sexta-feira, maio 08, 2009

100 razões para amar Beja - 66

Acredito no debate de ideias. Acredito na divergência de opiniões. Não gosto de uma sociedade cinzenta onde todos digam o mesmo ou se recusam a pensar. Por mais fútil que muitos digam que pensar é, continuo a pensar que é a grande carência da nossa região e País.
Gosto de líderes fortes: sempre achei que na politica a arrogância é uma virtude. Se acredito na democracia, não acho que as maiorias tenham sempre razão. E inúmeras vezes sinto-me muito cómodo quando defendo sozinho ideias contrárias a quase todos.
Mas também acredito em diálogo. E entristece-me que Beja seja uma cidade de monólogos!
Beja não apenas tem poucas associações como estão quase todas de costas umas para as outras. Onde deviam nascer projectos conjuntos, as comadres valorizam birras privadas e recusam-se a conversar; quem se interessa por estes temas, fica envergonhado ao constatar a quantidade de projectos que se perdem porque os poderes são incapaz de dialogar, a forma como se dá preponderância a questiúnculas meramente pessoais, a forma patética como se confundem os cargos com as pessoas que os ocupam.
Há uns anos falou-se em congregar vontades e criar um tal de Ball qualquer coisa: a união durou quase vinte e quatro horas, porque logo depois a convergência se esfumou numa birra divergente, para prejuízo, mais uma vez, de toda a cidade e região.
Pode ser teimosia ignorante, mas não me resigno a aceitar que Beja apenas seja isso. Mas sei que sozinho, ninguém consegue mudar o rosto da cidade, pelo que, mais que nunca, importa quebrar esta triste sina dos monólogos em círculos fechados, para escrever a cidade em tons de dialogante abertura!

3 comentários:

  1. Anónimo10:00

    As Associações são uma questão sui generis, para além de muitas vezes se confundirem com as pessoas que as integram, especialmente com os dirigentes, voltam as costas umas as outras pois na maior parte dos casos, sendo sem fins lucrativos, bebem do mesmo bebedouro público e o moiral para dar de beber a umas tem de deixar outras à mingua.

    ResponderEliminar
  2. Ball em alemão é bola...lol

    Pelo que sei das duas associações a que pretenço devo dizer que é complicado fazer fosse o que fosse com outras, pela simples razão que estamos tão ocupados com questões internas e cada um com a sua própria vida (que é hoje em dia complicada para todos) que pouco tempo sobra para olhar mais além.

    No entanto, penso em conseguir juntar muito proximamente a minha associação da bicharada e os Escoteiros numa campanha de adopção, a ver vamos!

    Já agora, explica-me lá o quê era aquilo da bola (Ball)?

    ResponderEliminar
  3. Anónimo18:26

    Estou absolutamente de acordo consigo!
    Infelizmente, conheço e sinto na pele essa triste realidade...
    Sou apologista que deve existir uma grande cooperação entre diversas associações e instituiçoes que trabalham com o mesmo objectivo!
    Muitos dirigentes limitam-se a cumprir os seus "proprios" objectivos!
    Tambem reconheço que não é facil, assumir um papel de dirigente, tendo em conta, que não se consegue agradar a todos e que existem razões (que não se podem explicar) que dá origem a mal entendidos e opiniões pouco correctas sobre quem dirige.
    mas grave é a postura "pouco discreta e nada imparcial" de algumas "comadres" da administaração publica!!!
    Tenho muita esperança, e não espero de braços cruzados, que a mudança seja breve para que comece a existir diálogo!

    Parabens pela excelente ideia de falar de um tema que muitos desconhecem e que é tão Importante!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!