sexta-feira, maio 29, 2009

Beja Capital Aeronáutica...

A minha opinião vale o que vale, mas entendo que a foi a melhor sessão da Beja Capital.
Acompanhei parte do trabalho do grupo coordenado pelo Eng. Vítor Silva, mas por questões de agenda não acompanhei o final dos trabalhos! E confesso que tive uma agradável surpresa!
Muitas vezes escrevi sobre o tema: falta estratégia para o Aeroporto, o que fazer depois das obras!
Ninguém na cidade sabe o que a actual CMBeja pensa sobre o tema: as posições do executivo cingem-se a culpar todos os governos pelos atraso nas obras, depois das obras o atraso no IP8, depois do arranque do IP8, agora o queixume da ANA! Mas.. não se conhece uma proposta, uma ideia, um pensamento estratégico para o Aeroporto! O que não surpreende: o PCP queixou-se anos do Alqueva, mas quando surgiu, nunca fizeram absolutamente nada para o seu aproveitamento. O que nem se deve condenar: é uma forma de estar na vida! Queixar para agarrar os votos dos descontentes e obstar ao desenvolvimento, porquanto sabemos que o seu eleitorado vive disso!
Das muitas ideias expostas, terá saído um caminho: o Aeroporto de Beja e o Cluster Aeronáutico do Alentejo (com pretensão aeroespacial).

24 comentários:

  1. Anónimo11:37

    Por caso, reconheço que tem toda a razão!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo12:06

    Reconheço que o Mr. H continua na sua luta pela defesa das utopias de Pulido valente, em Mértola ainda está tudo à espera do concelho terapéutico e do projecto megalómano do Centro Internacional de Turismo, e das Pista de Águas Bravas.

    A Capital Auronautica não passa para nós de um dejá Vú!

    ResponderEliminar
  3. Caro H: Começou por classificar esta sessão como a melhor das realizadas mas depois "limitou-se" a "malhar" na CMB e no PCP, para referir o caminho apontado - "o Aeroporto de Beja e o Cluster Aeronáutico do Alentejo (com pretensão aeroespacial)".
    Reconhecerá que não foi brilhante nem inovador. Também não tinha de o ser.
    Parece estar a ficar demasiado "enfeudado"... ou será só impressão?

    ResponderEliminar
  4. @LG - Antes de responder, voltei a ler o post!
    Sinceramente discordo de si: não mudei uma linha sobre o que pensava do aeroporto!
    - os acessos já deviam estar;
    - a obra demorou tempo demasiado;
    - não sou apreciador da escolha da ANA.
    Pelo que, da minha aproximação à candidatura de JPV, não resultou nenhuma alteração de pensamento.
    Mas, sempre afirmei também, que a CMB não fez o trabalho que lhe competia e o que podia ter feito. E mantenho isso. Mais: constato que ninguém conhece uma opinião construtiva do actual executivo.
    Ontem, depois de uma discussão muito animado, pareceu-me sair um consenso para um percurso a seguir e foi isso que sublinhei.
    Como chegar lá? A tempo as propostas vão ser tornadas públicas!

    ResponderEliminar
  5. @agenteéquesabe - Sempre fui alguém de causas: e acredito nesta. Se um dia deixar de acreditar ou a realidade me tirar a razão, saberei assumir as consequências.
    Por ora, apenas me interessa pensar a cidade e a região! Agora é tempo de construir propostas: depois logo se pensa nas pessoas mais capazes para as colocar em prática!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo13:21

    As pessoas falam muito do aeroporto. Muitas das vezes com injustiça e ignorância. Estive presente na visita guiada ao aeroporto, na quarta-feira passada. Uma iniciativa da EDIA e EDAB que juntou um conjunto de empresários cá da região muitos deles virados para o turismo e que vêem com boa cara a existência de um aeroporto. Falei com o administrador da ANA e gostei do que vi. Os voos serão, em princípio, todos charter. Existe espaço de evolução, no caso de houver uma crescente procura. As obras devem acabar em finais de Setembro. E mais não digo.

    ResponderEliminar
  7. Uma breve nota anónimo - alguns fingiram não perceber, mas a iniciativa do dia de ontem foi organizada por duas entidades...

    ResponderEliminar
  8. Anónimo19:25

    Meu Kerido H
    Tenho o meu amigo como uma pessoa inteligente.
    Diz que a CMB não definiu nada em relação ao aeroporto.
    E o resto da cidade, o que definiu?
    Parece que também nada.
    Se tiver oportunidade pergunte lá ao Pulido Valente, porque razão a Câmara de Mertola não participou nos 10% detidos pela AMBAAL, no capital da EDAB.
    Se não for em OFF, devia depois dizer-nos qualquer coisa.
    LOL.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo19:29

    Meu Kerido H
    Já agora o passeio pelo aeroporto deve ter sido agradável, mas já reparou na coincidência:
    - O Vital Moreira veio a Beja (que tiro certeiro)
    - É apresentado mais um pilar de uma candidatura (outro tiro certeiro)
    - Se estivessemos a jogar batalha naval quase que afundavam o porta-aviões.
    Por sorte alguns (muitos) não andam distraídos, e não alinharam nesta manobra "triste" do Jorge.
    Acho que ele é melhor do que isto.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo20:17

    Essa de Mertola não é verdade pois não? É que se for verdade parece que o JPV fica muito mal na fotografia. Já agora qual foi a outra entidade que organizou a iniciativa da candidatura de JPV?

    ResponderEliminar
  11. @meu querido Vidigueira - Muita gente em Beja tem ideias bem definidas sobre o futuro do aeroporto! Ainda ontem ouvi várias! Como tenho ouvido ao longo de vários anos!
    Alias... encontra textos meus de há dois anos sobre isso!

    ResponderEliminar
  12. @meu kerido - Numa candidatura com tantos independentes, claro que ter coincidido com a visita de Vital foi negativo!
    Sobre a AMBAAL, refere-se ao momento imediatamente a seguir ao PCP de forma ilegal (como o tribunal já declarou) a ter usurpado?!!

    ResponderEliminar
  13. Anónimo23:29

    Meu Kerido H
    E o que tem o PCP e a alegada usurpação, a ver com a participação no capital de uma empresa ´(EDAB), tão importante para o desenvolvimento da Região?
    Sinceramente, não percebi.
    Ou o aeroporto é importante e então faz sentido toda a região pagar, ou então é irrelevante e assim percebo a posição do JPV em não querer pagar.
    Em que ficamos, afinal?
    Um abraço

    ResponderEliminar
  14. Anónimo23:44

    O maior problema é ligarem tudo à politica. Temos de ter uma visão diferente/global da região e fazer o necessário para que seja feita a nossa vontade, isto é, o que for melhor para os habitantes do Alentejo. Vivemos numa verdadeira apatia Alentejana que possibilita e promove actos como os seguintes:
    - Auto estrada só até ao aeroporto;
    - Inaugurações fora da sede do Distrito de Beja;
    - instalação de direcções regionais no Alto Alentejo.
    - etc, etc...
    Quanto à CMB tenho a dizer o seguinte: "DEMOCRACIA" aplicada!
    Querem mais??? A união faz a força sigam o exemplo do Norte e vão para a rua!

    ResponderEliminar
  15. Meu querido Vidigueira?
    1. Quem pagou?
    2. Apenas disse algo: a CMB não tem uma ideia sobre o Aeroporto! E como é uma verdade insofismável, neste post procuram desviar atenções, em outro um ataque cego!

    ResponderEliminar
  16. euzinho00:03

    Beja é capital do Baixo Alentejo e se se conseguisse afirmar no Alentejo e no País como tal de forma digna e que nos orgulhasse a todos ... QUE BOM QUE ERA!

    ResponderEliminar
  17. Anónimo00:21

    Você está a ficar um especialista na demagogia, quando a conversa não interessa corta para canto.
    Diga lá reve-se na posição tomada por JPV quando decidiu não subscrever o capital social da EDAB, sendo o único municipio do distrito a ficar de fora.
    E já agora outra coisinha se a sessão do aeroporto foi a melhor as outras devem ter sido uma miséria.
    Porque a ter em conta as conclusões que ouvi nas rádios e o relato de quem lá teve a sessão não passou de uns cromos que gostam de se ouvir e da velha retórica anti-comunista.
    Foi pena não terem dado ouvidos á proposta de chamar aeroporto do alentejo ao aeroporto de Beja

    ResponderEliminar
  18. @por acaso, tenho pena que gosto de aeroporto do Alentejo!
    Quanto ao resto... apenas espero que agora o PCP construa ideias sobre o Aeroporto! É demasiado importante!
    E... mais não digo que o seu comentário fala por si...

    ResponderEliminar
  19. Anónimo00:35

    na minha modesta e anónima opinião:são todos uns patetas alegres!!!
    Tanto JVP com coincidências e pré campanha patética, boçal e a roçar a hipocrisia. Como o PCP e os seus lacaios informatizados, tambem eles hipocrias e boçais, que rosnam e mordem não se apercebendo que o seu dono é ele também patético, hipócrita e boçal incapaz de mudar de sitio e posição embora se tenha enterrado a si e aos bejenses em esterco até aos olhos.

    ResponderEliminar
  20. Anónimo12:48

    Mr. H, o PCP construir ideias sobre o Aeroporto?? Então essa (obra) não era um projecto estruturante para o Governo PS? Agora que anda tudo de pantanas a aristocracia manda as resposnabilidades para os de costume, os comunas!

    Já agora, isso da Capital Aeronautica tem algum serviço especial de transporte do bairro da Conceição para o Continente, ou não vai passar do papel?

    É que nós em Mértola estamos à espera dos Navios (que o Sr. JVP) Prometeu à 10 anos!!! Esperamos que os eleitores de Beja não cometam a mesma ingenuidade, senão vai-se dar o mesmo descalabro de Mértola.

    Quem avisa...

    ResponderEliminar
  21. @agenteéquesabe -
    Esse é o grande equivoco da actual CMB. A construção do aeroporto é uma obra do Governo (dos vários, não apenas deste!), mas o que vai acontecer depois, deve ser uma iniciativa da autarquia! E, infelizmente, isso não foi feito!

    Sobre Mértola... um dia até podemos falar..

    ResponderEliminar
  22. Anónimo14:35

    Meu Kerido H
    Os que pagaram foram os do costume.
    E o mais "parvo" de todos é o Presidente da Vidigueira, que paga em todo o lado.
    Na AMBAAL, na AMCAL, no Conservatório, no Museu Regional, etc.
    Deve pensar que quando se for embora lhe colocam uma estátua nalgum lugar.
    Mas eu continuo a achar que ele procede bem.
    Quase imitando o Socrátes:
    "Gosto dele, pá."

    ResponderEliminar
  23. Anónimo16:20

    Deve ser uma iniciativa da autarquia? Claro chega o Presidente da CMB e diz ok agora vou atribuir a exploração do aeroporto ao zé dos anzois e pronto.
    não nos queira tomar por tontos, o que reparo é na sua incomodidade do seu candidato sobre o tema aeroporto pelo seu passado, pelas suas atitudes, pelas opiniões que expressou no passado etc etc, e não foi só sobre o aeroporto foi sobre outras matérias que contribuem para a afirmação de Beja e que agora lhe vão ser passadas as facturas.
    vocês sabem do que eu estou a falar

    ResponderEliminar
  24. @anónimo - Se querer, toca num ponto fundamental desta campanha: a forma como se entendem os poderes da CMB!
    E sem dúvida que a visão do PCP é mto diferente da visão do JPV. E em breve vai perceber melhor o que lhe quero dizer!

    Sobre a incomodidade sobre o aeroporto... está à vista quem procura falar sobre o tema e aqueles que assumidamente não têm uma única ideia ou ambição!
    PS - Reparou quem em 24 comentários, muitos críticos, ninguém me desmentiu e disse que o PCP pensou sobre o tema?!! Sim.. vocÊ sabe do que eu estou a falar...

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!