terça-feira, maio 19, 2009

100 razões para amar Beja - 71

Há coisas na vida que só conseguimos dar o devido valor quando as perdemos. E agora nem me refiro à virgindade, mas a tantas coisas simples e complexas que por vezes fazemos à asneira de dar como garantidas, para só quando se perdem conseguimos compreender a falta que nos fazem!
Muitos vão procurar discordar desta razão para amar Beja, alegando que no passado recente até tivemos direito a um homicídio dos graves, que há casas assaltadas e até somos modernos ao ponto de ter um bairro onde livremente se compram sortidos de drogas!
Mas o que fica escrito não pode escamotear uma realidade privilegiada: Beja é uma cidade muitíssimo segura!
Muitos desvalorizam, mas Beja é ainda uma cidade onde nos podemos esquecer de fechar o carro ou deixar um vidro aberto, onde os nossos jovens podem sair pela madrugada e regressar sozinhos a casa, onde as crianças podem brincar livremente nos jardins ou ir jogar à bola com os seus amigos! Beja é uma cidade onde se pode viver sem medos, sem tremer quando os barulhos estranhos invadem a noite, sem temer com a nossa segurança! Talvez seja preciso sair daqui, conhecer outras cidades, outros países, para se poder avaliar com um sorriso o privilégio da segurança!
Esta é com toda a certeza uma das grandes bandeiras da nossa região, uma das mais pertinentes razões para promover a cidade, para convencer outros para fazerem desta cidade a sua, para escolherem fazer a sua vida num local onde ainda se caminha livremente na rua e não existe o receio de sair de casa de noite. Algo que sempre foi regra no nosso País e que infelizmente agora começa a ser uma cada vez mais rara excepção. Felizmente, neste caso, estamos do lado certo...

6 comentários:

  1. Finalmente estamos de acordo :))

    Só espero que essa segurança (que não é assim tanta pelos lados do Parque Industrial...) ainda se mantenha por muitos e longos anos, chama-se a isso qualidade de vida!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo11:39

    Concordo com o H. Mas para a coisa ficar um bocadinho melhor, que tal umas rusgas em força de policia de fora aos bares e umas voltas desses mesmos por as ruas da nossa cidade? Talvez assim as pessoas percebam o que é um lugar de diversao e nao um lugar de confusao. Nao compreendem, vai á repressao

    ResponderEliminar
  3. Anónimo22:17

    Aliás, Portugal é um país muitissimo seguro para se viver com qualidade! Quanto a Beja segura é-o certamente; já quanto á qualidade de vida do Alentejo já temos sérias dúvidas!!

    ResponderEliminar
  4. Pedro22:47

    No Alentejo há segurança e há qualidade de vida. Gostava que o Anónimo de cima concluisse as dúvidas que tem sobre a falta de qualidade...
    Não me diga que pensa como as raparigas que vêm de fora para estudar em Beja e que estão sempre a dizer: "Beja é uma merda. Nem um centro comercial tem." Como se uma cidade tivesse que ser única e simplesmente um centro comercial...

    ResponderEliminar
  5. @Pedro - Mas o realmente giro, é ouvir essas mesmas "raparigas", quando terminam o curso e têm de sair de Beja...

    ResponderEliminar
  6. Concordo, Beja é uma cidade segura. Nunca tivemos problemas de maior. Ao contrário do vandalismo que parece ser, infelizmente, prática recorrente.

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!