sexta-feira, janeiro 16, 2009

100 razões para amar Beja - 9

Uma maravilhosa razão para amar Beja é a calma! Para quem não tem esta cidade dentro de si, falar em calma, poderá levar o mais distraído leitor a confundir o prazer da calma com as frases jocosas que os lisboetas de todas as cidades, mimam uma determinada forma de viver a vida!
Encanta-me a calma de uma cidade onde ainda há tempo para viver, uma cidade onde mais que a vida passar por nós, nós passamos pela vida!
Em Beja ainda temos o privilégio de ter tempo, de ter o "vagar" para fazer as coisas! Inúmeras vezes caímos na tentação da lamuria e do queixume, reclamando que a cidade é demasiado pacata! Mas a pacatez da cidade é uma das suas mais exuberantes bandeiras! É a calma que transpira nesta cidade que nos permite fazer as refeições em casa, ir ao café onde todos sabem o nosso nome, onde nos sentamos sem pedir porque nos conhecem os gostos, onde nos cruzamos com caras que nos sorriem, onde temos tempo para ter amigos dos verdadeiros, uma cidade que nos permite a gentileza de numa tarde de chuva dar boleia ao colega ou amigo, mesmo que este tenho como destino o extremo oposto da cidade!
Choramos por desdém a melancolia da cidade, sem cuidarmos de pensar no privilégio de Beja nos permitir a calma de ler numa esplanada um bom livro, de permitir um passeio nocturno nas noites em que o calor do Verão nos rouba o sono, de deixar fazer amor no fogão um petisco daqueles que precisa de horas para atingir a perfeição!
Pateticamente confesso que me apaixona nesta cidade a calma que nos permite ter tempo para meditar, a nostalgia da interiorização, a virtualidade única de não precisar de ter pressa, o supremo de luxo de poder dizer, espero-te! Com calma!

20 comentários:

  1. Isto tem um nome:

    Qualidade de Vida!

    Oxalá que continue assim :)

    ResponderEliminar
  2. Anónimo00:38

    Mais um excepcional texto! Parabens H!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo00:42

    Simplesmente maravilhoso...

    ResponderEliminar
  4. Anónimo01:21

    e aquela coisa que é poder sair a noite, encontrar os amigos e saber que amanhã todos nos vamos reencontrar e ter capacidade para tornar a faze-lo!

    tantas vezes sou reecriminado por gostar de beja e desprezar lisboa.. faço-o hoje, como já o faço desde há anos e não sinto qualquer remorço por tal!!

    jh

    ResponderEliminar
  5. Anónimo02:12

    Ora aqui está uma boa razão para amar Beja!!!
    Concordo com o leitor Zig, a qualidade de vida desta cidade é que mais valorizo!!!
    Parabens pelo texto. Como Sempre está lindo.

    Gostava era de saber onde fica "esse" café......

    ResponderEliminar
  6. eu cresci na linha de sintra. tempo?! não existia. ir a pé para o trabalho? poder optar por levar o carro e demorar no máx. 10 minutos para atravessar a cidade?! em sonhos...
    eu cá gosto muito. e não troco por nada.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo11:47

    Também eu adoro esta calma e pacatez e ainda temos a vantagem de estar entre o Algarve e Lisboa se porventura necessitarmos de confusão (falo do Verão no caso do Algarve) É realmente um privilégio!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo16:41

    É realmente uma excelente razão para amar a nossa cidade. Que assim continue!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo18:38

    Que calma?
    A das pessoas abatidas a tiro à porta dos bares

    ResponderEliminar
  10. @anónimo - Escrevi claramente que há uma Beja que acorda quando os bejenses se deitam. Mas.. não será a morte de uma andorinha que faz terminar a Primavera!

    ResponderEliminar
  11. eu começo a achar que a mostrares as coisas boas da cidade desta maneira... Qualquer começamos a ter uma invasão populacional!!!!!!!
    Já sabes que depois a culpa vai ser apontada a ti!
    hehehe

    ResponderEliminar
  12. Anónimo22:24

    Kerido H
    Não foi só uma morte, pois não?
    E ainda não chegaste ao Carmo Velho.

    ResponderEliminar
  13. @anónimo - Claro que há criminalidade em Beja. Mas... continuo a entender que Beja é uma cidade segura! Os factos que relatam são graves, bem sei, mas... foram praticados em determinadas e especiais circunstâncias!

    ResponderEliminar
  14. Anónimo11:43

    Excelente post! Ainda no outro dia, fui com a minha mulher às finanças, ao banco e à segurança social. Fomos tratar de assuntos importantes e andamos sempre a pé. Demorámos pouco mais de uma hora!

    Em Lisboa, só para ir à Segurança Social, perdia um dia, com sorte!

    ResponderEliminar
  15. Anónimo14:41

    Clap clap. Bom texto. Gostei e concordo.

    Bem haja a todos que gostam de Beja.

    ResponderEliminar
  16. Anónimo17:35

    Em Lisboa e em todas as cidades onde existe a necessidade de olhar para o relógio de cinco em cinco minutos...é só stressadinhos. Tá um texto muito interessante. Venho sempre a este blog quando preciso dessa calma. Faz-me reviver, pensar e sentir o clima do Alentejo onde essa qualidade de vida impera e dura.

    ResponderEliminar
  17. @filipe - Obrigado pelas bonitas palavras!

    ResponderEliminar
  18. Anónimo23:47

    Calma?! Ou será marasmo, pasmaceira, "no pasa nada"?!Calma?! Só se for no Verão com 40 e tal graus à sombra!

    Muitos dos que por Beja residiram e se foram embora, garantem-nos, não regressavam nem por "todo o dinheiro do mundo".

    ResponderEliminar
  19. @anónimos - E muitos regressavam por metade do que ganham hoje!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!