quinta-feira, janeiro 22, 2009

Chamem-me o que quiserem...

Em plena crise literária, num momento de profundo desespero, voltei a tentar ler Saramago e o seu novo "elefante". Chamem-me todos os nomes, mas não gosto, não suporto, não tenho paciência para a arrogância de não usar pontos final e as letras minúsculas, mais as virgulas e o raio de uma história absurda. Digam o que disserem, mas com excepção do Levantado do Chão - que é brilhante - Saramago escreveu coisas razoáveis, outras medianas e muitas intragáveis!

12 comentários:

  1. Anónimo19:26

    Nem razoáveis, nem medianas, e intragáveis é só mesmo 'apelido'!!
    E os livros são um atentado à lingua portuguesa...regras gramaticais e de pontuação nem vê-las! O homem tem qq problema mal resolvido com o facto de ter 'nascido português', daí o ter ido viver p/ Espanha e dizer q o nosso país devia ter sido 'absorvido' pelos espanhóis! Por aqui, se vê...mais palavras para quê?!

    ResponderEliminar
  2. @h

    Já leu Daniel Silva? dos 8 da série Gabriel Allon li 6 entre Novembro e Dezembro (do outros 1 está esgotado e o outro ainda não saiu cá)

    aposto que serão do seu agrado pela envolvente da (hi)estoria, e pelo personagem.

    Qunto ao saramago... abominavel

    ResponderEliminar
  3. Anónimo21:23

    Cuidado quando se faz critica literária com alguma leviandade....

    ResponderEliminar
  4. Anónimo22:29

    Eu compartilho da tua opinião H. Eu sou daquelas pessoal q devora livros, e tudo o q começo a ler acabo. tudo menos Saramago, e já fiz mais do q uma tentativa, acredita.
    Estou à espera do teu livro, esse sim põe qq escritor a um canto com certeza...parabéns pela facilidade q tens na escrita, o q eu invejo.

    ResponderEliminar
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo23:54

    Lê o Ensaio sobre a Cegueira. Marca, mesmo para quem não é grande fã do escritor, como é o meu caso, e menos ainda do homem por detrás do escritor, pelo menos a avaliar pelas atitudes públicas. E já agora vê a versão cinematográgica do Fernando Meireles. Soberba.

    Carla

    ResponderEliminar
  7. H, subscrevo na integra o que escreu. Não gosto da escrita de Saramago e, não sei porquê também não gosto muito do velhote.

    ResponderEliminar
  8. Desculpem o erro, deve ler-se "escreveu".

    ResponderEliminar
  9. Anónimo10:23

    Concordo com a Carla, tentei começar por outro livro, o Memorial do Convento, e não consegui passar das 1ªs páginas (tentei mais que uma vez!), até que, toda a gente me sugeria o Ensaio sobre a Cegueira, esse sim consigo ler (ainda estou a meio) e entretanto fui também ver o filme, vale a pena. Mas apesar de gostar da história, concordo que a forma de escrever é horrível e custa a adaptação à mesma. O que mais me mete confusão é o Sr. separar os diálogos das personagens com uma simples vírgula seguida de uma letra maiúscula ... aberração!

    ResponderEliminar
  10. Ficar-me-ia mal comentar... Mas se alguma vez, assim por acaso, lhe der para comprar e ler um livro chamado À Sombra da Chuva, diga-me qualquer coisinha... (lá pelas bandas da mesma Verso de Kapa, do Sinto Muito - Lobo Antunes)

    ResponderEliminar
  11. @vida hi-fi: quem escreveu?

    ResponderEliminar
  12. ... se não for dissuasor... eu! Pronto, ok, eu sei... não sou conhecida como o Saramago! ;-)

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!