sábado, maio 16, 2009

Feijoada de cabeça de borrego..

A coisa maravilhosa que está na foto, tem o lindo nome de Feijoada de Cabeça de Borrego. E que ninguém tente dizer que o nome não é este! Fui euzinho que inventei o prato e por isso tenho o direito de lhe chamar o que bem me aprouver!
Para fazer esta coisa soberba e excepcional para comer de noite em dias de calor, começamos por comprar uma cabeça de borrego no Muralha. Repito. No Muralha, não numa qualquer outra espelunca que venda coisas a que chame cabeça!
Depois é a fase do refogado. Alho, cebola, pimento e mais qualquer coisa que tenha por ai, seguido de um pouco de presunto, a parte gorda. Quando ficar com boa cor, junte-lhe tomate dos de lata (não dos seus!) e amande-lhe com piri-piri que nunca é demasiado. Simultaneamente e ao mesmo tempo, corte a cabeça em pequenos detalhes, ao mesmo tempo que joga para a panela o feijão (se tiver paciência, feijão do verdadeiro; se tiver juízo, use daquele das latas!). Minutos depois, junte a cabeça ao feijão e deixe-os namorar. Quando achar que eles já estão felizes, junte uma pitada de coentros ou peojos.
Acompanhe com vinho. Tinto. Obviamente!

21 comentários:

  1. Anónimo00:51

    Tenho certas d+uvidas nessa sua receita maravilhosa ! O que é que se pode considerar boa cor? Porque é que tem que ser dos de lata? imagine uma gricultor que queira colocar os da sua pequena horta? obvio que nao iam ser os dele, mas sim, os que ele cria com amor e carinho. :) O feijao das latas nao é verdadeiro? A hhh, e ja agora, na sua terra usam peojos ou poejos? É que aqui por Beja é poejos :)


    Tem realmente um aspecto, minimamente interessante, no entanto, acho que nao ha nada melhor que o sushi de que tanto fala e que defende afincadamente !!!! :)

    ResponderEliminar
  2. Fazer sushi é uma habilidade que me falta! Infelizmente...
    Sobre a feijoada.. experimente!

    ResponderEliminar
  3. Parece que o namoro teve um final feliz.
    Se sou servida? Não obrigada, muito bom proveito.
    (ouro sobre azul é mesmo comer isso em noites de calor!)

    ResponderEliminar
  4. H, e uma Mariscadazinha de Polvo feita aqui por mim, vinda directamente do litoral oeste... ah pois ... tb cai muito bem em noites de calor alentejano ;)

    ResponderEliminar
  5. Anónimo10:08

    A coisa maravilhosa que está na foto, tem o lindo nome de Feijoada de Cabeça de Borrego da Quinta Comunitária. E que ninguém tente dizer que o nome não é este! Fui euzinho + o JPV que inventei o prato e por isso tenho o direito de lhe chamar o que bem me aprouver!
    Para fazer esta coisa soberba e excepcional para comer de noite em dias de calor, começamos por comprar uma cabeça de borrego no Muralha. Repito. No Muralha, não numa qualquer outra espelunca que venda coisas a que chame cabeça!... ou então directamente do Rebanho Comunitário.
    Depois é a fase do refogado. Alho, cebola, pimento e mais qualquer coisa que tenha por ai da Horta Comunitária, seguido de um pouco de presunto da Pocilga Comunitária, a parte gorda. Quando ficar com boa cor, junte-lhe tomate dos de lata (não dos seus!) e amande-lhe com piri-piri que nunca é demasiado ( para quem fala tanto em Hortas Comunitárias não percebi esta de mandar a malta comprar tomates às grandes superfícies). Simultaneamente e ao mesmo tempo, corte a cabeça a do borrego não a sua em pequenos detalhes, ao mesmo tempo que joga para a panela o feijão (se tiver paciência, feijão do verdadeiro da Horta Comunitária; se tiver juízo, use daquele das latas!, pois além de se coserem melhor não fica com bolhas nas mãos de cavar e regar durante 3 meses). Minutos depois, junte a cabeça ao feijão e deixe-os namorar. Quando achar que eles já estão felizes, junte uma pitada de coentros da Horta Comunitária ou poejos do Barranco Comunitário.
    Acompanhe com vinho Tinto, no alpendre da Espaço Municipal da Quinta Comunitária.
    Obviamente!

    (Alteração do texto do H de 15/05/09, por um leitor deste espaço não comunista, ...se não digo isto era o que me iriam chamar)

    ResponderEliminar
  6. @anónimo da quinta comunitário - hoje teve piada e sentido de humor. Outras vezes, como penso que sabe, foi apenas tonto.
    Sobre o conteúdo, mais não posso dizer: eu gostei muito da ideia, você não: é assim a vida.
    E vou aguardar com expectativa os seus comentários aquando da apresentação pública das ideias do grupo que coordeno!

    ResponderEliminar
  7. Por favor digam-me:
    a cabeça leva a ranheira, ou é lavada nates de meter no tacho?

    ResponderEliminar
  8. hpalma12:42

    O Anónimo não é comunista?? Se não é está quase lá, porque ligou a cassete das Hortas Comunitárias e enquanto houver fita, lá vai disto! Phónix!!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo13:18

    hpalma, quem é que ligou "a cassete das Hortas Comunitárias"?! Não me parece que tenha sido o anónimo das 10:08 mas a candidadura de JPV. Ou não?! :)

    ResponderEliminar
  10. piruças13:27

    Bilharrckk

    ResponderEliminar
  11. @capitão - é cabeça já assada! Cortar em pedaços e tacho com ela...

    ResponderEliminar
  12. anónimo das 10.08, eu no post do festival da juventude15:03

    Como vê continuo com bastante sentido de humor ou eu não fosse Alentejano, de Beja e não Comunista.
    Também não percebi a sua referência quando me chama tonto, pois parece-me ter sido a primeira vez aqui ou em algum outro lugar que faço uma piada às Hortas Comunitárias.

    Quanto aquilo que penso falando a sério em relação a essas hortas, pásso a citar:

    Os hábitos de trabalhar a terra adquirem-se com o tempo e com a ligação das pessoas ao campo, como tal são os mais velhos que nós vemos por esses campos e mesmo junto das cidades a fazê-lo.

    Beja e as pequenas aldeias em seu redor, teve durante muitos anos, hortas que não sendo comunitárias, tinham talvéz uma funcionalidade idêntica a essas que refere, que eram trabalhadas essêncialmente por pessoas que migraram do campo para a cidade.

    Lembro-me de algumas zonas onde havia essas hortas, como dentro da cerca do Hospital, entre a EDP e o Hospital, onde hoje é o Parque da Cidade e muitos outros sítios que foram sendo ocupados por um urbanismo desenfriado e de pressão de alguns proprietários para a desocupação desses terrenos pois a Reforma Agrária já foi há 35anos.

    Retiraram aqueles que realmente a gostavam de trabalhar, para onde? Para os bancos dos jardins, para o jogo das cartas e da malha, ou seja desabituaram-nos de o fazer, mas por outro lado habituaram-nos a não fazer nada.

    Habituaram-nos a ir ao Continente, Pingo-Doce e Intermarché comprar os legumes e agora quém é que lhe vai por uma enchada na mão é o H, duvido, como também duvido que seja você a agarrar-se a ela nem os da sua idade, nem tão pouco os da minha.

    Por agora fica esta primeira referência SÉRIA da minha parte, ás Hortas Comunitárias.

    Quanto às cassetes que me tentaram dar fiquem sabendo que sou de um partido em que há liberdade de expressão e podemos dizer livremente aquilo que sentimos e pensamos, será aquele que em Beja irá servir como regulador de forma a que nem PS nem CDU tenham maioria, pois dessas maiorias estamos FARTOS.

    ResponderEliminar
  13. @anómimo - aceite as minhas desculpas! fiz a referência partindo do pressuposto que era um outro anónimo que por tudo e coisa nenhuma fala nas hortas!
    Sobre o resto.. temos alguma sintonia!

    ResponderEliminar
  14. Anónimo18:50

    Verifique o Colesterol, os triglicéridos, esteja atento a todos os sinais de alerta antes de comer estas misturas calórias explosivas, estes refogados, estas cabeças cheias de gordura, a feijoada, etc, é muita obra.
    E ainda por cima vinho tinto, se fôr bom dosi copos, ou 3 (veja tambem a tensão arterial).
    Estamos em Maio mês do coração: Como apenas uma sopinha à noite, faça bastante desporto, corra, ande, bicicleta, se houver um dia em que não pode, recupere esse exercício no dia seguinte, e deixe essas comezainas de lado.
    Vai sentir-se bem, satisfeito, e aos poucos começará a ter vergonha do mal que fez à sua saúde no tempo dos petiscos.

    Pela sua saúde, não se entusisme demasiado na cozinha.

    ResponderEliminar
  15. @anónimo - Acredite que agradeço muito. E sei que está coberto de razão! Mas... é tão complicada resistir aos prazeres do paladar...

    ResponderEliminar
  16. Anónimo21:09

    Epa feijoada de cabeca de borrego ate pode ser bom! mas feita por si... ui!
    lol
    na brincadeira :D

    ResponderEliminar
  17. Anónimo21:31

    essa etiqueta é que nao está ai muito bem ! Oh, nós até entendemos que o mundo esteja a adoptar novas escolhas, e fique bem explicito, nao sou preconceituosa........ Mas "cuzinho com o H" :O

    ResponderEliminar
  18. Cabeça de borrego????????
    Pior que borrego só mesmo cabeça dessa coisa.
    Vou mais na Mariscadazinha de Polvo BG...
    Fico a aguardar uma receita mais de acordo com o meu paladar...

    ResponderEliminar
  19. Pedro Pedro - No próximo sábado há mais..

    ResponderEliminar
  20. Anónimo22:48

    Meu caro h., folgo em ver que inicia aqui uma nova rubrica culinária..

    Depois de tanto zurzir na pobre da Bimby (fantasticas feijoadas que tal permite confeccionar) eis que se dedica ao uso dos seus proprios tachos e panelas!

    A feijoada da dita cabeça de facto nunca provei mas creia que o farei, até porque gostei particularmente da dica "amande-lhe com piri-piri que nunca é demasiado"! :) Depois de tal experimentar prometo que lhe deixo aqui novo testimónio!

    saudações leoninas,

    JH

    ResponderEliminar
  21. @JH - Vou aguardar! Mas, por favor: não a faça na bimby!
    Abraço

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!