sexta-feira, fevereiro 20, 2009

100 razões para amar Beja - (esclarecimento e balanço)

Quem conhece o Hugo - bem diferente do estranho h que faz este blogue - ou os leitores mais antigos - de um tempo onde ainda me permitia deixar aqui algumas intimidades escondidas - conhecem a minha célebre teoria sobre os defeitos. Uso dizer que tenho tara por defeitos, porque acho que são os defeitos que nos distinguem e identificam, que fazem as pessoas únicas e especiais. Gosto de dizer que sonho ser amado não apenas com as minhas virtudes e defeitos, mas sobretudo pelos meus defeitos!
Qual a razão de ser destes preliminares? Porque amar uma cidade é amar o que tem de bom e o que tem de mau. E depois de 33 razões virtuosas para amar Beja, vão seguir-se 33 defeitos que caracterizam a nossa cidade.
Antes, apenas recordar o primeiro terço desta declaração de amor pela cidade. Dedicada especialmente a quem sempre teve dificuldades em suporta-la!

o aproximar da cidade pela estrada de Serpa; trouxas de ovos do Luiz da Rocha; Castelo de Beja; Mariana Alcoforado; Cine Teatro Pax Júlia; as planícies; Instituto Politécnico de Beja; Aeroporto de Beja, a calma; a localização geográfica; a Pandora; espólio da passagem alemã por Beja; a sopa de cação dos Infantes; o cante alentejano; o Parque da Cidade; jardim público; a Associação Juvenil Arruaça; a Biblioteca Municipal de Beja - José Saramago; o rio; Parque de Feiras e Exposições; os vizinhos; as Portas de Mértola; Departamento do Património Histórico e Artístico da Diocese de Beja; o Pereira; Al-Mu`tamid; Pousada; pão da Fermentopão; os grupos de teatro da cidade; os fins de tarde de Verão; Herdade dos Grous; as Maltesinhas; o azeite; o Liceu.

8 comentários:

  1. Anónimo02:42

    Para quem andava enjoado e chato... Sim senhor, um "volte face" magistral.
    Nada a que o velho h não nos tivesse já habituado.

    VC

    ResponderEliminar
  2. Anónimo10:20

    Muito bem. Estou certa de que a tomada de consciência dos defeitos da nossa cidade, far-nos-ão amá-la ainda mais...

    ResponderEliminar
  3. Na verdade é mais fácil encontrar defeitos do que qualidades, quer na terra, quer nas pessoas da erra. Em meu entender até acho que o H tem mais habilidade para criticar(no sentido negativo) do que para elogiar. Mas não é defeito seu, é próprio do Ser Humano...

    ResponderEliminar
  4. @noctivaga - Honestamente discordo. E mesmo em períodos menos bons procuro o melhor das coisas e das pessoas. Infelizmente, o problema é que muitos não sabem lidar com a crítica e na divergência de opinião procuram ataques pessoais.

    ResponderEliminar
  5. Anónimo12:37

    Depois desta declaração de amor à sua cidade, ainda vêm dizer que não sabe elogiar?

    ResponderEliminar
  6. Sempre foi assim, é sempre mais fácil criticar do que elogiar - numa relação 80 a 20...

    Agora, por outras palavras - ficas-te por 33 razões em vez dos 100, certo? É pena, gosto muito mais ver coisas boas do que coisas más, embora a blogosfera é mais virada para a crítica do que para o elogio, infelizmente!

    (deve ter sido uma enorme trabalheira linkar neste post os 33 url's...)

    ResponderEliminar
  7. Zig - ainda voltam mais 33!Sim.. deu-me mto trabalho! Coisa tonta de fazer!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!