quarta-feira, maio 06, 2009

100 razões para amar Beja - 65 (Com adenda quase fora de contexto)

Por razões académicas, durante o dia de hoje vou mostrar a cidade a dois colegas finlandeses, que no âmbito do programa Erasmus vêm conhecer a nossa cidade e, obviamente, dar uma conferência! Amiúde exerço esta função de guia turístico ocasional, acompanho colegas que passam por Beja. O trajecto varia pouco. Duas igrejas, praça da republica, museu do sítio (sempre um sucesso), Museu Regional e, obviamente, a subida à Torre do Castelo. Por razões que ainda não entendi, depois de subirem a torre, pergunto onde desejam ir e, especialmente nos dias de mais calor, imploram-me por regressar aos respectivos hotéis.
Não acho que Beja tenha condições excepcionais para o Turismo de massas. (e, por favor, não me venham falar naquilo que descobriram agora, apesar de estar referenciado desde os anos noventa, debaixo da Praça da Republica). O nosso património é hoje muito escasso, porque a cidade foi saqueada durante séculos, não existindo especiais referências que interessem à generalidade dos turistas!
Ademais, algumas coisas que existem estão demasiado mal tratadas e falta-lhes um aproveitamento que as torne visitáveis. Mas reconhecer que há pouco, está muito longe de dizer que não há nada: e é deprimente o aproveitamento turístico na cidade de Beja.
Os horários do Castelo e Museus são indecentes, a cidade não tem um guia turístico decente (esta observação é muito interna...), não existem roteiros, não se utiliza o curso de Turismo existente para utilizar os discentes em actividades de aproveitamento turístico, é raro o restaurante da cidade onde as ementas estão numa segunda língua, a tristeza do Parque de Campismo, as ruínas de Pisões dão vontade de chorar e, por razões que apenas eles sabem, a cidade continua a ignorar Mariana Alcoforado, não existindo na cidade referências àquela que é a mais pertinente personalidade da cidade!

Adenda quase fora de contexto: Hoje como em outras vezes subi a torre do castelo. Com um casal de colegas made in Finlândia. Nem conto como foi: porque há coisas que têm mesmo de ser vistas...

8 comentários:

  1. Existem mais museus, como o da Arte Sacra e aquele perto do castelo, duas galerias e algumas exposições espalhadas na Casa da Cultura e Biblioteca, o nosso museu regional é espectacular mas há quem teime nãi reconhecer o real valor dele.

    Temos sempre a mesma preocupação quando nos vem visitar um coro forense, essas vistas têm que ser planeadas antecipadamente porque senão...

    ResponderEliminar
  2. Anónimo09:41

    Não posso estar mais de acordo.
    Sou aluna do curso de Turismo (turma B) e já por diversas vezes coloquei algumas das questões que aqui são referidas nas aulas. Como é óbvio, os docentes tb não têm resposta para elas. Mas é, no mínimo preocupante, pensar como será daqui a 2 anos, quando terminar o curso, se agora é como é.

    ResponderEliminar
  3. Anónimo14:22

    Fechar a Torre do Castelo às 17.30 horas e o Castelo às 18.00 horas é coerente e decente em pleno Verão???
    Visitar a torre às 17.15 e ser impedido pelo funcionário de subir, porque a mesma encerra às 17.30 tem lógica???

    ResponderEliminar
  4. sgpax16:46

    Todos os fins de semana Évora enche-se de Turistas Portugueses e Estrangeiros, e quando digo enche, sei do que falo. Enche em Évora e arredores.

    Por trabalhar dentro da área, assisti a 2 ou 3 situações em que vieram autocarros cheios de Turistas dormir e jantar em Beja, 1 e 2 noites seguidas, porque em Évora não havia dormidas disponiveis. Dormiam cá e abalavam durante o dia para visitar Évora.

    É triste ver que ao fim de semana, Beja não recebe turistas, é triste passar à porta do Hotel Melius, BejaPark e Francis e não ver um autocarro estacionado.

    Se, repito se Beja fosse objecto de uma campanha a sério de marketing para que Beja fosse alvo de visitas de Turistas, a cidade desenvolvia-se bastante.

    Temos o Alqueva, o futuro Aeroporto, os acessos, os novos agricultores, falta-nos apostar em duas coisas muito importantes:
    - arranjar soluções para que as Indústrias se instalem em Beja
    - desenvolver Beja a nível Turistico

    e isto é mais do que lógico, e não se faz porquê?

    Porque estas duas últimas trazem nova gente a residir para Beja, e isso não interessa à Câmara. Porque em cada 10 novas pessoas que vierem para Beja, 1 a 2 vota PCP, a vota PS. Tá tudo dito.

    ResponderEliminar
  5. sgpax16:48

    Quiz dizer, 1 a 2 vota PCP e 5 a 6 vota PS. Tá tudo dito.

    Há que manter os tachinhos do Partido na Cãmara.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo19:50

    @anónimo - Eu estive no CAstelo Às 3 da tarde de hoje.POr isso claro que estou solidário!
    H

    ResponderEliminar
  7. Anónimo22:15

    Sou nascido e criado em Beja, é com enorme revolta que constacto a incompetencia dos responsaveis politicos desta cidade, digo isto porque ocupam cargos de relevo, com poder decisivo em relação a estas matérias.
    O Baixo Alentejo é região única e por explorar, falando da nossa cidade, tenho vergonha de passear no centro histórico e ver o estado em que se encontram o património arquitectónico local, fruto da falta de politicas de preservação.
    Não é preciso inventar nada, basta ver e copiar os bons exemplos.
    Bem acho que podemos fazer qualquer coisa, estão aí as eleições!!!!!!!!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo23:02

    Basta ver o que de bom se tem feito em Évora

    ;)

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!