quinta-feira, maio 14, 2009

A roupinha das pitinhas...

Ontem o País andou histérico a falar sobre um tal de regulamento interno de uma escola do Pinhal Novo que aconselhava as miúdas a vestirem roupa decente! Vi a notícia na diagonal, pelo que ignoro se tratava do comprimento das mini saias, da cor da lingerie ou proibir a adorável prática das calças descaídas de cuecas de fora!
Esclareço que há muito defendo o uniforme nas escolas públicas! Não na lógica elitista de há uns anos atrás, mas de forma a incrementar a democracia e igualdade nas instituições de ensino (as razões davam agora trabalho a explicar e estou sem vontade!).
Mas se gosto de uniformes, condeno que as escolas façam este tipo de regulamentos. Como deu-me nervos ver a Associação de Pais a aplaudir estas medidas!
Reconheço que muitos dos nossos jovens não vistam roupas adequadas para o ambiente escolar, mormente no ensino secundário (confesso que não acho que no superior o mesmo aconteça!). Mas não deve ser a escola a resolver esse problema: essa é uma missão dos pais, que devem ser eles a monitorizar as roupas que os seus filhos vestem! Já chega de os pais se demitirem das suas funções...

9 comentários:

  1. Basicamente concordo.
    Mas não é facil, em certas condições, limitar o que os miudos (normalmente os adolescentes) vestem.
    Eles limitam-se a tirar partido do mundo e da sociedade que criámos...
    Agora é aguentar, porque dar a volta à situação parece-me complicado nesta altura.
    Teremos de descer bem mais para se poder começar a mudar.

    ResponderEliminar
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  5. Sinceramente acho uma vergonha as medidas que estão a ser tomadas pela escola. Estamos em que seculo afinal...

    ResponderEliminar
  6. Anónimo17:48

    Estamos no século das ditaduras modernas, pelo que parece. Que vergonha!!!
    A.D.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo18:43

    Estou de acordo relativamente ao uso de uniforme!
    Considero urgente o apelo aos pais, em relação á forma "diferente" de como os adolescentes se vestem hoje em dia!
    Infelizmente os pais pouco se preocupam com isso e aqueles que se preocupam,deparam-se com problemas com os seus filhos (não aceitam pq serão excluidos do grupo).
    Quanto a ditaduras...até que neste caso seria bem positiva!

    ResponderEliminar
  8. Inteiramente de acordo consigo, H. Felizmente, tenho a possibilidade de proporcionar à minha filha a educação num colégio que tem uniforme. Estranhamente, parece que a opção é de "elites", quando deveria ser, logo em primeira linha, por razões óbvias, das escolas públicas (penso eu de que...)

    ResponderEliminar
  9. Anónimo09:37

    Estou inteiramente de acordo com o uso de uniforme, pois seria uma forma de não haver discrimação entre os miúdo e acabaria com as questões da roupa de marca para os pais que não as podem comprar, mas que os filhos as exigem.
    Mariana

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!