sexta-feira, maio 15, 2009

100 razões para amar Beja - 69

Bem sei que dada a numeração, os meus puritanos leitores esperavam uma diferente razão! Eu próprio ponderei fazê-lo, mas confesso que a imaginação nem sempre acompanha os nossos desejos!
Nem sempre os nossos desejos nos guiam na direcção certa, como, nas mais das vezes, até desejamos coisas que são impossíveis de concretizar! E sentimos a frustração de não conseguir o impossível, sem cuidarmos de apreciar o tangível que está na nossa frente!
Vem isto como preliminar de mais uma razão para amar Beja, in casu, a comunicação social regional!
Estou ciente que muitos vão estranhar esta razão! Até porque muitos não ignoram que desde há muito condeno a falta de isenção da Rádio que chamo Voz do Município e não aceito que um jornal pago por todos nós seja vergonhosamente tendencioso! Como não sou cego ao ponto de reconhecer que o CorreioAlentejo (no qual tenho o prazer de colaborar) é um projecto ainda em construção e, como tal, com lacunas e falhas!
Mas há outra forma de analisar a comunicação social da cidade. E se quisermos ser honestos, teremos de reconhecer que é notável que uma cidade de menos de 25 mil habitantes tenha duas rádios locais, dois semanários e ainda o Alentejo Popular (tenho ternura por este pasquim, que me recorda sempre aqueles quentes anos 74), uma revista com a qualidade do Mais Alentejo, outra a começar agora que é a 30Dias, uma ou duas televisões na internet e ainda, porque não dizê-lo, alguns blogues que em muito excedem a dimensão da nossa cidade!
Sim! Isto é uma razão de orgulho...

17 comentários:

  1. Anónimo00:28

    e eu que aguardei ansiosamente pela 69ª razão...
    e como se não bastasse nada posso dizer em relação a este assunto!
    Não oiço e naõ leio comunicação social regional!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo11:09

    também eu aguardei por esta 69ª razao com expectativa e "ilusion",mas você é 1 chato e põe-me aqui as 2 rádios e os pasquins locais.

    sobre as primeiras pouco tenho a dizer por nunca ter sido muito dado a ouvir rádio.

    quanto aos segundos,confesso o meu mórbido e mundano hábito, partilhado por imensos bejenses, de os ler para, em primeira análise, me inteirar sobre quem faleceu (secção da necrologia) e depois passar os olhos sobre os editais de finanças e/ou tribunais.

    Faço uma ressalva que remete para a sua. Tal como já lhe havia dito algures no seu buraco (perdão pelo uso de uma expressão que a si pertence), também eu nutro 1 certo gostar pelo Alentejo Popular, dado tratar-se de uma obra familiar de um tio meu homónimo!

    Findo ao recordar a minha desilusão com este 69! ;)

    Hugz,

    JH

    ResponderEliminar
  3. Concordo com o que o H isse em relação ao diário do Alentejo que, quer queiramos quer não é um jornal feito á medida do PC mas, verdade seja dita o Correio Alentejo também não deixa de puxar a brasa à sardinha do PS. precisamos de um jornal independente na nossa cidade, que dê "porrada" e elogios, que seja verdadeiramente informativo e não tendencioso.

    ResponderEliminar
  4. Pedro16:15

    Talvez seja por isso que o actual Presidente da Câmara retirou o único subsidio que a Rádio Voz da Planicie tinha (irónico).
    Para mim, isso é guerra da rádios, a quererem atirar pedras uma à outra.

    ResponderEliminar
  5. @Pedro - Há muitas formas de financiar, todos sabemos!
    Consegue dizer que há hostilidade entre a RVP e a CMB sem se rir?!!

    ResponderEliminar
  6. Pedro17:48

    Sei, de fonte mais que segura, que a Câmara cortou qualquer subsidio à rádio.
    E precisa de haver hostilidade? Não se pode elogiar o Presidente da Câmara?
    É a sua opinião, mas eu discordo. E não pense que só a Rádio Pax é independente.

    Isto faz-me lembrar o "slogan" que o director da TVI gosta de referir sempre que vê uma câmara e um microfone: "Apostamos na ficção nacional E somos um canal indepentente." Querem ver que os outros canais não o são...

    ResponderEliminar
  7. @Pedro . Os subsídios hoje são proibidos! Pelo que o que diz é verdade: como é verdade no caso da Madeira e do Alberto João..

    ResponderEliminar
  8. Anónimo18:33

    Estas "suas razões" são cada vez mais uma mão cheia de nada e outra de coisa nenhuma: falta-lhes conteúdo e a tal "isenção" cuja falta tanto gosta de apontar a dedo a outros!

    Porque Beja não está isolada do resto do País e do Mundo quem de cá sai vê outras coisas, compara e, acredite, a esmagadora maioria não encontra meia dúzia de razões para gostar de viver em Beja ...

    Tenha um bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  9. anónimo - são as minhas razões e como tal são discutíveis!
    Não sendo um homem do mundo, acredite que já vi algumas coisas: e continuo a acreditar nas razões que fazem teimar em não sair de Beja.
    Sobre a falta de conteúdo que me aponta, é uma opinião sua que tenho de respeitar!
    Tenha um excelente fim de semana!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo18:59

    anónimo das 6:33
    Deste-lhe na touca e na mouche! Que tangas, este H

    ResponderEliminar
  11. @outro anónimo - É a sua opinião e respeito-a! Já agora, porque concorda com o anónimo anterior? Quer concretizar?! Ou isso é complicado?

    ResponderEliminar
  12. Anónimo19:15

    falta-lhes conteúdo e a tal "isenção" cuja falta tanto gosta de apontar a dedo a outros... chega?

    ResponderEliminar
  13. @anónimo - eu ler, ainda sei! O que lhe perguntei, foi, porque diz que me falta isenção?
    (na questão do conteúdo não entro porque é obviamente algo subjectivo)!

    ResponderEliminar
  14. Anónimo19:29

    É notável a paciência que o H tem para estes otários. Como dizia o outro: manda-os à MERDA!!!

    ResponderEliminar
  15. Anónimo21:16

    anónimo das 7:29
    Posso mandar eu? Então VAI À MERDA

    ResponderEliminar
  16. Anónimo22:12

    Se existem tantas e tão boas razões para se gostar de Beja porque é que decidiu apoiar uma candidatura que supostamente pretende a mudança?! Não se entende!! Decida-se, defina-se e assuma-se de uma vez e deixe-se de meias tintas que ninguém entende ...

    ResponderEliminar
  17. @anónimo - Eu apoio de forma assumida e inequívoca uma candidatura que defende a mudança. Que me parece óbvia e necessária.
    E acredito que esta cidade tem IMENSO potencial e que se podem fazer coisas muito bonitas!
    Onde há incoerência nisso? Ou meias tintas?
    Com todo o respeito, acho que o seu comentário foi profundamente infeliz!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!