domingo, maio 31, 2009

Uma espécie de eleições que dizem que são para a Europa


















De hoje a uma semana estaremos por aqui a comentar os resultados das Eleições Europeias, que terão como vencedor a abstenção, apesar de todos os partidos irem reclamar vitória!
Arrisco dizer a uma semana do dia D, que estas eleições se vão caracterizar pelas contradições! O PS parecia ter feito uma excelente escolha quando arriscou Vital Moreira*: um conceituado Professor de Direito, comunista reformado capaz de recuperar a esquerda perdida, com prestígio nacional e independente (as lamentáveis declarações sobre o BPN, recordam-nos a sua escola...); por outro lado, Rangel parecia uma péssimo candidato, a ultima escolha depois de Passos Coelho (está em retiro espiritual?!), Marques Mendes ou Marcelo Rebelo de Sousa, O Desejado! Mas a política tem estas contradições deliciosas: o bom candidato faz lembrar as estrelas do Benfica e Paulo Rangel corre o risco de se tornar no próximo D. Sebastião laranja!
No pequenos partidos, o CDS-PP avançou com Nuno Melo, apesar de toda a gente achar que o candidato é Paulo Portas: chegará aos 8%?
BE e PCP continuam a luta pelo terceiro lugar, a célebre luta entre a verdadeira esquerda e a esquerda verdadeira! Vai ser renhida a luta: Miguel Portas está a fazer uma boa campanha, mas o meu palpite vai para o PCP, onde a máquina está a funcionar muitissimo bem: desde a candidata que se colou à manifestação dos professores ao excepcional panfleto da JCP que pede o voto na coligação alegando... o aumento das propinas na Estig...

Enfim.. a campanha faz lembrar os jogos do Benfica: depois, no próximo domingo à noite, vão perguntar-se porque é que os portugueses decidiram não ir votar...

* por uma infeliz coincidência "conheci" Vital Moreira esta semana! Cresci academicamente a ler excelentes textos dele, pelo que nutro por ele uma profunda admiração académica e intelectual: mas conhece-lo pessoalmente, foi uma enorme decepção. Faz lembrar a primeira vez que despi um wondrebra!

40 comentários:

  1. É... comer gato por lebre é uma coisa terrivel... refiro-me ao despir um wonderbra, claro!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo01:36

    Só acontece pq vocês homens..."gostam" de ser enganados...depois é o que dá:o)))"comem gato por lebre" :o)

    ResponderEliminar
  3. Anónimo11:25

    Claro, não podia faltar a referência à "escola" comunista do Vital Moreira. Este argumento já está mais que estafado, há outras "escolas" bem mais requintadas, mas que costumam ser esquecidas : onde estudaram o Santos Silva, o José Lello, o Jorge Coelho, a Fátima Felgueiras, o José Socrates? Lá que sabem a escola toda, isso sabem, mas os comunistas é que levam nas orelhas.

    Porque perguntar não devia ofender - o H não é também professor? Ou será antes Professor? Parece que o Ensino Superior é um oásis, que o resto é que é mau na Educação em Portugal. Será que os professores do Superior vivem todos num mar de rosas, com segurança no seu trabalho, com um estatuto muito favorável? Será que os resultados do Superior são assim tão bons, comparados com os do Secundário ou do Básico?
    Um pouquinho de coerência, às vezes, não fazia nada mal.

    ResponderEliminar
  4. @anónimo -
    PONTO UM - Onde me ouviu dizer que o superior é um mar de rosas? Ou que não existem graves problemas?
    Sabe a minha opinião sobre o actual Ministro? Que é publica?
    Então... informe-se antes...
    PONTO DOIS - O tipo de linguagem é uma marca! Claro que há outras escolas igualmente más! Aliás, a escola dos partidos é toda ela igualmente nefasta!
    PONTO TRÊS - Eu sei que ficam irritados por eu manter a coerência. Mandam a boquinha, mas não conseguem arranjar UM EXEMPLO do contrário! Quer tentar? OU como os outros anónimos que desafio a provar o que dizem, assobia pra o lado e foge?!
    Fico à espera...

    ResponderEliminar
  5. Anónimo13:16

    UM EXEMPLO : falar daquilo que não conhece. Os problemas do ensino básico e secundário, que o fazem colocar-se de um lado da barricada, atacando as justas lutas dos professores, perante uma ministra e um governo autistas. Já leu a entrevista do filósofo José Gil, ontem no Público? Veja o que ele disse : " Um dos efeitos da política do Ministério da Educação foi virar todos contra todos". Ou ainda : " A ideia intuitiva (do primeiro-ministro) é a de que o autoritarismo é um método económico. Há essa ideia : funciona ser autoritário. O autoritarismo é um método de governo". Ou ainda : "A primeira coisa a fazer é revalorizar os professores,agora"

    ResponderEliminar
  6. Concordo plenamente com a análise. Sobretudo no que toca a Rangel. Apostava mais em Marques Mendes, mas o líder parlamentar tem feito um bom trabalho. Confesso que esperava mais de Vital, tem sido uma desilusão e tem adoptado um estilo trauliteiro que não lhe fica bem. E com a Ana Gomes a ajudar.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo14:16

    Meu Kerido H
    Há dias disse-lhe que havia comunas irritados com o Vital, por ter ido para o PS e ainda não ser ministro.
    Agora percebo porquê!
    Quanto à coincidencia de o ter conhecido é igual á coincidencia de ele ter vindo, precisamente, no mesmo dia em que a EDIA e a EDAB convidaram meio alentejo para ir visitar o aeroporto.
    Não se perca nesses caminhos, pois o PROFESSOR tem um estatuto superior a isso.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  8. Kerido Vidigueira - Honestamente, não acha que foi negativo para a campanha de JPV que no dia de uma iniciativa, tenha estado em Beja Vital Moreira com a comitiva das europeias?

    ResponderEliminar
  9. @anónimo do EXEMPLO -
    Ignorando agora o óbvio e que qualquer leitor se questiona - sabe este anónimo o que quer dizer coerência?!! - respondo!
    Começo por frisar que em três anos tive variadíssimos debates sobre educação e nunca fui acusado de não saber do que estava a falar. Mas há sempre a primeira vez: curiosamente por um corajoso anónimo!!

    Agora.. uma coisa aborrecida chamada FACTOS:
    - sempre defendi as aulas de substituição, contra sindicatos e alguns professores!
    - defendo a escola a tempo integral, contra sindicatos e alguns professores!
    - acho muito importante a informática e o inglês no básico, contra sindicatos e alguns professores!
    - sustento que os docentes devem estar mais horas nas escolas, contra sindicatos e alguns professores!
    - acho obsceno que as promoções sejam automáticas e todos cheguem ao topo de carreira, independentemente de serem competentes ou incompetentes, contra sindicatos e alguns professores!
    - defendo uma avaliação dos docentes SÉRIA, contra sindicatos e alguns professores!
    - acredito que o mérito deve ser premiado e que não devem ganhar todos o mesmo, contra sindicatos e alguns professores!
    - acho que o actual modelo de avaliação tem demasiados lapsos e erros: seria bom parar para pensar!
    - não gosto de quotas: mas admito que sejam um mal necessário!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo15:50

    Quer factos ?
    Porque será que há uma debandada para a reforma de muitos professores, entre os 50 e os 60 anos,com 35 anos de serviço, penalizados no seu vencimento? Professores competentes, a maioria dos antigos liceus e escolas técnicas, não aguentaram mais a prepotência e incompetência de uma ministra, secretários e directores regionais. A maioria no topo da carreira, viu-se ultrapassada por colegas "titulares", devido a uma atabalhoada lei. Para que serve esta divisão, baseada em critérios administrativos, senão para lançar a divisão entre professores?
    Novamente José Gil : "Foi uma resposta autoritária extraordinária que foi dizer: você não existe. Faz-se como se 120 mil manifestantes não existissem e isso vai paralisar, vai desmoralizar. A primeira fase é a perplexidade, depois vem o desânimo, depois vem a depressão. Certamente que muitos que pediram a reforma antecipada estavam na manifestação".

    ResponderEliminar
  11. Anónimo15:57

    Mais factos: sabe o que é a "escola a tempo inteiro"? O que são as as AECs? Uma trapalhada atirada para cima das câmaras municipais, associações de pais, de "empresas de educação" criadas à pressa, com professores mal pagos, à hora, sem direitos laborais, no mais absoluto trabalho precário.
    Quando não era difícil: bastava que cada agrupamento contratasse mais alguns jovens professores, os integrasse e coordenasse pedagogicamente. Mas não, o Ministério descartou-se e deixou o menino nos braços dos outros. Pergunte aos pais, aos professores do 1º ciclo e eles dão-lhe a resposta.

    ResponderEliminar
  12. Anónimo16:00

    Sabe como funcionam as aulas de substituição? Eu explico-lhe : imagine que falta a uma aula de Direito na sua escola e vem um colega de Informática substituí-lo. Como dizia um aluno um dias destes na TV, numa aula de substituição eles fazem na sala de aula o mesmo que fazem lá fora : nada.

    ResponderEliminar
  13. Anónimo16:08

    Para terminar, mais duas citações de José Gil, com um diagnóstico muito lúcido sobre a Educação, que vale a pena ler no Público :
    " houve uma exponencialização dos parâmetros. É incrível o número de parâmetros, das grelhas de avaliação, das propostas. Sem se saber como é possível. Em Portugal passou-se uma coisa muito má. Tudo aquilo, a avaliação que o Ministério propõe, com que não estou de acordo, pressupõe uma relação entre professor e aluno que foi destruída.
    Quando se vai aferir numa grelha de avaliação a relação afectiva entre professor e aluno, porque somos muito espertos e sabe-se que a afectividade tem uma importância enorme na cognição, na aprendizagem cognitiva. Mas a relação afectiva foi destruída."

    "Mas o que é que aconteceu?. Muitos dos que eram bons é que saíram. sairam. Porquê? Não aguentam. E o que é que eles não aguentam? Não aguentam não poder ensinar, não aguentam não poder ter uma relação em que precisamente se construa um grupo em que o professor age, em aprende ensinando, em que os alunos querem.
    Tem que haver avaliação. Não pode é haver a inversão da subordinação da avaliação porque agora se estuda para se ser avaliado. Veja as Novas Oportunidades, para que é que serve? É o chico-espertismo que entrou na escola. Vamos não trabalhar para obter um diploma."
    O chico-espertismo de que fala é uma característica dos portugueses, que encontrou agora um campo mais propício?

    "Foi o Marcelo Rebelo de Sousa que disse que Sócrates era um meio chico-esperto. Quando há uma característica pessoal de um chefe e este tem a possibilidade de a tornar real, transformando mecanismos psíquicos em comportamentos, isso provoca patologias colectivas. Mas patologias não só das pessoas, como patologias do funcionamento dos serviços. E o que parece estar a constituir-se é um chico-espertismo, uma palavra horrível."

    ResponderEliminar
  14. ...nada porque quem nada são os peixes e o professor que faltou foi pescar e não preparou a aula. Mesmo que não tenha preparado até parece que não há nada para fazer. Não fazem os que não querem. Cada escola é como é e na minha aproveitava-se esse tempo(extra).

    ResponderEliminar
  15. @anónimo - há uma década que trabalho com aulas de substituição e funciona. Se no secundário não funciona, o problema não está no princípio, mas na forma como é aplicado!
    Depois... reitero o que sempre disse: acho que os princípio foram correctos, mas muito mal aplicados no terreno! E tudo o que diz, apenas confirma o que eu sempre defendi!
    Tenho pena que professores e Ministério não se tenham conseguido sentar para em conjunto defenderem a educação!

    ResponderEliminar
  16. Anónimo16:34

    Para concluir mesmo: o seu último comentário revela a coerência, que lhe faltou no post inicial. Parabéns.
    Já agora: não deixe de ler a entrevista do José Gil.

    Voltando ao tema do post : tenho pena que um ilustre professor de Direito, como é o Vital Moreira se tenha convertido ao chico-
    -espertismo socrático.

    ResponderEliminar
  17. @anónimo - Há três anos que falo neste blogue sobre educação e há três anos que digo o mesmo! Posso estar errado, mas não incoerente!

    Sobre Vital Moreira.. confesso que nunca esperei. Parecia-me uma EXCELENTE escolha!
    PS- Vou ler a entrevista! Depois de Agostinha da Silva e Damásio, será o nosso melhor "amante do saber"!

    ResponderEliminar
  18. Anónimo19:44

    Meu Kerido H
    Negativa foi a colagem do JPV ao Vital.
    Um tiro no pé.
    O Jorge já devia ter percebido que esse chão já deu uvas, como se diz cá pelo burgo.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  19. Kerido Vidigueira?
    Qual colagem? Andaram juntos?!!
    Meu kerido, meu kerido...

    ResponderEliminar
  20. Anónimo20:50

    Para a semana vai ser a Hecatombe do Partido Socialisra - 1.º Acto ...

    ;)

    ResponderEliminar
  21. Anónimo23:09

    O Avô Cantigas faz-me lembrar o Gepeto!

    ;)

    ResponderEliminar
  22. Essa do wonderbra está divinal.
    Felizmente, ou não!, nunca tive essa experiência...

    ResponderEliminar
  23. Ó anónimo das 11h25...
    Mas o Socrates estudou?
    Pensei que isso já nem oferecia discussão!

    ResponderEliminar
  24. Mas - o quê é que esta coisa do wonderbra??? (Não vou procurar no google, espero pela resposta!)

    Estou tentado "avaliar" aqui ou no meu blog os cabeças de lista de cada partido, só que, ainda não sei se terei paciência para isso ;)

    ResponderEliminar
  25. @zig - uma espécie de viagra para as mamas, em versão soutien!

    ResponderEliminar
  26. Aaaahhh - obrigado!

    Naturalmente que não sabia o quê é isso já gosto delas pequeninas e não artificialmente "inflacionadas"....:)

    ResponderEliminar
  27. Sorry!
    Leia-se: já QUE gosto delas...

    ResponderEliminar
  28. Anónimo00:02

    Vital não se converteu ao chico- espertismo Sócratico, Vital é um dos principais mentores da "Criatura" Socrates, basta consultar o blogue causa nossa.É engraçado verificar a evolução de Vital de Estalinista puro e duro ( Delfim de Cunhal no PCP) a neo fascista com Socrates!

    ResponderEliminar
  29. @anónimo - Sócrates é neo fascista? Esclareça-nos: quem é democrata em Portugal? Um exemplo?!

    PS - Atitudes como esta, apenas servem para branquear o Antigo Regime!

    ResponderEliminar
  30. Anónimo11:31

    Vital = erro de casting. Rangel = um jovem político do passado. Outros = emplastros (querem aparecer à força).

    Qt à educação subscrevo o que o "h" disse nestes comentários.

    Parece-me que quererem provar que na prática a coisa não funciona não comprova que a ideia é boa, comprova isso sim que há um forte empenho dos professores em querer que assim seja. Existe ausencia total de esforço... o chamado boicote.

    ResponderEliminar
  31. Anónimo22:19

    Caro H com todos os defeitos na minha modesta opinião consigo apresentar dois ou tres democratas aqui vai: Mário Soares, Marcelo Rebelo de Sousa, e até o Guterres, comparado com estes Sócrates é neo fascista,basta ver estes quase cinco anos de governo.

    ResponderEliminar
  32. Dois ou três democratas em Portugal, já não é mau de todo.
    Pessoalmente, de longe o Marcelo!

    Sobre o resto, mantenho! Podemos ter grandes divergências com Sócrates, mas qualifica-lo como neo fascista, é branquear o passado!

    ResponderEliminar
  33. Anónimo23:20

    o wonderbra é "uma especie de Viagra para as mamas"???!!!!
    É por causa de alguns pensarem assim (mamas descaidas), que algumas mulheres abdicam de amentar os seu filhos! Preferem manter o seu peito firme a pensarem que leite materno é essencial para o crescimento de seus filhos!
    Não gostei da metafora no post!!

    ResponderEliminar
  34. @anónima - reconheço o direito de não gostar! Mas não acho justo que encontre na metáfora uma condenação a mamas descaídas, muito menos a não amamentar!

    ResponderEliminar
  35. @anónima - reconheço o direito de não gostar! Mas não acho justo que encontre na metáfora uma condenação a mamas descaídas, muito menos a não amamentar!

    ResponderEliminar
  36. Anónimo23:52

    se não gostar de condenção , entao digo , Ironia!quanto a amamentação quem condenou a atitude de algumas mulheres, fui eu!
    Então,porque é decepcionante despir um Wonderbra?

    ResponderEliminar
  37. Anónimo23:53

    se não gostar de condenção , entao digo , Ironia!quanto a amamentação quem condenou a atitude de algumas mulheres, fui eu!
    Então,porque é decepcionante despir um Wonderbra?

    ResponderEliminar
  38. Anónimo23:53

    se não gostar de condenção , entao digo , Ironia!quanto a amamentação quem condenou a atitude de algumas mulheres, fui eu!
    Então,porque é decepcionante despir um Wonderbra?

    ResponderEliminar
  39. Anónimo22:19

    Caro H
    Não concordo que acusar Socrates de neo fascista seja branquear o passado, porque Socrates é up grade do pior do salazarismo, quero ,posso e mando!A diferença é que nas próximas eleições podemos mandar a criatura para casa!

    ResponderEliminar
  40. Discordo totalmente! Aliás... um dos grandes erros de Sócrates foi ter recuado demais e ter ficado demasiado preocupado com os resultados eleitorais!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!