terça-feira, janeiro 13, 2009

100 razões para amar Beja - 6

Deslumbro-me com as planícies que rodeiam a cidade! É uma das muitas coisas que nunca consegui explicar, mas encontro companhia para a solidão contemplando a planície. Quando preciso de me procurar, fecho-me no carro e passeio pelas mal cuidadas estradas que circundam a cidade, entregando-me à imensidade sem fim dos campos baixo alentejanos.
Beja é muitas vezes claustrofóbica: escamotea-lo seria estupidez! E a planície oferece-nos um paradoxal contraste, como que um grito que nos ensina que a cidade se estende pelo horizonte.
Gosto especialmente quando os campos se enchem de verde, desenhando um mar imenso, o contraste com o castanho forte do barro a desejar que as primeiras sementes o beijem e cumpram o ciclo da vida, a monotonia constante mas irrepetível que traduz a sina de um povo que nunca abdicou de sonhar e cuidar da terra.
Num acesso de lucidez, seria forçado a reconhecer que a planície não tem o esplendor das montanhas ou o carinhoso mistério do mar: mas há demasiadas coisas na vida que não têm uma explicação lúcida, que não se explicam nem se compreendem, apenas se sentem. E quem consegue sentir esta planície, descreve nela uma beleza imponente e única!

PS - é impressão minha ou este texto saiu uma bela merda?

21 comentários:

  1. Anónimo00:20

    Realmente tens razão.
    Saiu mesmo uma bela merda

    ResponderEliminar
  2. Anónimo00:21

    Desculpe sr.anónimo mas o sr.professor escreve mt bem! Fique sabendo q é o preferido dos alunos de GE!!!!
    Embrulhe

    ResponderEliminar
  3. Anónimo00:23

    Isso é Graxa. Deves estar a precisar da nota e por isso va de esfregar o cágado.
    Não esfregue muito pois o dito no seu perfil diz que tem um mastro de 35 cm.
    Porra........

    ResponderEliminar
  4. Anónimo00:25

    O texto está lindo!!!!Gostava de saber qual é a sua fonte de inspiração.
    Se eu escrevesse assim, tirava melhor nota a Direito!!!

    Tambem é o preferido dos alunos de Serviço Social!!

    Embrulhe mais esta!

    ResponderEliminar
  5. @anónimo - Por acaso, acho que estava desinspirado e o texto saiu-me mal. Acontece e sou o primeiro a reconhecer as minhas falhas. Mas! Dirija para mim os seus insultos, não para outros comentadores e no caso alunos. E... perceba: se alguém procurasse "graxa" teria assinado o comentário.

    ResponderEliminar
  6. Anónimo00:28

    Dos alunos ou das alunas......
    35 cm sempre são 35 cm.
    só espero que não tenha a meio uma virgula....
    seria decepcionante, já viram....
    35 ou 3,5 cm.....

    ResponderEliminar
  7. Anónimo00:30

    Grande H....
    Assim até dá gosto mas quem partiu para a briga foram o(a)s aluno(a)s pois só estava a constatar o que o meu amigo PS....
    Pensei primeiro que era do partido socialista, mas depois vi que não...
    Vá lá só tava no gozo.....lol

    ResponderEliminar
  8. @anónimo - prezo o seu interesse pelo tamanho do "dito", mas desculpe a frontalidade, mas o meu caro não fará o meu género!

    ResponderEliminar
  9. Anónimo00:34

    Tb acho.....
    o meu é mais curto e se fizer o seu genero tera que procurar noutro lado pois este está ocupado

    ResponderEliminar
  10. Anónimo00:35

    realmete este anónimo n tem nd q fazer...
    e depois diz q tá ocupado... tretas....
    Viva o H

    ResponderEliminar
  11. Anónimo00:37

    Afinal que razão é esta......
    Uns falam em mastros, outros em graxa, elas em "saltinhos"....
    Este blog é sério
    Haja respeito, bolas

    ResponderEliminar
  12. Anónimo00:38

    H o PS é que está a mais.....

    ResponderEliminar
  13. alguém se importa de me explicar porque é que um texto sobre as planícies alentejanas acaba com comentários sobre os respectivos marsápios e, como se não bastasse, também falam dos alheios?!

    ResponderEliminar
  14. @anónimo 00.38 - Depois de "postar" li e não gostei! Podia e devia ter feito melhor. Daí o PS que é um pedido de desculpa aos leitores!

    ResponderEliminar
  15. Estou com a moi, o quê é que esse texto tem a ver com o que está ali escrito ao lado?

    O texto está muito bom, mais um! Sinto precisamente a mesma coisa quase todos os fins-de-semana quando me obrigo a dar uma pequena voltinha.

    Já agora, deves mesmo pensar em "encadernar" essas 100 pequenas histórias, uma dupla página para cada uma com uma imagem a condizer numa delas e incluindo alguns dos comentários? Que tal?

    ResponderEliminar
  16. Anónimo08:29

    Que poderias fazer AINDA melhor.. eu não duvido, mas que está um texto muito descritivo do que é a nossa planicie isso está! Quanto ao resto..que mal tem receber miminhos dos alunos??A malta pensa que isto não existe que é só falta de educação e agressividade. Tudo é lindo! O teu texto e as manifestações de carinho que os teus alunos te demonstram!:O)

    ResponderEliminar
  17. Agrada-me o texto!
    Responde ao meu sentir distante.
    Ainda agora a minha época preferida para passar pelo Alentejo é a primavera.
    - Tão lindo o vento nas searas! Tão lindo todos os verdes e os raros castanhos por baixo do azul! Tanto ar para respirar!

    ResponderEliminar
  18. Anónimo12:48

    Depois de ler este post, que está lindissimo, aproveito para sugerir o proximo!
    Quando diz« fecho-me no carro e passeio pelas estradas mal cuidadas...»;Digo-lhe por experiencia propria DIÁRIA,que as estradas não são mal cuidadas, apenas NUNCA são cuidadas!!!
    Sugiro então que num post comente (com ilustração) as estradas de acesso a casas de habitação permanente!! São utilizadas dezenas de vezes po dia!! Sugiro ainda que vá de jipe!!! A unica iniciativa camararia relativamente as estradas que me refiro, foi a autorização da realização de raly com a consequencia dos residentes da area não "utilizarem" a estrada nesses dias!!!!

    ResponderEliminar
  19. @anónimo - Está coberto de razão. Mas uma nota de justiça: o péssimo estado das vias não é apenas um problema das municipais: também as estradas nacionais próximas de Beja estão uma vergonha! Aliás.. 5 pneus num ano no meu carrito!

    ResponderEliminar
  20. Caro H: Nada dessas coisa de baixa auto-estima. Esta paisagem é património e merece ser uma das "tuas" razões para amar Beja.

    ResponderEliminar
  21. Anónimo10:38

    h, as planicies que circundam a cidade, mereciam melhor, muito melhor...Ficamos esperando um texto á altura das planicies e do h...M&M

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!