segunda-feira, maio 25, 2009

100 razões para amar Beja - 73

Por um amplo conjunto de razões, devo ser a pior pessoa no mundo para escrever este texto! Envergonhadamente confesso que até durante muito tempo estive indeciso se esta era boa razão para amar Beja... ou um excelente motivo para a odiar! Se é que existe uma verdadeira fronteira entre amar e odiar, porquanto, bem mais vezes do que gostaríamos, damos por nós a amar aquilo que sempre pensámos odiar...
Muitas vezes os nossos maiores defeitos tornam-se nas nossas mais exuberantes qualidades! E com as cidades acontece algo semelhante: o facto de Beja ser uma cidade pequena, carrega consigo a qualidade de todos saberem o seu nome!
Obviamente que não todos todos, nem de todos, todos! Mas Beja é ainda uma cidade em que vamos ao café e basta sentar na mesa (ou preferencialmente numa cadeira, mas usar a locução "mesa" confere mais poesia à prosa), para que alguém que sabe o teu nome te traga sem pedires o que queres beber (ou seja café e JPS). Uma cidade onde se vais ao Modelo, o casal que está à tua frente na fila (não bicha!!!) te oferece os pontos no cartão (tinha de escrever isto!), onde no restaurante tens a tua mesa e até te fazem um prato que não está na ementa, porque conhece os teus desejos e caprichos; um local onde te dizem bom dia na papelaria, onde sabem quais os teus jornais e revistas, que comentam com elogio ou crítica as tuas crónicas!
Não sou hipócrita e escamotear que o facto de todos saberem o teu nome tem aspectos negativos: especialmente se tiveres o azar de conjugar o facto de ser tímido e trombudo e ter uma tremenda e histórica dificuldade em decorar nomes de pessoas, mesmo de gajas, mesmo das boas! Mas apesar do entediante de algumas ressabiadas comentarem a vida dos outros, morar uma cidade pequena onde há sempre um tio que é vizinha da prima de alguém, onde todos fomos colegas de escola ou de futebol, onde te sabem o nome e a tua história, onde te recebem com um sorriso quando vais todo coxo e torto tirar um raio X e te gozam na cara quando te dão uma treta para proteger a pila (também tinha de escrever isto), tem a estranha vantagem que só percebemos quando perdemos: o estranho prazer de não ser invisível, de não ser apenas mais um perdido numa multidão indiferente. Sim: porque há coisas que só damos o devido valor depois de as perder...

12 comentários:

  1. Anónimo00:09

    A tua última frase é espectacular.
    Também vives numa cidade que tem imensos paparazis(?), que até sabem para onde vais e te perseguem....

    ResponderEliminar
  2. Anónimo00:24

    Concluindo:

    É BOM VIVER EM BEJA!!

    Eu concordo! só falta o resto.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo01:20

    Isso é mesmo verdadinha...
    Foi disso mesmo que senti, e sinto, falta em lx! Conquista-se aos poucos, mto lentamente qdo não estamos na nossa terra...

    Obgd por descreveres tão bem algo que nós, os emigrantes no nosso próprio país, sentimos!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo08:40

    Gostas é de "aparcer" tu oh!
    escuta..... vai mas é trabalhar oh!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo09:22

    Anónimo anterior » Acabadinho de entrar no serviço!...Hã...
    Se o Xico sabe, vocemessê fica com o caldo entornado.

    H » "..onde no restaurante tens a tua mesa e até te fazem um prato que não está na ementa, porque conhece os teus desejos e caprichos..", phone-ix o menimo é mal tratado aí por Beja...

    ResponderEliminar
  6. H, acredite que pelas grandes urbes ainda há desses mimos. Embora talvez não saibamos o nome uns dos outros ainda é possivel entrar na pastelaria habitual e ter o pequeno-almoço a aterrar no balcão ainda estamos a atravessar a estrada - o que às vezes nos obriga a "engolir o hábito" mesmo que quisessemos variar, mas perante tanta amabilidade quem é que vai ter coragem de dizer que naquela manhã o pão de cereais nos enjoa e que preferiamos uma torrada? - mas talvez para isso seja necessário, mais do que morar na provincia, ter saudaveis rituais (a que algumas pessoas chamam rotinas) e que conferem à vida a segurança de, não sendo todos os dias iguais, nos podermos encontrar em gestos que nos são comuns e que nos fazem sentir especiais entre a multidão. E que diabo, haverá alguém que não goste disso?!

    ResponderEliminar
  7. Pedro11:25

    Bonito texto.
    Mas algumas das coisas que descreve não é exclusivo das cidades "pequenas". Nas cidades "grandes" também acontece, só que as fofocas e outras converas, ficam apenas no bairro onde se vive.

    E acho que passarmos por invisiveis não é mau. Gosto de andar na rua sem ninguém me conhecer.

    ResponderEliminar
  8. @PEdro - Eu assumi que devia ser a pior pessoa no mundo para escrever este texto...

    ResponderEliminar
  9. Anónimo13:35

    Fica-lhe bem escrever estas coisas em período de campanha eleitoral ...

    ;)

    ResponderEliminar
  10. @anónimo: que coisas?!

    ResponderEliminar
  11. Alex.M.19:06

    Excelente texto!
    :) :) :)
    bjokas

    ResponderEliminar
  12. Bonito e acertadíssimo texto, adorei (tinha de escrever isto!).

    Mesmo para aqueles como eu que "só" vive cá há apenas 26 anos sou bastante conhecido como o "alemão" (não me importo absolutamente nada que me chamam isto!), ou então, quando passo na minha antiga rua ainda me chamam de vizinho! Gosto disso!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!