sexta-feira, maio 29, 2009

100 razões para amar Beja - 76

Acho que algures no tempo, já deixei aqui escrito que do facto de estas serem as minhas 100 razões para amar Beja, resulta que o que eu considero uma razão para amar, outros sentem que é uma razão para odiar esta estranha cidade. Como seria cegueira escamotear que muitos gostariam de ler "sem razões para amar Beja"!
Há por aí quem me leia e considere que pelos textos do h conhece o Hugo ou pelo menos um pouco dele. Sempre entendi que essa era uma visão optimista! Para o blogue apenas transpira o que desejo e sou demasiado introvertido para permitir que o que tenho de intimo e pessoal apareça aqui escrito, para usar este espaço para um strip tease emocional! Especialmente desde que a autoria deste estranho e mal frequentado blogue deixou de ser um mal protegido segredo!
Servem os preliminares, que vão longos, para introduzir a razão desta noite! Porque este é um blogue quase exclusivamente nocturno, ainda que alguns textos apenas conheçam a luz durante o dia. Um blogue escrito na quietude da minha casa, com uma música baixa a fazer de banda sonora, infelizmente quase sempre com um cigarro próximo: quando o tempo o permite, de janelas abertas para deixar a noite entrar na sala, partilhar o seu cheiro, namorar as estrelas e flirtar com o vento que agita as cortinas!
O que desespera muitos, para mim é uma imensa virtude: e amo o silêncio de Beja!
Bem sei que muitos podem achar uma estranha razão: especialmente aqueles que nunca tiveram a felicidade/infelicidade de morar numa cidade grande, daquelas em que os barulhos arruinam cada momento do dia ou da noite, onde os carros fazem galhofa com as multidões e os aviões não apenas reinam no céu, como se ouvem na terra! Em Beja gozamos silêncio que nos permite ouvir os nossos pensamentos (esta parte, admito que nem sempre é positiva), conseguimos deleitar-nos a ouvir coisa nenhuma, poder olhar o céu e contemplar as estrelas ou a lua que de tão cheia nos corrompe a escuridão.
E se o que fica escrito é verdade para quem mora na cidade, torna-se ainda mais sublime quando de carro ou a pé nos deslocamos pouco mais de um quilometro para os arrabaldes de Beja e sentados de pé em qualquer lugar, contemplamos os campos que dormem, deleitando-nos a ver ao longe, altaneira, a cidade que desce desde o castelo...

6 comentários:

  1. Nem mais!

    É das coisas que mais gosto na nossa cidade, na nossa região. É que, o dia todo oiço carros a passar, a apitar, a acelerar etc (e tu aquilo que muitos chamam de música...) e à noite - silêncio absoluto!

    ResponderEliminar
  2. Anónimo00:38

    realmente quem lê o H, nao fica a conhecer quem o escreve, Quem o viu e quem o "lê" ...

    ResponderEliminar
  3. Suspiro... e penso que felizmente, mesmo na cidade ainda tenho alguns privilégios... ontem à noite só me faltou mesmo a minha bicicleta (mas pode ser que o larápio que a disfruta há uns 3 anos ontem tenha dado uma passeio por minha conta!)

    ResponderEliminar
  4. Anónimo13:32

    Então na zona residencial construída junto ao Pavilhão Polidesportivo "do Nerbe" (LOL) é o silêncio absoluto dia e noite! Até chateia tanta qualidade de vida! ... E, infelizmento, não é caso único por cá.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo23:13

    Parece-me que o amigo H não vive na mesma cidade que eu ou pelo menos na mesma zona da cidade , pois aqui temos um verdadeiro “pilar de desenvolvimento” – qualidade de vida – capaz de tirar do sério qualquer pessoa que após trabalhar todo o dia tem que levar com vizinhos mal formados e principalmente com os seus animais de estimação (canitos) que são feitos à imagem e semelhança dos donos, ou seja sem regras (dias inteiros sem irem à rua fazendo todas as suas necessidades nas varandas e ladrando a tudo o que passa na rua).
    Partindo deste post chegará facilmente ao próximo, Beja Capital da Qualidade de Vida, mas quanto a mim estaremos mais próximos do Beja Capital do BOBBY que teria sido digno do nº69 das suas razões para amar Beja (a propósito porque será que há tanto canito com o focinho espalmado?). Ou então também estaremos muito perto do Beja Capital do Cócó de cão no passeio, na relva….mas aí como post anterior teríamos… Grave Acidente envolve o Motocagalhão … por falar nisso onde é que ele anda que não lhe ponho a vista em cima há canos?
    Desde já esclareço que não moro no Pelame, no Texas, no Bairro da Esperança ou noutro qualquer bairro afamado cá do burgo.
    Nã senhora, cá o Joe mora numa zona nova da cidade, junto ao politécnico, perto de uma das residências de estudantes, os quais fazem boa vizinhança e imagine-se talvez os menos barulhentos da zona. Cada estudante do Erasmus que por cá passa leva a ideia para o seu país de origem que é very tipical … em cada apartamento um canito, dois, três….
    Se faço algum reparo aos proprietários dos ditos ainda sou agredido verbalmente… as autoridades policiais não sabem como proceder e quando são cá chamados limitam-se a escrever o relatório e “prontos” e a edilidade mostra pouca vontade na resolução do problema.
    Para os fundamentalistas, não pensem que sou inimigo dos cães, estão enganados, tenho alguns, mas são tratados como cães e estão no local apropriado para a sua condição de cães.
    Como se não bastasse a canzoada temos ainda cá na zona várias festas no politécnico até às tantas da manhã, por vezes durante uma semana inteira e os mastros durante todo o mês de Junho – com poucos dias para descanso dos festeiros – no Bairro Social que devem estar a começar a bombar. Pelo que se poderão contar pelos dedos da mão as noites em que o silêncio nocturno impera nesta zona da cidade.
    Como tal estou na disposição de trocar o meu T3 (a 200metros das instalações das ESTIG) pelo do H sem o ver e sem saber onde fica, ou por uma casinha na Colina do Carmo ou então pelo quartinho do Zig, que pelos vistos é muito sossegado. São os dois homens de sorte. Isso sim é que é qualidade de vida.

    ResponderEliminar
  6. @anónimo - Admito que haja zonas melhores que outras! Como penso que concordará, que em geral há silêncio na cidade!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!