sábado, maio 23, 2009

Polvo Unido..

A delicia gastronómica que hoje partilho com o meu esfomeado leitor é o Polvo à Zambujeira! O nome do prato deve-se ao facto de ser parecido com um que eu comia nos saudosos anos na deslumbrante Zambujeira, - num amoroso restaurante de madeira, na entrada da barca! (acho que para varias, confundi o nome da coisa!) - pelo que em sua homenagem, é assim que desde há anos chamo ao dito polvo!
A coisa começa pela compra do polvo. Pessoalmente prefiro o bicho congelado, embora, se me oferecerem um acabadinho de apanhar, tal como as botas da tropa, também marcha!
O primeiro passo é cozer o bicho, em água bem quente, obviamente carregado de sal, que comer é um prazer e não uma forma de tortura; importa deixar claro que o polvo a cozer é com uma pila numa orgia: por muito grande que seja, depois de levar uma bela de uma fervura, mirra vergonhosamente, pelo que, menos de 400 gramas por pessoa, dá fominha!
Depois do polvo estar em bom estado, coisa para demorar entre meia hora a quarenta minutos, dependendo da panela e do fogão, retira-se o polvo para não morrer afogado e corta-se o dito em muitos e pequenos pecados. Tipo dois centimetros de polvo!
O próximo passo é interessante mas duro: numa frigideira boa, coloca-se azeite alentejano e várias cabeças de alho, namorando com piri piri e joga-se o polvo, deixando-o fritar! O drama da coisa, é que o polvo espirra que se farta e suja-lhe a cozinha toda, desde o fogão ao tecto, passando pelo chão*, pelo que, será prudente convidar alguém simpático para jantar, daquelas pessoas que têm tara por lavar a loiça e a cozinha!

* (NOTA: nunca faça este prato sem cuecas!!)

13 comentários:

  1. Também já almoçei com a minha mais-do-que-tudo nesse restaurante, mas comemos outra coisa :)

    ResponderEliminar
  2. Estará para breve um livro de culinária??? Eu tenho em stand by um blog só disso mesmo... e deve continuar assim durante mt tempo... Talvez até eu ter uma cozinha só para mim!!!

    ResponderEliminar
  3. Anónimo01:52

    até agora ainda não apresentou receita que me agrade!
    Mas gosto da forma como cozinha!
    Muito à "vontade" eheheh
    Já agora, acompanhou com que bebida?
    Nunca se esqueça de sugerir a bebida e comece a pensar em sugerir a sobremesa e o paladar do café!

    ResponderEliminar
  4. Anónimo02:04

    digo: aroma do café!

    ResponderEliminar
  5. Mas e ao fim desse martirio todo, e mesmo sem alguém com estranhas taras para lavar a loiça e a cozinha, o petisco resultou?

    ResponderEliminar
  6. Por acaso, estava deliciosamente bom!

    ResponderEliminar
  7. Pois, espirra como os chocos... e deve ser igualmente bom. Tenho a certeza que bem melhor que a cabeça de borrego.
    Quanto à NOTA, depende de quem estiver a cozinhar connosco. LOL!!!!!
    (Lá se vai queimar o polvo!)

    ResponderEliminar
  8. Anónimo23:57

    H pq nao vai à semana do polvo? decorre ate dia 7 de junho salvo erro

    ResponderEliminar
  9. E onde é a semana do Polvo?!!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo00:30

    é longe de beja infelizmente...

    fica no distrito de lisboa

    ResponderEliminar
  11. Onde?
    O distrito de Lisboa é um pouco grande...

    ResponderEliminar
  12. Sugestão:
    Em vez de frito, tenta, após cozer o bichinho e sem parti-lo, colocar num tabuleiro com o mesmo azeite e bastante alho e deixá-lo tostar. Salteia-se depois de assado com os coentros bem picados. Divinal! E tem a vantagem de não fazer essa porcaria toda...
    E pode fazer-se com cuecas...

    ResponderEliminar
  13. SZ - Vou experimentar a coisa! Confesso que já me cansa apanhar salpicos do chão e paredes (apesar de recentemente ter comprado uma espécie de rede que melhora a coisa!!)

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!