sexta-feira, janeiro 09, 2009

Francisco Santos vai ser o candidato do PCP à Câmara Municipal de Beja

Apesar de em manchete o CorreioAlentejo oferecer como título uma citação do autarca onde sustenta que não sabe se vai ser candidato à CMB, estou certo que vai ser a escolha do partido. E não é uma convicção recente; já no dia 16 de Setembro do ano passado aos microfones da Rádio Pax no programa Conselho de Opinião afirmei qualquer coisa como isto: "apesar de existir dúvidas internas e estarem em cima da mesa outros nomes, o Dr.º Francisco Santos vai conseguir impor a sua vontade de voltar a candidatar-se à Câmara Municipal de Beja".
Com efeito o PCP está condenado a convidar o actual presidente a candidatar-se! Desde logo, porque existe uma dívida de gratidão! FS aceitou uma dificilima guerra autárquica (não era simples substituir alguem com carisma como Carreira Marques) e teve a infelicidade de ser sujeito a governar em péssimas condições, apanhando uma edilidade com gravissimas dificuldades financeiras, com escolhas erradas que teve de suportar (Colina do Carmo) e, ainda por cima, teve de lidar com os conhecidos problemas em alguns empreitadas, que lhe sugaram o resto dos parcos recursos. Mais. Contrariando a prática no Partido, reiteradamente Francisco Santos tem afirmado publicamente que tem vontade de continuar (a ultima esta semana, com a metáfora de que o trabalho autárquico é como o crescimento de um filho!). Na mente dos decisores, também vai pesar uma questão: como iria reagir FS se lhe fosse sonegada a possibilidade de um segundo mandato.
Por outro lado, os nomes de Miguel Ramalho ou de João Rocha (que seria um excelente candidato e tornaria imprevisíveis os resultados autárquicos) que ainda estão em cima da mesa, carregam consigo um grande problema: seria o reconhecimento implicito de que os críticos estavam certos e que este mandato não tinha sido positivo. E voltar a assumir um mau mandato, é um risco que o PCP não pode correr contra um candidato do PS que é forte...

28 comentários:

  1. Anónimo13:13

    A qualidade da tua análise politica tem sido várias vezes neste teu espaço objecto de contestação provando-se na maior parte das vezes o pouco acertiva que é.
    Mais uma vez com este post se prova que percebes muito pouco disto e sobre o PCP e a sua forma de agir nestas matérias ainda percebes menos.
    Eu sei que custa um pouco a perceber porque carga de água vão perguntar a um simples operário a sua opinião sobre o canditato a uma câmara capital de distrito, mas vão, e que a opinião dela pesa rigorasamente o mesmo que a de um ilustre intelectual.
    E sim, acredita se quiseres, já vi muitos proto candidatos serem recusados por não reunirem entre as bases consenso em torno desses nomes.

    ResponderEliminar
  2. Anónimo13:20

    H, já agora deixo-te aqui o endereço de um blog do distrito que não consta na tua listagem: antaovazvidigueira.blogspot.com

    ResponderEliminar
  3. @anónimo - Não compreendo porque entende que o que escreve é incompatível com o que defendo, ou seja:
    - neste momento há ou não divergências sobre se FSantos deve ser candidato? Há!
    - são ou não aqueles os três nomes mais falados no interior do partido? Sim!
    - vai Francisco Santos candidatar-se? Eu defendo que sim! E.. o tempo dirá se a minha análise foi errada...ou acertiva!
    PS - Recorda-se do que disseram de mim quando alvitrei o candidato do PSD e o que meses depois se começou a escrever e dizer?

    ResponderEliminar
  4. Anónimo14:49

    Eu gosto muito do João Rocha e quase de certeza que deixava o "forte" Pulido Valente a um cantinho.
    Pode ver-se o seu excelente trabalho em Serpa que está completamente renovada.
    Um grande bem haja João.

    ResponderEliminar
  5. @joão - Há uns meses, quando procurei dar exemplos de bons trabalhos autárquicos de diferentes partidos, o escolhi para o PCP o caso de Serpa!

    ResponderEliminar
  6. Anónimo14:55

    e deste um excelente exemplo de desenvolvimento H.

    ResponderEliminar
  7. Anónimo15:37

    Muito se irritam eles, quando voce tem razao!
    PL

    ResponderEliminar
  8. Anónimo16:09

    h, diz algumas coisas acertadas no meio de muitas outras erradas. Ou por falta de informação credível ou por um desconhecimento dos meandros e tempos e formas de decisão do PCP.Por exemplo, essa ideia peregrina que a disputa se travou entre o miguel ramalho e o francisco santos, só mesmo na sua cabecinha. Acerca do João Rocha, tem na verdade um bom trabalho em Serpa, mas não o queria em Beja. Por variados motivos que, se for caso disso, aqui explicarei.M&M

    ResponderEliminar
  9. M&M - Sobre os nomes que se falam internamente, é mais ousado mencionar o de João Rocha! O nome de Miguel Ramalho como possível até foi implicitamente assumido pelo Coordenador da DORBE! E no caso de João Rocha... é algo que desde há anos se fala e, sejamos honestos, era uma ambição que se compreende!
    (ainda aguardo um esclarecimento seu infra)!

    ResponderEliminar
  10. Anónimo16:51

    Sei que tem algumas informações via PCP. No entanto, por vezes ou as confunde ou lhas dão erradas.Acerca do Joao Rocha, é o tipico carreirista. Podia muito bem ser candidato do PS, do PCP, ou até do PSD e do CDS-PP. O que conta é ele e só ele.Aliás como o seu candidato Pulido Valente.

    ResponderEliminar
  11. O MAIOR ERRO DO SER HUMANO É PROCURAR A RAZÃO.

    ResponderEliminar
  12. @anónimo 4.51 - Acredite que não tenho mais do PCP, do que do PS ou PSD! Mas... apesar de ainda ser um quase jovem, já perdi a ingenuidade de não entender que nem todas as "informações" são verdadeiras ou não escondem uma "agenda"! Acredite que muito do que aparece aqui escrito, nas crónicas do CA ou na RPax é filtrado!
    Mas... sobre o conteúdo: o que não corresponde à verdade no meu texto?
    PS - Sobre a identidade do meu candidato, nos últimos meses já é a terceira candidatura que imputam o meu apoio. Acredite: se apoiar alguém, será daqui a muitos meses, depois de conhecer os projectos e as equipas!

    ResponderEliminar
  13. Anónimo17:29

    olhe, sabe uma coisa, o melhor candidato era o seu pai. Mas parece que nunca quis....M&M

    ResponderEliminar
  14. Anónimo17:30

    Eu sei que vc sabe que eu sei que vc tem informaçoes via PCP M&M

    ResponderEliminar
  15. M&M - E você sabe que eu desconfio que você conhece o PCP como poucos...
    Sobre o "candidato que refere" se, e repito, se, alguma vez foi hipótese muito plausível, era um mal que eu jamais lhe desejei!

    ResponderEliminar
  16. Anónimo17:43

    Estas completamente errado meu Kerido H.
    O candidato a BEJA é o actual presidente da câmara da Vidigueira, Manuel Luis Narra.
    Este sim era aquele que tirava Beja do marasmo.
    Fonte certa do PCP ( a informação )

    ResponderEliminar
  17. Anónimo17:48

    amigo h acerca disso eu só sei que nada sei..M&M

    ResponderEliminar
  18. Anónimo18:04

    Esta conversa toda também dava um bom livro.

    ResponderEliminar
  19. Anónimo18:05

    Tua dizes que há divergências e eu digo que estás completamente errado.

    Falas em três candidatos mais falados no PCP nomeadamente no J. Rocha, que por sinal está completamente fora de análise,e depois baralhas tudo quando ouves um responsável do PCP dizer que o Miguel Ramalho é uma hipótese, se fizeres essa pergunta novamente sobre 20 ou 30 membros do PCP vais ter sempre a mesma resposta, ou querias que um responsável queima-se na praça pública um nome, no PCP não se dão esses tiros nos pés.

    Francisco Santos vai ser candidato? também acho, mas um homem como FS, que não se move com agenda própria, respeitará sempre a metodologia do seu partido, ele é o contrário de muitos carreiristas que vemos por aí, alguns também no PCP, mas um bom exemplo em presença é JP Valente,FS trocou uma carreira de sucesso quer profissional quer financeira, por uma causa e isso é dificil de entender para muita gente, até para ti.
    Adivinhar que JPV seria o candidato do PS era tão fácil como adivinhar os numeros do euromilhões á segunda feira.

    ResponderEliminar
  20. @anónimo 6.05 - Não vou entrar no jogo de fazer afirmações que será impossível provar! (ainda que confesso nunca pensei ler escrito que JRocha não teve ao longo destes anos ambição por Beja!)Mas.. apenas respondo para perguntar: alguma vez leu ou ouviu uma frase minha que atacasse a honra do Dr. Francisco SAntos?

    ResponderEliminar
  21. Anónimo19:17

    h, vc nao ataca a honra do dr francisco santos porque sabe que ficava muito mal na foto. Agora tudo o que diz respeito ao homem é amesquinhado, gozado e etc....Será que ele não tem nenhum mérito, para além da honestidade e honradez?????????M&M

    ResponderEliminar
  22. Anónimo19:39

    Será que o João Rocha é mesmo um bom candidato para beja? Será que ele fez tão bom trabalho em serpa? Ou será apenas um bluff???
    Responda quem souber.
    Como bejense, votante na CDU, digo : João Rocha, não obrigado!

    ResponderEliminar
  23. M&M - Com toda a frontalidade, a sua observação não é verdadeira: desde logo, INÚMERAS vezes elogiei trabalho da CMBeja e do seu Presidente. E mais: não me recordo de uma UNICA vez que tenha gozado com o Dr Francisco Santos!

    ResponderEliminar
  24. Não sei bem porquê, mas parece que há aqui uma certa reviravolta no teu blog :)

    Agora, há pouco apertei a mão a dois dos aqui citados e pareceram-me muito pouco preocupados com esta questão se são candidatos, ou não! Primeiro está o trabalho do dia-a-dia, e só depois se pensa no futuro, peeenso eu de que!!

    ResponderEliminar
  25. Anónimo18:13

    em minha humilde opinião o sucesso de joao rocha em serpa deve-se a um não seguimento à risca da ideologia partidaria. até porque, o sucesso que apresenta, eleição após eleição, lho permite!

    Beja é a única capital de distrito nas mãos do PC, o seu último feudo, pelo que as orientações partidárias são muito mais evidentes, pelo que joao rocha em beja não creio que viesse a ter grande sucesso!

    Das hipóteses alvitradas, julgo que o melhor para o pc seja mesmo a continuidade e espero que nunca 1 agravamento ortodoxo (o ramalho era 1 manifesto retrocesso).

    Aposto que em outubro ou seja la quando for, se irá manter tudo como está (ainda que eu nao vote pc)!

    Anonimo

    ResponderEliminar
  26. Anónimo20:35

    Um pequeno reparo ao último anónimo: O PCP, para além de Beja, detém a presidência da CM Setúbal, igualmente capital de distrito. A "tal" com um sistema de aposentações único para os funcionários (onde se reformaram umas dezenas de forma... estranha!)e donde Carlos Sousa, num golpe estilo "purga" foi deposto sem que até hoje se conheça o motivo...

    ResponderEliminar
  27. Anónimo22:32

    É a 2º vez que escrevo num blog e a 1º neste em questão que por acaso conheço o autor de vista...
    Permita-me que o use para corrigir e esclarecer algumas questões aqui colocadas.
    A democracia interna do PCP é praticada pelo conjunto dos seus militantes.
    Em cada Organização concelhia, Organização de base, Comissões de freguesia, Organismos de direcção, membros das Assembleias de freguesia e executivos de Junta, Independentes entre tantos outros democratas que estão com o PCP e a CDU, são chamados a dar a sua opinião sobre o trabalho realizado e sobre a composição das listas da CDU em cada concelho do distrito.
    Nesta verdadeira democracia interna, este processo moroso, envolvente, critico, frontal e correcto para com o Partido que somos e nos caracteriza,o Militante individual assume e integra-se na opinião colectiva.
    Não há concorrentes a candidatos como nos outros partidos, há isso sim,a consciência de que não há uma pessoa, mas sim um projecto, um rumo, um colectivo que é construido pelo contributo de cada um.
    Caberá mais uma vez aos militantes do PCP e activistas da CDU definir o melhor para a coligação...
    Não há dúvidas de que quando questionam e interrogam-se para onde vamos, qual o caminho que seguimos, nós respondemos, lembrando o nosso camarada Álvaro Cunhal, “que o caminho é o da luta que continua para além das eleições. E o nosso Partido, para corresponder às exigências que a situação imediata e futura comporta, contrariando pressões e desejos para deixar de ser o que é, confirma e afirma, corajoso e confiante, a sua identidade comunista.

    ASS: Militante do PCP do concelho de Beja

    ResponderEliminar
  28. @militante - Obrigado pelo seu comentário e agradeço o seu esclarecimento. O que quis dizer é que - segundo informações - na discussão interna surgiram nomes possiveis! E expus a minha convicção: de que a escolha final será Francisco Santos pelas razões expostas!

    ResponderEliminar

Respeite as opiniões contrárias! Se todos tivéssemos o mesmo gosto, andávamos todos atrás da sua namorada! Ou numa noite de copos, a perseguir a sua mulher!