domingo, maio 17, 2009

Festival da Juventude - Pontos nos "is"!!!

Terminou ou vai terminar agora o 1º Festival da Juventude de Beja cujo resultado foi um rotundo fracasso, tão evidente que nem os responsáveis camarários irão ter coragem de desmentir! E como já deu para perceber vai responsabilizar-se o cancelamento de um concerto e atacar quem criticou a iniciativa para procurar branquear o fracasso!
Se dividirmos o dinheiro investido na Festa pelo número de pessoas que pagaram bilhete, concluiremos que seria possível oferecer a cada pessoas que pagou para o festival uma viagem a Nova Iorque para ver os U2!
Não alinho em equívocos: assumindo o risco de os factos me contradizerem, do mesmo modo que aplaudi o Programa das Festas da Cidade, há um mês atrás escrevi "Mas não posso deixar de tecer um comentário crítico à data que foi escolhida! E faço-o antes do Festival, abdicando da comodidade de ficar calado antes para criticar depois.
A data foi tragicamente escolhida, consequência lógica do secretismo eleitoral com que o festival foi concebido, decorrente do vicio de governar sozinho sem ouvir ninguém, excepto aqueles que se limita a dizer que sim a tudo! Não apenas se encaixa entre a Ovibeja e as Festas da Cidade, sendo portanto em comparação uma iniciativa muito menor e menos abrangente, como é totalmente incompreensível que se acumulem em vinte dias três grandes iniciativas para os jovens."
E honestamente não foi preciso perspicácia para vaticinar o fracasso da iniciativa: era puro bom senso! Matou-se o BejaAlternativa e procurou agora inventar-se em cima do joelho um Festival, escolheu-se provavelmente o pior fim de semana do ano (ainda acho que o tipo que escolheu a data é apoiante de uma candidatura adversária!!) e pretendeu-se fazer um Festival onde nunca se percebeu o conceito, qual o público alvo, a estratégia de divulgação, etc. É por demais evidente que quando toda a preparação é paupérrima o resultado só por milagre não é mau!
Ninguem se iluda! O fiasco deste fim de semana é péssimo para todos. Mas enfiar a cabeça na seara e fingir que nada aconteceu, inventando desculpas tolas é ainda pior! Porque não perceber que foi uma iniciativa falhada seria voltar a repetir no próximo ano as mesmas asneiras esbanjando novamente milhares de Euros do dinheiro público. Ou com base na incompetência, arranjar o pretexto para acabar com um Festival que os jovens da cidade precisam e merecem! (porque ter memória é fodido, importa não esquecer como mataram o BejaAlternativa).
Por tudo, este será o momento para os responsáveis reflictirem, perderem o vício de não ouvir ninguém e procurarem em todas as críticas ataques pessoas ou baixa política. Se há um objectivo que agora é comum a todos - fazer de Beja uma Capital da Juventude - importa perceber que o objectivo não se consegue com uma festa pensada em cima do joelho, nem um fiasco pode ser desculpa para abandonar o objectivo. Porque os jovens de Beja merecem muito mais do que lhe temos oferecido..

25 comentários:

  1. Falhanço porquê? Só porque os Buraka cancelaram na sexta-feira e a produtora se esqueceu de avisar os responsáveis da CMB? Onde é que está a culpa dessa CMB? Na data escolhida? Se fosse mais tarde, essa juventude se queixava que seria no meio dos exames! Se fosse antes ainda o tempo estaria frio. Se fosse depois do verão toda a gente criticava a CMB por estar junto ao da Vidigueira. Em que ficámos? BejaAlternativa? Sim, também gostei muito desse evento, mas muitos moradores junto à Casa da Cultura nem por isso!

    Ai a politiquice...

    ResponderEliminar
  2. @meu caro amigo Zig...
    Salvo melhor opinião, parece-me que politique foi matar dois festivais, nada fazer em 4 anos e inventar este em ano eleitoral!
    Mas.. respondendo!
    Fracasso, mede-se pelos meios usados e a projecção, bem como pelo resultado que foi face ao que existia!
    Sobre a Data.. há um mês atrás, não me limitei a criticar a data - que, para quem conhece a cidade, os seus jovens e o nosso tecido económico, era visivel ser um disparate - como propus uma data alternativa!
    Por falar em alternativa: tens razão quando dizes que prejudicava os moradores. Mas.. não tinha sido muito mais lógico continuar com o BejaAlternativa em outro local e com mais algum investimento, do que matar o festival e inventar esta coisa?!!

    Ultima nota: vamos aguardar se se vai esclarecer os factos de ontem e procurar responsabilizar juridicamente eventuais responsáveis. Já agora: quem foi a entidade responsável pelo agenciamento das bandas?!

    ResponderEliminar
  3. 7Sons LDA

    Terá havido uma falha de comunicação, agora, de quem, não sei.

    Mais uma vez, a data. Melhor do que poucos sei como é complicado escolher uma data certa para um certo e determinado evento. Uma vez escolhido, não há voltas a dar, está escolhido. Só mais tarde muitas vezes se vê que foi um erro, mas nesse caso não foi um erro assim tão grande, em minha opinião.

    Na CMB há muito tempo que se discutia (pelo menos há 3 anos...) o que fazer em Beja para a juventude, o que fazer com a BejaAlternativa. Saíu o Festival da Juventude, é melhor que nada, porque se nada fosse feito a "constatação" seria muito maior. E, criticar essa câmara por estar a promover tanta coisa em ano eleitoral também não vinga, outras câmaras fazem precisamente a mesma coisa, isto não é exclusivo da CMB - peeenso eu de que!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo18:46

    O Sr. ZIG é funcionário da CMB, ou é apenas mais um comunista?

    ResponderEliminar
  5. @ZIG - No texto onde falei do Festival, afirmo que a CMB do PCP fez o mesmo que fazem todas as outras de todos os partidos!
    Sobre a data... honestamente - e disse-o ANTES - acho trágica! Um erro de palmatória entalar o Festival entre a Ovibeja e as Festas da Cidade, ainda por cima, na semana de Pausa Pedagógica da maior escola da cidade e no Mês das Queimas!

    Não conheço a empresa e desejo que não seja a mesma de um célebre espectáculo de ano novo. E espero que todos os mecanismos jurídicos sejam assegurados para ressarcir o prejuízo que é de todos os munícipes!
    Termino: três anos a pensar e cerca de 15 a 20 mil contos (não se sabe ao certo quanto!) para este Festival, parece que merece reflexão. E acho importante falar nisso: no passado, mesmo sem o reconhecerem, deram razão aos críticos e conseguiram fazer a festa de ano novo igual gastando metade do dinheiro!

    ResponderEliminar
  6. @anónimo - O ZIG é alguém cujo partido desconheço, mas sério e integro! Defende o que acredita. No caso.. estamos apenas em profundo desacordo!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo19:01

    Beja é uma merda...

    qual juventude qual que...

    por este caminho daqui a anos e so cegonhas, oliveiras e velhos!

    ah e claro... o H tb ca fica!

    ahahah

    ResponderEliminar
  8. @anónimo - Peço desculpa por gostar da minha cidade!

    ResponderEliminar
  9. Acabaram com o bejalternativa porque?? era um festival/feira que ja tinha publico, e de ano para ano era um evento cada vez melhor, com mais iniciativas. Então mas perceberam agora que beja precisava de alguma coisa para os jovens?? então mas não tinham já??

    ahh e a desculpa de ser na casa da cultura não pega, porque fez-se pelo menos uma edição no parque da cidade e foi das melhores edições que vi do bejalternativa.

    é de aplaudir a iniciativa de fazer alguma coisa, mas é de criticar o terem acabado com algo de bom, para começar agora do inicio outra vez.
    E concordo quando dizem que a data foi mal escolhida, porque foi manifestamente mal escolhida.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo19:56

    Uma pergunta apenas : o H esteve no festival para tirar conclusões tão categóricas sobre 0 sucesso ou insucesso dessa iniciativa?

    ResponderEliminar
  11. Sr. Anónimo das 18h46:

    Não sou funcionário da CMB nem comunista, sou apenas alguém que está mais dentro desses assuntos da cultura de Beja do que a maior parte das pessoas que vêm para aqui comentar sobre assuntos que não entendem, entendido?

    Acerca da empresa, está online, basta ver no meu blog nas notícias de hoje.

    H:

    Acho que foi escolhida em determinação das disponibilidades dos grupos que actuam, mas posso saber isso melhor, se houver interesse nisso, pois claro.

    Não sei qual é a verba implicada neste festival, mas a entrada era paga, por isso, se houvesse Buraka certamente que dava positivo (9€...). Agora, esse caso ainda vai dar pano para mangas!

    Partidos? Penso que sou cada vez mais apartidário, independente, talvez. Mas é como tu dizes, debato-me pela verdade, e defendo as pessoas que trabalham na cultura, como neste caso os organizadores do festival. Já agora, essa discussão toda existia se os Buraka tivessem vindo e se houvesse uma enchente "à antiga"?

    ResponderEliminar
  12. @ZIG - Falei antes! E estou convicto que mesmo com Buraka o resultado era buraco, neste momento.
    Se o que justificou a data foi a disponibilidade das bandas, então ainda é mais lamentável!

    ResponderEliminar
  13. @anónimo - Tive o cuidado de me documentar devidamente. Porque contrariamente a si assino o que escrevo!
    Mas.. discorda? Acha que foi sucesso?
    Use a matemática...

    ResponderEliminar
  14. Anónimo20:16

    Então, deixe-me que lhe diga que está muito mal documentado. Bastava ter estado lá ontem à noite para ver o "buraco", mesmo sem os buraka. Milhares de jovens a divertirem-se e a dançar até às cinco da manhã.
    Só que às vezes há quem não consiga, ou não queira, aceitar certas realidades.

    ResponderEliminar
  15. @meu caro anónimo - se está satisfeito com o resultado de um investimento de 15 a 20 mil contos é uma opção que terei de respeitar!
    É como diz: há quem não consiga ou não queira ver certas realidades!
    (PS - tenho pena que não tenha coragem para assinar: teria piada ver o que iria dizer amanhã depois de surgir a posição oficial!!!)

    ResponderEliminar
  16. Quando o termo de comparação é fraco ou inexistente a satisfação alcança-se com muito pouco.....

    ResponderEliminar
  17. Anónimo23:43

    Uma iniciativa não é um fracasso só porque o h decreta que foi.Nós percebemos a sua intenção, mas lamento não vai conseguir os seus objectivos , os milhares de jovens que lá estiveram não vão deixar que passe essa imagem de fracasso

    ResponderEliminar
  18. @anónimo - repito o que disse ao outro anónimo!

    ResponderEliminar
  19. Anónimo01:40

    "milhares de jovens" em Beja?!

    Isso é possivel?!

    por acaso estou de acordo com o h !O dinheiro , que tb sai do meu bolso, deveria ter sido mais bem aplicado!
    A juventude contenta-se com pouco!!
    Buraca ou Buraco, alcool...(a pandora serve para isso)
    Era bem mais interessante que esta iniciativa abrangesse outro tipo de actividades!
    Há juventude e juventude!
    Quem não gosta de noitadas e copos, neste caso, não é jovem!
    Mas...são as limitações da vida!

    ResponderEliminar
  20. realmente... milhares de jovens, não deve estar a falar de beja de certeza.

    ResponderEliminar
  21. Anónimo18:16

    Milhares de jovens em beja?
    onde foi isso? é k eu moro frente ao parque da Ovibeja e não dei por nada..
    aahh, só se foi no parque da cidade...

    ResponderEliminar
  22. Anónimo15:03

    pode ir ver as fotografias do festival da juventude em www.festivaldajuventude.com
    e delas tirar as ilações que quiser. as imgens valem mais que mil palavras, principalmente quando são vindas de quem se preocupa com o bota abaixo!

    ResponderEliminar
  23. @anónimo - Divulgue os números do Festival. Quanto se gastou, quantos bilhetes foram vendidos!
    Depois... vamos ver quem elogia o que merece ser elogiado, critica o que deve ser criticado.. e aqueles que procuram enfiar a cabeça na areia e são incapazes de aceitar uma crítica, porque se entendem donos da verdade absoluta!

    ResponderEliminar
  24. Anónimo17:44

    a dor é profunda né :) Para o ano será o 2º Festival da juventude!

    ResponderEliminar
  25. @anónimo - vê como não têm coragem de revelar os números?
    Mas numa coisa estamos de acordo: se tudo correr bem, para o ano há um Festival da Juventude a sério. Se correr mal... vamos ter outro daqui a 4 anos, perto das eleições. Como agora...

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!