quarta-feira, janeiro 07, 2009

100 razões para amar Beja - Intróito!

Ao longo da última década, largas dezenas de vezes me questionaram sobre as razões pelas quais decidi regressar a Beja. Eu próprio me fiz inúmeras vezes esta pergunta! Com excelentes possibilidades profissionais em Lisboa, uma cidade onde vivi apaixonadamente, onde estavam a maioria dos meus amigos (sim, até eu tenho amigos!), sem nenhuma relação afectiva que me convidasse a regressar (antes pelo contrário), sem que os meus três lindos tesouros existissem ainda, objectivamente é complicado compreender as misteriosas razões porque regressei a esta terra que primeiro se estranha e depois se entranha!
E mais do que isso: as razões que me levam a teimar em fazer aqui a minha vida!
Por isso, decidi inventar uma "rubrica" nova neste blogue: durante cem dias, vou apresentar cem razões para amar esta cidade. Quer ajudar-me?

15 comentários:

  1. ui....
    vamos a ver... queres a parte boa... ou a hipocrisia?

    ResponderEliminar
  2. É um post positivo! Até acho que vou colocar o primeiro já, para dar o mote!

    ResponderEliminar
  3. A mesma pergunta fiz eu a mim já milhares de vezes ;)

    Em 1987 fiz essa pergunta pela primeira vez, e Beja "ganhou"!

    Neste momento, se não existisse aqui a minha "mais-do-que-tudo" já tinha saido daqui faz tempo, acho eu, pelo menos há 10 anos já cá não estaria...admirados? Acredito que sim. Gosto de Beja, sim, e muito até! Só que, não sei se fiz bem em por cá ficar. Sou um pouco como tu, tinha na altura excelentes hipóteses de regressar a Alemanha, não o fiz...

    ResponderEliminar
  4. Beja têm uma aura e uma mística própria....

    As suas gentes, as suas ruas, as suas paisagens....

    E depois Beja está a 28 kms do Zé Lebrinha em Serpa....:)

    Vou acompanhar com curiosidade as 100 razões.....

    Saúde

    ResponderEliminar
  5. Anónimo10:31

    uma vez que partilho da mesma opinião e que ,curiosamente, decidi ha dez anos voltar a Beja, vou aproveitar este seu desafio para ver se me entusiasmo para deixar de sentir arrependimento na decisão de cá voltar! A unica diferença é que eu não sou de Beja!! E a minha "cara metade" tambem não!
    Mas tenho uma boa razão para começar!
    O apoio que a população imigrante encontrou nesta cidade!! Impressionante!!Ja disse aos Chineses lá da minha "terrinha" para virem para Beja e tentarem o futuro no proximo centro comercial que já devia estar a ser construido, mas garantidamente abre em 2009!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo12:57

    Uma primeira e lógica razão será a de ser natural do sítio!

    jh

    ps: também eu tenho 1 certa curiosidade em conhecer os seus 100 motivos para cá permanecer!

    ResponderEliminar
  7. Anónimo13:08

    Vamos ver se é desta que me convence!

    ResponderEliminar
  8. Anónimo13:20

    Hoje acordei chateado. Depois de ler o seu blog, senti-me quase verme. Então não é que ninguém me convidou para ficar em outra cidade....Todos ou quase foram desafiados pelo canto da sereia, mas, qual Ulisses, não cederam, colocando a velha Beja acima das frivolidades da sociedade contemporânea. Só a mim, ninguém me ofereceu nada e, por isso, aqui estou de pedra e cal...M&M

    ResponderEliminar
  9. Anónimo13:23

    Seria interessante cada um dizer o que quer e pode fazer por Beja.

    ResponderEliminar
  10. @M&M - Bem sei que muita gente não acredita, mas nada faço para identificar os meus leitores. E, apesar de as suas excelentes participações me suscitarem curiosidade - e não apenas a mim, porquanto sei que várias pessoas tentam adivinhar a sua identidade - desconheço em absoluto quem seja. Mas, pelo que tem escrito, torna-se difícil acreditar que nunca o tenham procurado seduzir para outros horizontes, onde o mercado de trabalho é mais vasto!

    ResponderEliminar
  11. Anónimo14:25

    Existe uma diferença entre" amar Beja" e "permanecer em Beja " e essa diferença consiste na "Necessidade" ou seja emprego!!!
    Não entendo quando diz que a "logica razão é ser natural do sitio", uma vez que conheço pessoas que NÃO são de Beja e "amam Beja" e outras que são de Beja e "não amam Beja"!!
    Mas ainda lhe dou mais uma razão para permanecer em Beja: trabalho muito e ganho pouco e ainda não encontei um substituto em BEJA!!

    ResponderEliminar
  12. Anónimo14:41

    Ora bem, estou a 1 minuto do meu trabalho, 2 minutos da escola da minha filha, 5 minutos do infantário do meu filho, 7 minutos (sem transito demais) do centro da cidade, 2 minutos da segurança social, 3 minutos do centro de saude, tenho a pastelaria paula (passo a publicidade) debaixo do meu nariz,tenho farmácia, multibanco, padaria, supermercado,CABELEIREIRO E ESTÉTICA (aproveitando para divulgar o meu estabelecimento- depois H ofereço-te uma pedicure e um corte de cabelo á navalha) talho a 2 minutos de casa, 5 minutos do pingo doce, 10 minutos do continente e 13 minutos das piscinas cobertas... e nos dias soalheiros posso ir ao centro da cidade a pé que demoro menos do que se andar á procura de estacionamento para o carro...tenho a ovibeja mesmo á beirinha e já agora tenho também do outro lado da rua um t2 para vender muito jeitoso rsrsr tão bem situado como a minha mais recente maison, portanto é maravilhoso viver em Beja e nesta zona ainda é melhor!!VIVA A QUALIDADE DE VIDA!!!!!

    ResponderEliminar
  13. Meus Amigos ,

    é sempre dificil por em palavras,
    o sentimento vem bem lá do fundo .
    Em primeiro lugar , sou alentejano e não me identifico com mais nenhuma cidade.
    Gosto da simplicidade da cidade .
    Gosto do campo, da terra .
    Gosto do ar que respiro .
    E por isso a partilho com os meus filhos e amigos .

    ResponderEliminar
  14. Anónimo17:49

    Não sou de Beja mas por razões profissionais vi-me obrigado a ser de Beja por uns tempos. Desse modo permito-me desapaixonadamente deixar-lhe aqui uma razão para amar Beja (há mais, certamente) da qual não tenho dúvidas: A OVIBEJA. Apreciei encontrar neste evento a ruralidade a conviver ainda com o contemporâneo e até com a modernidade. Espaço de encontros, de culturas, de saberes e sabores, de entertenimento, lazer e negócios onde o campo se encontra com a cidade e a cidade se mostra ao campo. Oxalá mantenha esta identidade por longo tempo!
    Fernando

    ResponderEliminar
  15. Anónimo21:48

    Vou perder tempo a pensar porque também voltei!...

    Acho que há coisas que não teem explicação.

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!