quarta-feira, maio 27, 2009

100 razões para amar Beja - 75

Sou um apaixonado pelas palavras: desde petiz que sou enamorado pela escrita, que me adoro perder na leitura, que me encanta encher de estranhas linhas velhos cadernos brancos! Ou as folhas brancas do computador, nos anos mais recentes...
Acredito no poder da palavra! Quer na força do debate sério de ideias, como no deleite único de me deixar perder nas palavras dos outros, conhecendo o mundo estiraçado num sofá ou numa esplanada com janela para o mar, seja no calor de Agosto ou quando o mar se agita no Inverno e mostra a sua fúria!
Porque as palavras podem fazer-nos vaguear: porque as palavras [são] andarilhas!
Para aqueles que desconhecem a excepcional iniciativa, as palavras andarilhas é um encontro de Narração Oral e Promoção da Leitura que se realiza em Beja desde 1998, onde se juntam pessoas que amam a escrita, se oferece uma feira do livro, colóquios, oficinas de escrita, atelier, onde se recordam histórias antigas da tradição oral, misturadas com as histórias intemporais que se contam às crianças, num mistura onde o passado se encontra com o presente e sorri para o futuro!
Roubado sábias palavras de outros, "todos os anos, em Setembro, a cidade acorda ao som dos andarilhos. São mais de duzentos e vêm de longe, em busca do lugar onde moram as palavras.
Chegam como uma revoada de pássaros, para se alimentar do mistério que é a palavra contada e escrita. Os seus passos ressoam pelas ruas e as suas vozes entram pelas chaminés e pelas frestas das portas e janelas, desafiando quem vive na cidade".

6 comentários:

  1. É realmente uma belíssima razão para amar Beja.
    Acho maravilhoso a "procissão" que percorre as ruas da cidade, de noite... Centenas de pessoas acompanhadas de um livro, a ler alto e bom som, enquanto caminham...
    "...e as suas vozes entram pelas chaminés e pelas frestas das portas e janelas, desafiando quem vive na cidade."

    ResponderEliminar
  2. Anónimo14:33

    A fazer campanha pelo Xico Santos?

    ResponderEliminar
  3. @anónimo - Escolheu um mau caminho! Informe-se...

    ResponderEliminar
  4. Anónimo15:52

    Se o H critica, chamam-lhe nomes; se elogia, vêm feitos babosos! Que gentinha!!!

    ResponderEliminar
  5. Anónimo18:43

    Chico Santos 1 - Cartaxinho 0 ?

    ;)

    ResponderEliminar
  6. anónimos - Não queria falar sobre política local neste post. Mas há pessoas com grandes tendências masoquistas!
    Desde sempre defendi as andarilhas! E acho vergonhoso este mandato estar a tentar mata-las, deixando as mesmas de serem anuais. Lamentável para quem gosta das palavras!!! (o disparate do festival, pagava cinco anos de andarilhas!!!)

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!