pareceu-me que algumas tinham de estar preenchidas...

    ResponderEliminar
  8. confesso que fiquei sem palavras... agradeço todas as palavras de elogio! fico muito contente em saber que muita gente gostou!
    sim, deixo o vosso alentejo, mas levo muita coisa boa daqui! as pessoas, os sítios, os risos, as palmas... como escrevi num post, "beja encanta".
    mais uma vez obrigada!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!